Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Dicionário Online de Termos Literários

Quem é que nunca estava lendo um texto teórico sobre Teoria da Literatura, teve interesse em aprender mais sobre as correntes teóricas, encontrou termos sem saber exatamente suas definições e/ou precisou da ajuda de um dicionário com termos literários, seja para conhecimento próprio ou para argumentar melhor em seus artigos acadêmicos? O E-Dicionário de Termos Literários, desenvolvido pelo Carlos Ceia, pode quebrar o galho, para quem não tem, por exemplo, o Dicionário de Termos Literários, do Massaud Moisés.


O bacana do EDTL é a possibilidade de poder consultar nele e poder citar em suas referências bibliográficas. O próprio site traz indicação de como o acadêmico pode criar a referência, além de trazer quais foram as fontes consultadas para criar a definição de cada termo, possibilitando ao leitor aprofundar seus conhecimentos.

Segundo informações do site, o projeto foi criado há mais de dez anos e traz mais de 1500 entradas de termos técnicos da literatura:


“[...] pretende recolher o maior número possível de termos técnicos em uso nas teorias da literatura, na crítica literária, nos textos acadêmicos, nas bibliografias específicas dos estudos literários e culturais”.

Com a colaboração de 180 pessoas (professores universitários de Portugal e do Brasil), sob a coordenação do professor Carlos Ceia que ministra disciplinas de Literatura Inglesa em uma universidade em Lisboa, Portugal, o projeto tem ajudado estudantes de países lusófonos (que falam a língua portuguesa) de diversos lugares.

"Todos os termos aqui apresentados fazem parte da metalinguagem dos profissionais da literatura (críticos jornalísticos, escritores, professores, investigadores) e são do conhecimento comum, com poucas excepções. Contudo, não existia em Portugal uma obra que fizesse a história individual de cada um dos termos nucleares que esses profissionais usam (e abusam)"Carlos Ceia.

De acordo com Carlos Ceia, dificilmente um dicionário, principalmente de termos literários, será completo, pois exige uma constante reescrita e esta é uma das vantagens do EDTL estar disponibilizado na Internet.

Dica de dicionário para quem tem interesse em crítica literária, estudos literários, teoria literária, estudos culturais, literatura comparada e demais disciplinas relacionadas à Literatura, como um campo de estudo, pesquisa e atuação.

Acesse o E-Dicionário de Termos Literários: http://edtl.fcsh.unl.pt/

Gostou da dica? Compartilhe! 

Comentários

Mais lidas da semana