Ainda me lembro como se fosse ontem, o dia em que o meu aplicativo da BibliOn parou de funcionar direito e o que me salvou foi o aplicativo Kindle e todos ebooks grátis que já tinha baixado. Fui do desespero ao alívio em questão de segundos, não ia ficar sem ler naquele dia. Talvez essa seja a importância das promoções gratuitas da Amazon, democratizar o acesso à leitura. Em um mar de ebooks grátis, consegui encontrar histórias para ler. Se você é desses que baixa e lê só depois, está tudo bem – mas não se esqueça de dar uma chance à leitura. Se você tem Kindle, seja o aparelho ou o aplicativo, é bem provável que já tenha vivenciado dias de promoção gratuita. É uma ótima maneira de ter o ebook na sua biblioteca pessoal, pois é como comprar, ainda que seja grátis. Só ontem foram mais de 100 downloads de Escrita Maldita e outros contos. Espero que os leitores brasileiros continuem aproveitando para baixar os ebooks até amanhã, o último dia de promoção gratuita.
Cucumber: Nova série gay de drama do mesmo criador de Queer as Folk
Russel T. Davies é o produtor da nova série gay de drama Cucumber, termo em inglês que pode ser traduzido como pepino e conta a história de Henry (Vincent Franklin), um homem gay de mais de 40 anos, lidando com suas próprias crises existenciais, neuroses e medos do passado mal resolvidos, sua família e seus colegas. O programa é exibido pelo Channel 4.
Para quem se lembrou de Queer as Folk, Russel foi responsável pela versão original e britânica da série, desenvolvida para o Channel 4, que posteriormente foi adaptada por Ron Cowen e Daniel Lipman para o canal Showtime e Showcase, dos Estados Unidos e Canadá, respectivamente. A versão britânica de Queer as Folk foi exibida em 1999 e 2000 e teve duas temporadas, enquanto a versão norte-americana fez mais sucesso entre os telespectadores e teve 5 temporadas, exibidas entre 2000 e 2005.
O programa televisivo sobre o universo LGBT lega algumas questões, como o comodismo e desafios dos relacionamentos a longo prazo, a fuga de lidar com os conflitos internos, as obsessões, desejos e fantasias sexuais, solidão e carências, homofobia internalizada e repressões.
Cucumber vem a somar para o universo das séries voltadas para o público gay, mas por ser uma minissérie (somente com 8 episódios, de duração de 45 minutos), tudo acontece tão rápido que não dá tempo de aprofundar o drama, só dando vislumbres de possibilidades, cabendo ao telespectador, assim como Henry, encarar ou fugir dessas questões mais complexas.
Além de Henry e Lance (Cyril Nri), seu ex-parceiro, os outros personagens que se destacam em Cucumber são os jovens com quem o protagonista divide o apartamento: Freddie (Freddie Fox) e Dean (Fisayo Akinade), ambos conhecidos do trabalho. Enquanto o foco principal da série Cucumber parece ser Henry, o gay mais velho, o Channel 4 criou outra série paralela chamada Banana focada num público mais jovem e Tofu com uma série de documentários online.
Nenhuma série televisiva abordou tantas questões sobre o mundo gay como Queer as Folk. Cucumber aborda essas rupturas de uma maneira leve e refrescante. Há a busca pela verossimilhança, mas o curto período de convivência entre espectador e personagens impossibilita uma ligação mais forte. O inesperado, como na vida, é saber que eles entram num bosque que pode levá-los a diversas direções, inclusiva a correr em círculos, mas que mesmo com a idade e diversas experiências são traídos pelas suas próprias idealizações.