Pular para o conteúdo principal

Destaques

Movimento Antivacina e Fake News: Problemas ignorados se revelam mortais na Pandemia

A pandemia de Covid-19 revelou que governos do mundo inteiro terão que lidar com dois problemas que varreram para baixo do tapete durante anos: o movimento antivacina e as fake news de saúde e política nas mídias sociais. Como vão conseguir solucionar as duas questões em pouco tempo? Parece improvável, mas o aumento do número de mortos pelo vírus têm feito até mesmo pessoas que eram contra vacinas buscarem a imunização, enquanto outras protestam pelo direito de não se vacinarem. A cada semana que passa, o desconforto do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden fica mais evidente nas declarações públicas. Com frequência ele pede para a população do país se vacinar, pensando neles mesmos e no bem-estar das pessoas que conhecem. O aumento da variante Delta do Covid-19 fez o governo que havia liberado as máscaras para os vacinados, voltar atrás e pedir para que voltem a usar nas regiões mais afetadas. Os desafios para Joe Biden têm sido grandes. Parte da população norte-americana foi alime

Dicionário Online de Termos Literários

Quem é que nunca estava lendo um texto teórico sobre Teoria da Literatura, teve interesse em aprender mais sobre as correntes teóricas, encontrou termos sem saber exatamente suas definições e/ou precisou da ajuda de um dicionário com termos literários, seja para conhecimento próprio ou para argumentar melhor em seus artigos acadêmicos? O E-Dicionário de Termos Literários, desenvolvido pelo Carlos Ceia, pode quebrar o galho, para quem não tem, por exemplo, o Dicionário de Termos Literários, do Massaud Moisés.


O bacana do EDTL é a possibilidade de poder consultar nele e poder citar em suas referências bibliográficas. O próprio site traz indicação de como o acadêmico pode criar a referência, além de trazer quais foram as fontes consultadas para criar a definição de cada termo, possibilitando ao leitor aprofundar seus conhecimentos.

Segundo informações do site, o projeto foi criado há mais de dez anos e traz mais de 1500 entradas de termos técnicos da literatura:


“[...] pretende recolher o maior número possível de termos técnicos em uso nas teorias da literatura, na crítica literária, nos textos acadêmicos, nas bibliografias específicas dos estudos literários e culturais”.

Com a colaboração de 180 pessoas (professores universitários de Portugal e do Brasil), sob a coordenação do professor Carlos Ceia que ministra disciplinas de Literatura Inglesa em uma universidade em Lisboa, Portugal, o projeto tem ajudado estudantes de países lusófonos (que falam a língua portuguesa) de diversos lugares.

"Todos os termos aqui apresentados fazem parte da metalinguagem dos profissionais da literatura (críticos jornalísticos, escritores, professores, investigadores) e são do conhecimento comum, com poucas excepções. Contudo, não existia em Portugal uma obra que fizesse a história individual de cada um dos termos nucleares que esses profissionais usam (e abusam)"Carlos Ceia.

De acordo com Carlos Ceia, dificilmente um dicionário, principalmente de termos literários, será completo, pois exige uma constante reescrita e esta é uma das vantagens do EDTL estar disponibilizado na Internet.

Dica de dicionário para quem tem interesse em crítica literária, estudos literários, teoria literária, estudos culturais, literatura comparada e demais disciplinas relacionadas à Literatura, como um campo de estudo, pesquisa e atuação.

Acesse o E-Dicionário de Termos Literários: http://edtl.fcsh.unl.pt/

Gostou da dica? Compartilhe! 

Comentários

Mais lidas da semana