Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Resenha: Biografia e Criação Literária Vol. 7 – Giovanni Ricciardi

O livro Biografia e Criação Literária Vol. 7: Entrevistas com Escritores do Sul do Brasil, de 226 páginas, do pesquisador Giovanni Ricciardi, foi publicado em 2009, pela Editora Unisul, de Palhoça (SC). Para quem gosta de entender mais sobre o processo criativo de escritores, a obra é uma boa pedida, já que o autor faz uma série de entrevistas relacionadas à vida e à literatura.


Confira os nomes dos 18 escritores brasileiros entrevistados para o livro: Mário Quintana, Guido Wilmar Sassi, Harry Laus, Salim Miguel, Adolfo Boos Júnior, Armindo Trevisan, Hugo Mund Júnior, Enéas Athanázio, Edla Van Steen, Lya Luft, Lindolf Bell, Tânia Jamardo Faillace, Sinval Medina, Luiz Antônio de Assis Brasil, Caio Fernando de Abreu, Deonísio da Silva, Domingos Pellegrini, Charles Kiefer e Patrícia Bins.

Através das perguntas, Giovanni Ricciardi levante diferentes pontos da vida destes escritores brasileiros da literatura sulista. É interessante analisar a diversidade de pensamentos, vivências e experiências com a escrita. A maioria dos autores entrevistados escrevem livros de prosa.

As entrevistas foram realizadas entre os finais dos anos 80 e o início do 90, cujos interesses do pesquisador foi focalizar três pontos: a formação do escritor, o ofício de escrever e o destino do texto.

Para quem gosta de livros sobre a vida de escritores e seus ofícios, Giovanni Ricciardi reúne memórias sobre a infância dos entrevistados e de que forma essas experiências marcantes estão presentes em suas produções literárias, a influência do contexto social, as primeiras leituras, os primeiros textos e a vocação de escritor, o sucesso ou insucesso dos primeiros livros publicados, o prazer de escrever e as relações dos autores com os profissionais do mercado editorial.

Cada escritor reage de uma forma às perguntas. Alguns são mais expansivos, enquanto outros pouco têm a declarar. Embora todos vejam o primeiro livro publicado como um passo importante em suas jornadas, a grande maioria sente-se insatisfeito com a qualidade dos primeiros textos literários.

Sobre a relação com o mercado livreiro, praticamente todos escritores reclamaram da precariedade da distribuição dos livros e publicidade, dos problemas com pagamentos de direitos autorais e da dificuldade de sobreviver só da escrita no Brasil – aliás, realidade em outros países, mas alarmante aqui devido ao baixo índice de leitura do brasileiro. Enquanto alguns gostariam de poder se dedicar só à escrita e sobreviver financeiramente disso, mesmo com milhares de livros publicados comentaram que os valores pagos são insuficientes, outros declararam gostarem de suas outras atividades profissionais e receios de que uma relação comercialmente mais forte poderia afetar à liberdade do que escreve.

Não é sempre que nós, leitores, temos a oportunidade de conhecer mais sobre as manias, obsessões, passados, prazeres e frustrações de escritores. Estas entrevistas realizadas pelo Giovanni Ricciardi ajudam tanto os leitores curiosos, como os estudantes de Letras, pesquisadores de literatura, escritores iniciantes e veteranos e demais pessoas interessadas na relação entre a biografia e criação literária.

Nem preciso dizer o quanto fiquei encantado com o livro, né? Mais um para minha biblioteca! Adoro livros sobre a arte da escrita. Infelizmente, ainda não encontrei os outros volumes e comecei justamente pelo último. Para quem tiver interesse, os outros volumes são: Vol. 1 – Entrevistas com Acadêmicos; Vol.2 – Entrevistas com Escritores de São Paulo; Vol. 3 – Entrevistas com Escritores de Minas Gerais; Vol.4 – Entrevistas com Escritores de Goiás; Vol. 5 – Entrevistas com Escritores do Rio de Janeiro e Vol. 6 – Entrevistas com Escritores do Norte e Nordeste.

Sobre o autor – Giovanni Ricciardi é italiano e lê, estuda, pesquisa e traduz a literatura brasileira. Seu trabalho já o rendeu vários reconhecimentos, como o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte, na categoria “Melhor Divulgador da Literatura Brasileira no Exterior”.

Comentários

  1. Eu adoro biografias, gosto de saber dos detalhes da vida dos escritores, acho interessante ver o que tenho em comum com eles, sei lá, é meio que uma mania minha. Claro que agora eu estou bastante curiosa e quero ler os sete volumes... olha, toda vez que eu venho aqui eu coloco um livro a mais na minha estante no skoob, e depois compro o livro físico ou digital... rs. Você só traz boas dicas!!! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michele! Também tenho muita vontade de comprar os outros, embora acredito que sejam difíceis de encontrar. Parece ser o caso daqueles livros que são impressos em uma tiragem só e depois são 'fadados ao esquecimento' – espero estar errado!
      De qualquer forma, tem uma outra série de livros muito bacana também, chamada Mistérios da Criação Literária: tenho o volume 1 e 2, mas acho que vai até o 5. O 1 se chama Por Que Escrevo e o 2, Como Escrevo, com depoimentos de vários escritores brasileiros e internacionais.
      Fico muito feliz em saber que você gosta das minhas recomendações de leituras. Espero em breve poder trazer novas... Estou numa correria. E, é claro, mantendo a mesma linguagem 'informal'.
      Abraços!
      PS: É provável que esta semana ou a outra, você receba seu exemplar de Remetente N.15. Vi hoje que os livros chegaram para os organizadores (Paulo e Guilherme).

      Excluir
    2. Ben, não vejo a hora de receber meu livro do Remetente!!! =) Realmente esses livros são bem difíceis de achar, vou ver esses que você citou. Obrigada pelo comentário lá no meu blog, fico feliz que está gostando do seu curso, é sempre bom fazermos aquilo que amamos! A correria vai valer a pena no final! Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana