Pular para o conteúdo principal

Destaques

Resenha: Adeus, Promessas – Kristin Halbrook

 O livro Adeus, Promessas (Every Last Promise)  é um recorte narrativo de como um grupo de amigas, suas vidas e relacionamentos podem se transformar completamente por causa do silenciamento sobre algo desolador e indefensável. A obra de Kristin Halbrook conta com tradução de Lavínia Fávero e foi publicada pela editora Plataforma 21 (V&R Editoras) , em 2016. Compre o livro Adeus, Promessas (Kristin Halbrook):  https://amzn.to/3os3Z7W Narrado em primeira pessoa por Kayla , o romance é contado em duas épocas: Primavera e Outono , que podem ser vistos tanto como períodos temporais, como metáforas de como a vida da protagonista mudou antes e após alguns incidentes marcantes, como a noite de um acidente que abalou a cidadezinha em que ela mora. Entre idas e vindas, o leitor é levado a descobrir gradualmente o envolvimento da protagonista no acidente, bem como as coisas que teriam acontecido antes e as consequências para o seu círculo social. Após um período morando em outra cidade co

Vídeo: Lisa Bu e Como Os Livros Podem Abrir Sua Mente (TED)

Em 2013, a chinesa Lisa Bu participou do TED Talks e falou sobre Como Os Livros Podem Abrir Sua Mente (How Books Can Open Your Mind). Desde um sonho de infância que não realizou até a possibilidade de conhecer outros pontos de vista, histórias e conhecimentos, Lisa Bu encontrou na leitura uma forma de buscar confiança e ser feliz.


O vídeo é bem curto, com apenas 6 minutos, mas traz informações interessantes sobre como ela utiliza a leitura para construir mais conhecimentos por meio da comparação entre obras e como os livros supriram a falta de alguém para ensiná-la sobre as coisas.

"Os livros me deram um portal mágico para me conectar com outras pessoas do passado e do presente. Eu sei que  não devo me sentir mais sozinha ou impotente. Ter um sonho despedaçado não é nada comparado com o que os outros sofreram..."Lisa Bu

Entre os pontos interessantes levantados por Lisa Bu estão como a questão nacionalista pode atrapalhar esta multiplicidade de leituras, seja pelas perdas durante as traduções, pelas proibições de determinados livros (como acontece na China) e pelas questões culturais.

Para quem já gosta de livros, Lisa Bu reforça sua importância. Para quem não está habituado a ler, é mais um convite para mergulhar no mundo da leitura e expandir seus horizontes!

Assista ao vídeo: Como Os Livros Podem Abrir Sua Mente (How Books Can Open Your Mind)



O que acharam do vídeo? Se gostou, compartilhe o post!

Comentários

Mais lidas da semana