Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Wattpad: Aplicativo Para Ler Livros Online é Cada Vez Mais Buscado no Google Brasil

Criada em 2006 com o propósito de permitir aos leitores e autores escreverem e compartilharem histórias sobre assuntos que gostam, a empresa canadense Wattpad está cada vez mais conquistando usuários no Brasil. Com informações do Google Trends, ferramenta do Google que possibilita a análise de tendências de buscas, entre 2006 e o 2013 as buscas de brasileiros pelo termo ainda eram baixas, mas a partir de 2014 houve um aumento repentino – mais de 10 mil buscas por mês. No início de 2016, a procura por Wattpad no Google aumentou para mais de 300 mil por mês.

Wattpad Leia Livros Online no Celular e Tablet

A plataforma de livros online grátis cresceu bastante no Brasil com a publicação de fanfictions – ficções criadas por fãs (música, seriados, filmes, livros, histórias em quadrinho, celebridades), mas os escritores amadores e profissionais também apostam na publicação de histórias originais de diversas temáticas e muitas delas foram premiadas e fizeram sucesso entre os leitores.

Para quem tem curiosidade de saber quais são as regiões brasileiras com maior procura no Google do Wattpad, decidi investigar no Google Trends, neste intervalo de 2016 até os dias atuais. Lembrando que a busca no Google não necessariamente traduz o real alcance do Wattpad, já que uma vez que a pessoa se cadastrou no site e/ou baixou o aplicativo para dispositivos móveis dificilmente procura novamente e pode acessar diretamente – ou seja, é provável que muito mais pessoas estejam cadastradas e interessadas no Wattpad Brasil.

Confira as 10 regiões do Brasil que mais buscaram Wattpad no Google ao longo desses 10 anos:


1- Paraíba

2- Distrito Federal

3- Amapá

4- Maranhão

5- Alagoas

6- Roraima

7- Pará

8- Amazonas

9- Sergipe

10- Ceará
Gráfico Buscas Wattpad no Google Brasil
Volume crescente de buscas por Wattpad no Google, de acordo com a ferramenta Keyword Planner.

Escritores podem escrever textos de ficção e não ficção. Algumas empresas privadas e organizações não governamentais também estão apostando na plataforma de leitura para contar histórias (storytelling) e interagir com outras pessoas. Entre as categorias disponíveis estão: Aventura, Ação, Clássicos, Conto, Espiritual, Fanfic, Fantasia, Ficção Adolescente, Ficção Científica, Ficção Geral, Ficção Histórica, Humor, Literatura Feminina, Lobisomens, Mistério / Suspense, Não Ficção, Outros Gêneros, Paranormal, Poesia, Romance, Terror e Vampiros. Além das categorias, os autores podem utilizar tags para ajudar aos leitores a encontrarem textos e livros com suas temáticas favoritas.

Por possibilitar a interação direta entre autor e leitor, fica muito mais fácil ter um feedback sobre o que as pessoas estão achando da história, além de proporcionar diálogos e construções de relacionamentos. Nem todo mundo tem a paciência de comprar um eBook e/ou fazer o download grátis em sites, como a Amazon e depois compartilhar com o autor o que achou –na própria Amazon há um sistema que não permite o compartilhamento de comentários, ao menos que o leitor tenha pagado pelo ebook e convenhamos, dificilmente na correria do dia-a-dia as pessoas tiram um tempo para buscarem nas redes sociais quem é o autor ou até mesmo entrar em contato por e-mail para dizer o que achou do livro.

Para incentivar a utilização do Wattpad para os escritores, a comunidade online conta com clubes, premiações, concursos de escrita, dicas para escritores e desafios para quem gosta de praticar e combater o bloqueio criativo. Embora os clubes ainda não sejam usados muito no Brasil e o conteúdo esteja em sua maioria em inglês, os apaixonados pelo Wattpad usam outras mídias sociais para conhecer outros usuários e divulgarem seus livros, como os grupos no Facebook, Google Plus e Twitter, além de ferramentas mais visuais, como o próprio Instagram, Pinterest e Tumblr. Dentro do próprio app do Wattpad para celulares e tablets, é possível selecionar trechos e compartilhar em formas de imagens.

Embora seja mais prático digitar histórias no computador, a maioria dos leitores acessa o Wattpad através do aplicativo para aparelhos móveis. Entre as vantagens para autores estão um aplicativo para criação de capas (dentro do próprio app são disponibilizadas imagens livres de direitos autorais) ou o próprio usuário pode tirar fotos e/ou buscar bancos de imagens gratuitos na internet (que usem a licença Creative Commons e permitem o uso das fotos e ilustrações) e a possibilidade dos leitores comentarem em determinados trechos – desta forma, fica mais fácil para o escritor saber o que está agradando seus leitores.

Wattpad The Wattys Competição Escrita Online


A construção de uma plataforma de leitores para os escritores, hoje em dia, é fundamental – aliás, sempre foi, mas com a tecnologia aumentaram as possibilidades de leitura. Quem escreve e publica quer ser lido. Publicar livros no Brasil não é tão difícil como era antigamente, mas o desafio de vendê-los ainda é. Sites e aplicativos de livros online, como o Wattpad, permitem ao autor construir sua imagem e chamar a atenção de editoras. Até quem aposta na publicação dos livros na Amazon e na autopublicação, depois do retorno e avaliação do sucesso da obra entre os leitores, consegue planejar melhor estratégias para a divulgação, utilizando, por exemplo, as estatísticas do Wattpad. Quando decidem publicar o livro impresso ou cobrar pelo eBook em outras plataformas, alguns autores decidem retirar do Wattpad ou deixar só alguns capítulos, mas outros que fizeram sucesso por lá continuam disponibilizando na íntegra.

As histórias vencedoras dos prêmios do Wattpad aparecem em destaque. A plataforma pede para que o autor disponibilize por pelo menos seis meses, para quem ainda não teve a oportunidade de ler. Em 2014, o Prêmio The Wattys recebeu mais de 14 mil inscrições e em 2015, o número de livros online inscritos aumentou para mais de 75 mil. Um dos diferenciais da edição de 2015, foi a divulgação de vencedores em diversos idiomas (comunidade internacional): Inglês, Português, Filipino, Russo, Turco, Alemão e Espanhol. Os vencedores tiveram suas narrativas classificados como: As Mais Viciantes; As Mais Populares; As Mais Atraentes; Maior Sorte de Principiante; Escolhidas pelo Público; Tesouros Não Descobertos; Melhores Histórias Interativas e Melhores Fanfics.

Ficou curioso? Confira quais foram os vencedores do Wattys 2015 – língua portuguesa: http://wattys.wattpad.com/2015/pt/

***

Gosta de ler livros online? Para ler histórias no Wattpad basta fazer o login através do Facebook ou cadastrar dentro da própria plataforma. Para quem gosta de ler no computador, uma opção é acessar pelo navegador. Já quem gosta de ler pelo celular, basta fazer o download do aplicativo do Wattpad.

Conheça meu livro de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol. 1) – Ben Oliveira:

Comentários

Mais lidas da semana