Pular para o conteúdo principal

Destaques

All Of Us Are Dead: 2ª temporada oficialmente em produção, segundo a Netflix

All Of Us Are Dead já está com sua segunda temporada em produção, segundo as redes sociais da Netflix . Para quem gosta de apocalipse zumbi e drama coreano, a série traz uma ótima combinação, sendo uma das séries coreanas que conquistou telespectadores de diferentes partes do mundo, mesmo os que não estão familiarizados com kdramas. A primeira temporada se foca em um colégio, mas o post de publicação da segunda temporada dá a entender que o vírus zumbi se espalhou por toda Seoul e os jovens já são universitários. Por ter um elenco grande, imagino o quão desafiador foi conseguir reunir os atores para a segunda temporada de All Of Us Are Dead. Pelas informações divulgadas pela Netflix, dá para entender um pouco do sucesso global que All Of Us Are Dead foi, tendo ficado entre as 10 séries mais assistidas em 90 países, no seu primeiro mês de estreia, em 2022. Enquanto a primeira temporada se focou no colégio e em uma primeira onda de zumbis, a segunda temporada deve ir além, mostrando um p...

Curso Gratuito de Escrita Criativa com temática Queer acontece em São Paulo

O fundador do Ninho de Escritores, Tales Gubes ministrará um curso gratuito de escrita criativa com temática Queer, entre os dias 16 de março e 11 de maio (quartas-feiras), das 19h30 às 22h, em São Paulo (SP). O curso é voltado para quem deseja escrever histórias sobre personagens e experiências que desafiam os lugares-comuns da heteronormatividade.

Cartaz Curso Escrita Criativa Temática Queer

Em uma parceria entre o Ministério da Cultura e o Ninho dos Escritores, o curso de escrita criativa terá um total de nove encontros com os seguintes temas, respectivamente:


  • Por que escrever? 
  • Elementos para uma boa história
  • Construção de personagens
  • Conflito
  • Ponto de vista e narrativa
  • Descrição 
  • Diálogo 
  • O tema
  • Revisão


Não sabe o que é queer? Não tem problema. O projeto para escritores compartilhou qual será o foco do curso:

“Mas o que é o queer? Longe de buscar uma definição, aqui entendemos o queer como um convite à desestruturação de noções tradicionais de gênero e sexualidade. Uma escrita criativa com temática queer é aquela que provoca as expectativas dos leitores em temas relacionados à orientação sexual e identidade de gênero, criando outro espaço para que sujeitos historicamente marginalizados, silenciados ou apagados se manifestem.
E para quem é este curso? Para todas pessoas que se sentem silenciadas ou que não encontram espaço para se reconhecer nas histórias que já estão sendo contadas – supostamente sobre quem somos. Este é um curso para quem deseja escrever a própria história”.

Ficou interessado? As inscrições para o curso de escrita queer são gratuitas, mas limitadas e devem ser realizadas na página oficial do Ninho de Escritores. O organizador lembra que é preciso preencher o formulário disponível no site e que o critério de seleção se dará por ordem das inscrições.

Sobre o professor do curso – Tales Gubes é o fundador do Ninho de Escritores, projeto de aprimoramento da escrita por meio do acolhimento, e escreve sobre gênero e sexualidade em textos e ficção e não ficção. Mestre em Cultura Visual, já ministrou cursos de extensão sobre educação e sexualidade na Universidade Federal de Goiás.

Tive a oportunidade de participar de duas coletâneas de contos com temática gay junto com o Tales Gubes e tenho acompanhado o desenvolvimento do Ninho de Escritores. Para quem tiver a chance de se inscrever no curso e participar, fica a dica! Além de no Brasil não existirem muitos cursos de escrita literários, principalmente gratuitos, pouquíssimos são focados na temática queer...

Para fazer a inscrição: http://www.ninhodeescritores.com/queer/ 

No site do Ninho de Escritores também é possível assinar a newsletter para receber novidades, dicas de escrita e desafios para quem seja melhorar a arte de escrever. Tales Gubes publicou três ebooks na Amazon para quem se interessar:

Mais lidas da semana