Na manhã desta segunda-feira, 04 de maio, a
profa. Dra. Glaucia Muniz Proença Lara esteve presente no auditório do
Centro de Ciências Humanas e Sociais da
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em
Campo Grande (MS), para ministrar uma palestra de
lançamento do seu livro Discurso e (Des)Igualdade Social, organizado em parceria com
Rita Pacheco Limberti, publicado pela
Editora Contexto, em 2015.
|
Glaucia Muniz Proença Lara falando sobre os artigos presentes no livro Discurso e (Des)Igualdade Social, na UFMS. Foto: Ben Oliveira. |
Glaucia Muniz Proença Lara afirmou a importância de contestar a desigualdade, para que se possa promover a igualdade. Ela citou os artigos VI e VII da Declaração Universal dos Direitos Humanos e criticou: “Embora esses artigos sejam muito bonitos, na prática eles não funcionam”.
A palestrante comentou de forma breve sobre a questão da desigualdade e exclusão social, explicando a relação histórica do dominador e do dominado e levantou alguns aspectos da segregação, como os problemas identitários, problemas de falta de espaço, problemas de preconceito e de intolerância que os indivíduos sofrem e vivenciam.
Segundo Glaucia, a segregação pode acontecer de forma aberta ou velada – sendo que esta última é pior, pois há uma falsa afirmação de aceitação do outro, quando se busca o distanciamento, confinamento do outro. Quem seriam essas minorias? A professora responde que são os índios, negros, imigrantes, homossexuais, surdos, entre outros.
|
Garanti meu exemplar do livro! É o segundo livro da autora que eu compro... O primeiro se chama O que dizem da língua os que ensinam a língua: Uma análise semiótica do discurso do professor de Português, publicado pela Editora UFMS. |
Sinopse do livro: A voz do dominado é frequentemente abafada, silenciada. Além de ser o perdedor, sua manifestação muitas vezes não repercute. O eco da sua voz permanece, porém, nos vãos, nas fissuras do sistema, esperando a oportunidade de ser ouvida. E é isso que esta obra faz.
Um time de especialistas brasileiros e estrangeiros apresenta um olhar especial para os segregados. Atravessando diferentes campos discursivos – o da literatura, o das mídias, o das políticas etc. –, dá voz aos dominados – compulsoriamente calados.
Obra voltada principalmente aos estudiosos do discurso, mas também aos interessados em compreender melhor aqueles que são reprimidos por circunstâncias diversas.
O livro traz 11 artigos, cujos títulos e seus respectivos autores são listados a seguir:
- Identidade Linguística, Identidade Cultural: Uma Relação Paradoxal – Patrick Charaudeau
- Discursos das Elites e Racismo Institucional – Teun A. van Dijk
- Durações Histórias e sua Relação com Público e Privado – Sírio Possenti
- Intolerância, Preconceito e Exclusão – Diana Pessoa de Barros
- A Política da Desigualdade no Brasil: Adolescentes em situação de rua – Denize Elena Garcia
- O Poeta e o Camponês: O impossível ponto de vista do dominado – Dominique Maingueneau
- Dar a Palavra: Da reportagem radiofônica à ficção documental – Dominique Ducard
- Narrativa de Vida e Construção da Identidade – Ida Lucia Machado
- A Afetividade no Discurso Populista – Adriana Bolívar
- Mulheres e Emoções em Cena – Heleira Lima
- Sentidos para a Homossexualidade – Carolia C. Borges e Maria Lúcia Rocha-Coutinho
Sobre as organizadoras do livro:
Glaucia Proença Lara – Possui doutorado em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou dois estágios pós-doutorais em análise do discurso, com a supervisão de Sírio Possenti (Unicamp) e de Dominique Maingueneau (Universidade Paris IV – Sorbonne). Participou da diretoria da Associação Brasileira de Linguística (Abralin) e exerceu a função de subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PosLin) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professora da Faculdade de Letras / UFMG, atuando tanto na graduação quanto na pós-graduação na área de estudos textuais e discursivos. Publicou diversos livros nas áreas de semiótica e análise do discurso.
Rita Pacheco Limberti – Possui doutorado em Semiótico e Linguística Geral peã Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio pós-doutoral em análise do discurso com a supervisão de Eni Orlandi (Unicamp). Foi presidente do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (Gelco) e exerceu a função de subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atualmente é professora da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras / UFGD, atuando tanto na graduação quanto na pós-graduação na área de estudos textuais e discursivos. É autora de diversos livros.
Ficou interessado? O livro Discurso e (Des)Igualdade Social pode ser comprado no site da Editora Contexto.
Acabei de comprar um e estou ansiosíssima!! srrsrs
ResponderExcluirEspero que goste. Lembro de ter gostando bastante da leitura deste livro!
ExcluirAbraços