Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sem talvez

Não havia talvez quando se tratava de pôr a própria saúde mental em primeiro lugar, especialmente quando o outro a estava negligenciando. Não havia talvez para continuar sustentando um relacionamento que não ia para frente, no qual o outro se negava a se responsabilizar e se colocava constantemente no papel de vítima. Não havia talvez quando você havia se transformado em uma espécie de terapeuta que tinha que ficar ouvindo reclamações e problemas constantes, se sentindo completamente drenado após cada interação. Já não havia espaço para o talvez. Talvez as coisas seriam diferentes se o outro tivesse o mesmo cuidado com a saúde mental que você tem. Talvez a fase ruim iria passar um dia. Talvez a pessoa ia parar de se pôr como vítima e começar a se responsabilizar. Eram muitos talvez que não tinha mais paciência para esperar. Então, não, já havia aguentado mais do que o suficiente. Não era responsável por lidar com os problemas do outro. Não era responsável por tentar levar leveza diante...

Paralisia do Sono é explorada em documentário de terror The Nightmare

Pesadelos podem ser assustadores. A sensação de ser incapaz de se mover, gritar ou reagir, quando você quer acordar de um sonho ruim é uma das características da Paralisia do Sono. Rodney Ascher dirigiu o documentário The Nightmare, lançado nos Estados Unidos em 2015, com duração de 91 minutos, explorando personagens que passaram por essas experiências e compartilham suas próprias histórias.


The Nightmare mistura relatos reais com a produção cinematográfica para criar o efeito de um pesadelo para o telespectador, por meio das imagens, sons e efeitos especiais. Ver o próprio corpo e ser incapaz de acordar, criaturas sombrias, vozes: a linha tênue entre estar acordado e estar dormindo.

A paralisia do sono está relacionada à ansiedade e ao estresse (entre outras desordens do organismo) e muitas das visões estão relacionadas a personagens dos mitos, religiões e ficções, como demônios, extraterrestres, espíritos e demais presenças sobrenaturais.

Para quem gosta de filmes de terror, o documentário brinca com os limites ao retratar os pesadelos e desconfortos, proporcionando estranhamento no telespectador, como se ele próprio estivesse vivenciando a experiência, conforme é possível conferir no trailer de The Nightmare. Por ser baseado nestes relatos, o documentário foi considerado por alguns sites como o mais assustador do ano.


O site especializado em diferentes produtos midiáticos da temática do terror Bloody Disgusting chegou a comparar o documentário ao efeito proporcionado por A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street), do diretor que morreu recentemente, Wes Craven, fazendo milhares de pessoas perderem o sono.

O próprio diretor do documentário Rodney Ascher teve episódios de paralisia do sono e contou ao Bloody Disgusting que o assunto sempre o fascinou.

"Quando mais recentemente eu descobri o número de pessoas que têm compartilhado suas histórias online [...] e como suas buscas por respostas eram, eu fiquei intrigado. Quando soube que a paralisia do sono pode ter inspirado folclore, superstição e até mesmo filmes de terror, eu fui fisgado”, afirma Rodney Ascher.

The Nightmare foi exibido em diversos festivais de cinema pelos Estados Unidos, além de outros países, como Japão, Rússia, República Tcheca, Austrália e Coréia do Sul. Ainda não há previsão se o filme deve ser exibido no Brasil: quem sabe futuramente nas plataformas de vídeo on-demand, como Netflix e iTunes.

Assista ao trailer do documentário The Nightmare:


Comentários

Mais lidas da semana