Pular para o conteúdo principal

Destaques

Dias de sono

Os dias de sono voltaram. Dias em que parecia que não importava o quanto dormisse, sentia mais vontade de dormir. Uma fome sem fim. Seria desejo de sonhar? Vontade de esquecer um pouco a realidade? Ou quem sabe algo ligado à mudança de tempo? Não sabia definir completamente. Sabia que os dias estavam passando. Sabia que faltavam poucos dias para completar um ano sem cigarro, aquilo que costumava usar para manter acordado ao se levantar junto com o cafezinho. Em um ano muita coisa poderia mudar. E era inevitável não encarar as mudanças. Tinha dias de nostalgia, mas também dias em que queria se manter firme no momento presente. Escrevia para manter viva a chama da criatividade. Escrevia para se entender melhor e também para que o leitor se compreendesse. Escrevia. *Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo . Autor do livro de terror  Escritpa Maldita , p ublicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano:  O Círculo (Vol.1)  e  O Liv...

Dicionário Online de Termos Literários

Quem é que nunca estava lendo um texto teórico sobre Teoria da Literatura, teve interesse em aprender mais sobre as correntes teóricas, encontrou termos sem saber exatamente suas definições e/ou precisou da ajuda de um dicionário com termos literários, seja para conhecimento próprio ou para argumentar melhor em seus artigos acadêmicos? O E-Dicionário de Termos Literários, desenvolvido pelo Carlos Ceia, pode quebrar o galho, para quem não tem, por exemplo, o Dicionário de Termos Literários, do Massaud Moisés.


O bacana do EDTL é a possibilidade de poder consultar nele e poder citar em suas referências bibliográficas. O próprio site traz indicação de como o acadêmico pode criar a referência, além de trazer quais foram as fontes consultadas para criar a definição de cada termo, possibilitando ao leitor aprofundar seus conhecimentos.

Segundo informações do site, o projeto foi criado há mais de dez anos e traz mais de 1500 entradas de termos técnicos da literatura:


“[...] pretende recolher o maior número possível de termos técnicos em uso nas teorias da literatura, na crítica literária, nos textos acadêmicos, nas bibliografias específicas dos estudos literários e culturais”.

Com a colaboração de 180 pessoas (professores universitários de Portugal e do Brasil), sob a coordenação do professor Carlos Ceia que ministra disciplinas de Literatura Inglesa em uma universidade em Lisboa, Portugal, o projeto tem ajudado estudantes de países lusófonos (que falam a língua portuguesa) de diversos lugares.

"Todos os termos aqui apresentados fazem parte da metalinguagem dos profissionais da literatura (críticos jornalísticos, escritores, professores, investigadores) e são do conhecimento comum, com poucas excepções. Contudo, não existia em Portugal uma obra que fizesse a história individual de cada um dos termos nucleares que esses profissionais usam (e abusam)"Carlos Ceia.

De acordo com Carlos Ceia, dificilmente um dicionário, principalmente de termos literários, será completo, pois exige uma constante reescrita e esta é uma das vantagens do EDTL estar disponibilizado na Internet.

Dica de dicionário para quem tem interesse em crítica literária, estudos literários, teoria literária, estudos culturais, literatura comparada e demais disciplinas relacionadas à Literatura, como um campo de estudo, pesquisa e atuação.

Acesse o E-Dicionário de Termos Literários: http://edtl.fcsh.unl.pt/

Gostou da dica? Compartilhe! 

Mais lidas da semana