“Dez minutos da sua atenção”, era tudo o que ele pedia, sem imaginar o quanto o dia tinha sido horrível, sem imaginar que a qualquer momento poderia chorar. Dez minutos que poderiam mudar sua maneira de enxergar as coisas. Dez minutos para perceber que ele estava certo, que quando alguém queria te ver, a pessoa dava um jeito. Dez minutos para se reencontrarem após dois meses sem se verem. Foi andando encolhido até ele. Com vergonha de como estava uma bagunça naqueles dias. Com receio de suas intenções e de como reagiria a tudo aquilo. Dezembro havia sido um mês longo sem terapia e os dias após a virada do ano também não tinham sido os melhores. “Como era bom ser normal e poder fazer as coisas, sem ser visto como um sintoma”, pensou. Surpresas poderiam gerar mais ansiedade, tudo o que estava evitando naquele momento, mas se colocou no lugar do outro e mesmo com todos seus instintos dizendo não, cedeu ao inesperado pedido de visita. Era uma noite quente e por alguns minutos, quase t...
Paralisia do Sono é explorada em documentário de terror The Nightmare
Pesadelos podem ser assustadores. A sensação de ser incapaz de se mover, gritar ou reagir, quando você quer acordar de um sonho ruim é uma das características da Paralisia do Sono. Rodney Ascher dirigiu o documentário The Nightmare, lançado nos Estados Unidos em 2015, com duração de 91 minutos, explorando personagens que passaram por essas experiências e compartilham suas próprias histórias.
The Nightmare mistura relatos reais com a produção cinematográfica para criar o efeito de um pesadelo para o telespectador, por meio das imagens, sons e efeitos especiais. Ver o próprio corpo e ser incapaz de acordar, criaturas sombrias, vozes: a linha tênue entre estar acordado e estar dormindo.
A paralisia do sono está relacionada à ansiedade e ao estresse (entre outras desordens do organismo) e muitas das visões estão relacionadas a personagens dos mitos, religiões e ficções, como demônios, extraterrestres, espíritos e demais presenças sobrenaturais.
Para quem gosta de filmes de terror, o documentário brinca com os limites ao retratar os pesadelos e desconfortos, proporcionando estranhamento no telespectador, como se ele próprio estivesse vivenciando a experiência, conforme é possível conferir no trailer de The Nightmare. Por ser baseado nestes relatos, o documentário foi considerado por alguns sites como o mais assustador do ano.
O site especializado em diferentes produtos midiáticos da temática do terror Bloody Disgusting chegou a comparar o documentário ao efeito proporcionado por A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street), do diretor que morreu recentemente, Wes Craven, fazendo milhares de pessoas perderem o sono.
O próprio diretor do documentário Rodney Ascher teve episódios de paralisia do sono e contou ao Bloody Disgusting que o assunto sempre o fascinou.
"Quando mais recentemente eu descobri o número de pessoas que têm compartilhado suas histórias online [...] e como suas buscas por respostas eram, eu fiquei intrigado. Quando soube que a paralisia do sono pode ter inspirado folclore, superstição e até mesmo filmes de terror, eu fui fisgado”, afirma Rodney Ascher.
The Nightmare foi exibido em diversos festivais de cinema pelos Estados Unidos, além de outros países, como Japão, Rússia, República Tcheca, Austrália e Coréia do Sul. Ainda não há previsão se o filme deve ser exibido no Brasil: quem sabe futuramente nas plataformas de vídeo on-demand, como Netflix e iTunes.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário. Volte sempre!