Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Curso Gratuito de Escrita Criativa com temática Queer acontece em São Paulo

O fundador do Ninho de Escritores, Tales Gubes ministrará um curso gratuito de escrita criativa com temática Queer, entre os dias 16 de março e 11 de maio (quartas-feiras), das 19h30 às 22h, em São Paulo (SP). O curso é voltado para quem deseja escrever histórias sobre personagens e experiências que desafiam os lugares-comuns da heteronormatividade.

Cartaz Curso Escrita Criativa Temática Queer

Em uma parceria entre o Ministério da Cultura e o Ninho dos Escritores, o curso de escrita criativa terá um total de nove encontros com os seguintes temas, respectivamente:


  • Por que escrever? 
  • Elementos para uma boa história
  • Construção de personagens
  • Conflito
  • Ponto de vista e narrativa
  • Descrição 
  • Diálogo 
  • O tema
  • Revisão


Não sabe o que é queer? Não tem problema. O projeto para escritores compartilhou qual será o foco do curso:

“Mas o que é o queer? Longe de buscar uma definição, aqui entendemos o queer como um convite à desestruturação de noções tradicionais de gênero e sexualidade. Uma escrita criativa com temática queer é aquela que provoca as expectativas dos leitores em temas relacionados à orientação sexual e identidade de gênero, criando outro espaço para que sujeitos historicamente marginalizados, silenciados ou apagados se manifestem.
E para quem é este curso? Para todas pessoas que se sentem silenciadas ou que não encontram espaço para se reconhecer nas histórias que já estão sendo contadas – supostamente sobre quem somos. Este é um curso para quem deseja escrever a própria história”.

Ficou interessado? As inscrições para o curso de escrita queer são gratuitas, mas limitadas e devem ser realizadas na página oficial do Ninho de Escritores. O organizador lembra que é preciso preencher o formulário disponível no site e que o critério de seleção se dará por ordem das inscrições.

Sobre o professor do curso – Tales Gubes é o fundador do Ninho de Escritores, projeto de aprimoramento da escrita por meio do acolhimento, e escreve sobre gênero e sexualidade em textos e ficção e não ficção. Mestre em Cultura Visual, já ministrou cursos de extensão sobre educação e sexualidade na Universidade Federal de Goiás.

Tive a oportunidade de participar de duas coletâneas de contos com temática gay junto com o Tales Gubes e tenho acompanhado o desenvolvimento do Ninho de Escritores. Para quem tiver a chance de se inscrever no curso e participar, fica a dica! Além de no Brasil não existirem muitos cursos de escrita literários, principalmente gratuitos, pouquíssimos são focados na temática queer...

Para fazer a inscrição: http://www.ninhodeescritores.com/queer/ 

No site do Ninho de Escritores também é possível assinar a newsletter para receber novidades, dicas de escrita e desafios para quem seja melhorar a arte de escrever. Tales Gubes publicou três ebooks na Amazon para quem se interessar:

Comentários

Mais lidas da semana