Pular para o conteúdo principal

Destaques

Autismo: Pedagoga e Neurologista dão orientações no livro Mentes Únicas

Mentes Únicas, como o próprio título do livro aponta se trata da diversidade humana existente dentro do espectro autista. A pedagoga Luciana Brites e o neurologista Clay Brites escreveram uma obra para ajudar a levar conscientização sobre o autismo. Para quem gosta de livros recentes, a obra foi publicada pela Editora Gente, em 2019.


Encontre o livro Mentes Únicas (Luciana Brites e Clay Brites): https://amzn.to/2MTHZ8a

Sempre que falamos de autismo, para quem não está por dentro da realidade, muita gente pode ter a impressão de que os pais/familiares/pessoas não vão atrás de diagnósticos porque não querem. O que muita gente não sabe e deveria saber: temos um despreparo crônico e múltiplo no Brasil... Profissionais da área de saúde e educação que sabem o básico do básico sobre o autismo, têm dificuldade de fechar o diagnóstico e/ou de identificar os traços autísticos, bem como não sabem dar as orientações por falta de conhecimento.

Essa falta de preparo da área de saúde e o desencontro …

Curso Gratuito de Escrita Criativa com temática Queer acontece em São Paulo

O fundador do Ninho de Escritores, Tales Gubes ministrará um curso gratuito de escrita criativa com temática Queer, entre os dias 16 de março e 11 de maio (quartas-feiras), das 19h30 às 22h, em São Paulo (SP). O curso é voltado para quem deseja escrever histórias sobre personagens e experiências que desafiam os lugares-comuns da heteronormatividade.

Cartaz Curso Escrita Criativa Temática Queer

Em uma parceria entre o Ministério da Cultura e o Ninho dos Escritores, o curso de escrita criativa terá um total de nove encontros com os seguintes temas, respectivamente:


  • Por que escrever? 
  • Elementos para uma boa história
  • Construção de personagens
  • Conflito
  • Ponto de vista e narrativa
  • Descrição 
  • Diálogo 
  • O tema
  • Revisão


Não sabe o que é queer? Não tem problema. O projeto para escritores compartilhou qual será o foco do curso:

“Mas o que é o queer? Longe de buscar uma definição, aqui entendemos o queer como um convite à desestruturação de noções tradicionais de gênero e sexualidade. Uma escrita criativa com temática queer é aquela que provoca as expectativas dos leitores em temas relacionados à orientação sexual e identidade de gênero, criando outro espaço para que sujeitos historicamente marginalizados, silenciados ou apagados se manifestem.
E para quem é este curso? Para todas pessoas que se sentem silenciadas ou que não encontram espaço para se reconhecer nas histórias que já estão sendo contadas – supostamente sobre quem somos. Este é um curso para quem deseja escrever a própria história”.

Ficou interessado? As inscrições para o curso de escrita queer são gratuitas, mas limitadas e devem ser realizadas na página oficial do Ninho de Escritores. O organizador lembra que é preciso preencher o formulário disponível no site e que o critério de seleção se dará por ordem das inscrições.

Sobre o professor do curso – Tales Gubes é o fundador do Ninho de Escritores, projeto de aprimoramento da escrita por meio do acolhimento, e escreve sobre gênero e sexualidade em textos e ficção e não ficção. Mestre em Cultura Visual, já ministrou cursos de extensão sobre educação e sexualidade na Universidade Federal de Goiás.

Tive a oportunidade de participar de duas coletâneas de contos com temática gay junto com o Tales Gubes e tenho acompanhado o desenvolvimento do Ninho de Escritores. Para quem tiver a chance de se inscrever no curso e participar, fica a dica! Além de no Brasil não existirem muitos cursos de escrita literários, principalmente gratuitos, pouquíssimos são focados na temática queer...

Para fazer a inscrição: http://www.ninhodeescritores.com/queer/ 

No site do Ninho de Escritores também é possível assinar a newsletter para receber novidades, dicas de escrita e desafios para quem seja melhorar a arte de escrever. Tales Gubes publicou três ebooks na Amazon para quem se interessar:

Comentários

Mais lidas da semana