Pular para o conteúdo principal

Destaques

5 Motivos para assistir Uma Dose Diária de Sol

Setembro Amarelo já está quase chegando ao final e em breve teremos o Janeiro Branco . Para quem gosta da temática de saúde mental , independente se é familiarizado ou não com dramas coreanos, vale a pena assistir a série Uma Dose Diária de Sol (Daily Dose of Sunshine) , lançada em 2023 e disponível na Netflix . Quando uma enfermeira é transferida para a ala psiquiátrica, ela descobre que há muita coisa a aprender sobre o ambiente, os colegas de profissão e até sobre si mesma. A abertura a algo novo acaba a fazendo entender melhor como as coisas são diferentes de uma enfermaria tradicional, a importância de ter empatia, mas também de estabelecer limites por causa da fadiga por compaixão e   da própria saúde mental. O kdrama venceu o prêmio de Melhor Drama na Blue Dragon Series Awards, aumentando ainda mais a importância de uma produção coreana sobre saúde mental com potencial de furar a bolha da Dramaland e conquistar telespectadores pelo mundo inteiro. A atriz que interpretou a protag

Lançamento: A Era dos Mortos-Vivos – Eliel Barberino

Lançado no primeiro semestre de 2016, o livro A Era dos Mortos-Vivos, do autor Eliel Barberino, logo será resenhado para o blog. A obra, de 116 páginas, que explora o universo dos zumbis e procura analisar este fenômeno cultural foi publicada pela Cultura em Letras Edições e foi recomendada em sites dedicados à temática, como o Universo Zumbi.


Confira a sinopse do livro A Era dos Mortos-Vivos:


Na obra, o autor faz uma análise dos zumbis como fenômeno cultural. Desde as origens do monstro à ideia do Apocalipse zumbi como metáfora das crises da modernidade. Uma obra essencial para quem deseja conhecer mais dessas criaturas, que de acordo com o filósofo Deleuze, se trata do único mito moderno. De fato ele é o monstro que melhor representa a modernidade. Ao buscar entende-los, na verdade estaremos numa busca de nós mesmos.

“Ao fazermos um exame dos temas que os zumbis nos apresentam, creio que você perceberá que os mortos-vivos somos nós, sou eu e você. Que o medo que temos dessas criaturas é um medo sublimado de nós mesmos e dessa civilização que criamos. Que o levante dos mortos-vivos contra toda ordem estabelecida é apenas a sublimação inconsciente de nossa revolta contra um mundo que perdeu a cabeça”

O livro é um estudo histórico e filosófico do zumbi como fenômeno cultural. Explorando desde o surgimento do fenômeno, descobre-se que o zumbi é um remanescente na modernidade de mitos arcaicos relacionados ao fim do mundo e do medo dos mortos. Assim, entende-se porque o zumbi dominou a cultura pop do nosso tempo.

O livro A Era dos Mortos-Vivos, de Eliel Barberino, pode ser comprado no site da Cultura em Letras Edições.

Adicione o livro à sua estante do Skoob

*Continue acompanhando o blog. Além da resenha de A Era dos Mortos-Vivos, também vai rolar uma entrevista com o autor Eliel Barberino!

E aí, ficou interessado? Eu já estou louco para ler! Comente abaixo.

Comentários

Mais lidas da semana