Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Paralisia do Sono é explorada em documentário de terror The Nightmare

Pesadelos podem ser assustadores. A sensação de ser incapaz de se mover, gritar ou reagir, quando você quer acordar de um sonho ruim é uma das características da Paralisia do Sono. Rodney Ascher dirigiu o documentário The Nightmare, lançado nos Estados Unidos em 2015, com duração de 91 minutos, explorando personagens que passaram por essas experiências e compartilham suas próprias histórias.


The Nightmare mistura relatos reais com a produção cinematográfica para criar o efeito de um pesadelo para o telespectador, por meio das imagens, sons e efeitos especiais. Ver o próprio corpo e ser incapaz de acordar, criaturas sombrias, vozes: a linha tênue entre estar acordado e estar dormindo.

A paralisia do sono está relacionada à ansiedade e ao estresse (entre outras desordens do organismo) e muitas das visões estão relacionadas a personagens dos mitos, religiões e ficções, como demônios, extraterrestres, espíritos e demais presenças sobrenaturais.

Para quem gosta de filmes de terror, o documentário brinca com os limites ao retratar os pesadelos e desconfortos, proporcionando estranhamento no telespectador, como se ele próprio estivesse vivenciando a experiência, conforme é possível conferir no trailer de The Nightmare. Por ser baseado nestes relatos, o documentário foi considerado por alguns sites como o mais assustador do ano.


O site especializado em diferentes produtos midiáticos da temática do terror Bloody Disgusting chegou a comparar o documentário ao efeito proporcionado por A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street), do diretor que morreu recentemente, Wes Craven, fazendo milhares de pessoas perderem o sono.

O próprio diretor do documentário Rodney Ascher teve episódios de paralisia do sono e contou ao Bloody Disgusting que o assunto sempre o fascinou.

"Quando mais recentemente eu descobri o número de pessoas que têm compartilhado suas histórias online [...] e como suas buscas por respostas eram, eu fiquei intrigado. Quando soube que a paralisia do sono pode ter inspirado folclore, superstição e até mesmo filmes de terror, eu fui fisgado”, afirma Rodney Ascher.

The Nightmare foi exibido em diversos festivais de cinema pelos Estados Unidos, além de outros países, como Japão, Rússia, República Tcheca, Austrália e Coréia do Sul. Ainda não há previsão se o filme deve ser exibido no Brasil: quem sabe futuramente nas plataformas de vídeo on-demand, como Netflix e iTunes.

Assista ao trailer do documentário The Nightmare:


Comentários

Mais lidas da semana