Pular para o conteúdo principal

Destaques

Resenha: O Sol Ainda Brilha – Anthony Ray Hinton

Liberdade é uma palavra duvidosa, mas talvez faça mais sentido quando somos mais privados dela ainda. No livro O Sol Ainda Brilha (The Sun Does Shine), escrito por Anthony Ray Hinton com Lara Love Hardin, o leitor é apresentado à história trágica de um homem que passou 30 anos no corredor da morte por assassinatos que não cometeu. A obra foi publicada no Brasil pela Editora Vestígio, em 2019, com tradução de Luis Reyes Gil.


Compre o livro O Sol Ainda Brilha (Anthony Ray Hinton com Lara Love Hardin): https://amzn.to/2qLwYeP

Quem poderá dizer que é realmente livre? Ou que acredita que a justiça sempre acerta? O Sol Ainda Brilha pode servir como um conto caucionário sobre o sistema judiciário, especialmente em regiões com penas mais severas. O autor nos faz refletir sobre a existência de outras pessoas inocentes que também foram mandadas para o corredor da morte.

“Os sons à noite davam a impressão de se estar no meio de um filme de horror – criaturas rastejando, homens gemendo, gritando ou…

Vídeo: Lisa Bu e Como Os Livros Podem Abrir Sua Mente (TED)

Em 2013, a chinesa Lisa Bu participou do TED Talks e falou sobre Como Os Livros Podem Abrir Sua Mente (How Books Can Open Your Mind). Desde um sonho de infância que não realizou até a possibilidade de conhecer outros pontos de vista, histórias e conhecimentos, Lisa Bu encontrou na leitura uma forma de buscar confiança e ser feliz.


O vídeo é bem curto, com apenas 6 minutos, mas traz informações interessantes sobre como ela utiliza a leitura para construir mais conhecimentos por meio da comparação entre obras e como os livros supriram a falta de alguém para ensiná-la sobre as coisas.

"Os livros me deram um portal mágico para me conectar com outras pessoas do passado e do presente. Eu sei que  não devo me sentir mais sozinha ou impotente. Ter um sonho despedaçado não é nada comparado com o que os outros sofreram..."Lisa Bu

Entre os pontos interessantes levantados por Lisa Bu estão como a questão nacionalista pode atrapalhar esta multiplicidade de leituras, seja pelas perdas durante as traduções, pelas proibições de determinados livros (como acontece na China) e pelas questões culturais.

Para quem já gosta de livros, Lisa Bu reforça sua importância. Para quem não está habituado a ler, é mais um convite para mergulhar no mundo da leitura e expandir seus horizontes!

Assista ao vídeo: Como Os Livros Podem Abrir Sua Mente (How Books Can Open Your Mind)



O que acharam do vídeo? Se gostou, compartilhe o post!

Comentários

Mais lidas da semana