Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Resenha: A Era dos Mortos-Vivos – Eliel Barberino

Os zumbis estão presentes em diferentes tipos de narrativas: nos jogos, seriados, filmes, livros, revistas em quadrinhos... Mas qual é a explicação deles caírem no gosto popular e se tornarem um fenômeno cultural? Explorando o universo dos mortos-vivos, o estudante de filosofia e entusiasta da temática, Eliel Barbarino escreveu o livro A Era dos Mortos-Vivos, de 116 páginas, publicado pela Cultura em Letras Edições, em 2016.



Dividido em duas partes, o livro explora o surgimento do fenômeno dos zumbis e os zumbis como uma crítica da modernidade. O que diferencia os zumbis de outras criaturas? Até que ponto somos tão diferentes dos mortos-vivos? Com uma linguagem simples e informativa, Eliel leva o leitor a refletir sobre esses monstros tão próximos de nós.

A Era dos Mortos-Vivos é uma dessas leituras breves, mas que não passam despercebidas. Cabe ao leitor partir dessa jornada em busca de outros caminhos, caso deseje beber de mais fontes. O livro acaba sendo interessante não só para quem gosta de leituras, jogos e audiovisuais sobre zumbis, mas para os escritores, roteiristas, produtores e artistas, permitindo entender mais por que alguns contextos de histórias de zumbis contemporâneas são tão parecidos e quais são as mensagens e críticas por trás.

“O zumbi é um espelho nosso. Os monstros nos mostram... que na verdade as coisas terríveis que podemos nos tornar se encontram em nós mesmos. Que parte dos males e monstruosidades a que somos submetidos e submetemos os outros é nossa responsabilidade”Eliel Barberino

Logo na introdução do livro, Eliel Barberino avisa que a leitura não é indicada somente para quem gosta de zumbis, mas para qualquer pessoa curiosa. O autor comenta que ao tentar compreender mais sobre o universo dos mortos-vivos, também estamos em uma busca de nós mesmos e de que o medo que muitas pessoas sentem não é só dessas criaturas, mas da civilização.

A primeira parte do livro fala sobre os zumbis e como eles estão dominando a cultura pop. Eliel faz um breve levantamento sobre a epidemia de narrativas de apocalipse zumbi, desde filmes de terror e comédia que exploraram o tema até adaptações televisivas de HQs e de clássicos da literatura, até as possibilidades de experiência e aprendizado, como as marchas de zumbis (zombie walks) e abertura de cursos sobre os mortos-vivos oferecidos em universidades.

“Zumbis não falam, e isso não se deve somente a alguma impossibilidade motora ou ao estado avançado de decomposição de suas cordas vocais. Zumbis não falam pelo simples fato de não serem racionais. Isso não significa que eles não possam nos dizer algo sobre nós mesmos ou sobre nossa civilização” – Eliel Barberino

Eliel aborda desde as crenças antigas de mortos retornarem à vida até o caso do zumbi haitiano, que foi relatado por um jornalista e acabou espalhando um pouco do medo de que os moradores do país tinham dos mortos-vivos, até a série de filmes de George Romero sobre os zumbis modernos, que acabaram dando mais destaque para essas criaturas – retiradas de um contexto local e afastado, para o ambiente urbano e com o qual as pessoas poderiam se identificar e temer.

A partir da segunda parte do livro, Eliel se foca mais nos zumbis como crítica da modernidade, retratando as crises da humanidade, as mudanças de paradigmas, a perda de poder da religião e do sobrenatural e os problemas que podem surgir neste período pós-industrialização, como as ambições do homem, o medo de envelhecer e da morte, a escassez e o vazio existencial.

“Em ‘Despertar dos mortos’, Romero faz uma crítica arrasadora à nossa sociedade de consumo. Os mortos-vivos aparecem como um protesto contra nossa vaidade e futilidade excessiva. O filme mostra um grupo de seres humanos trancafiados dentro de um Shopping Center, na tentativa de se refugiar dos mortos que, sem motivo conhecido, voltam à vida. Romero descreve o tédio da geração consumista americana” – Eliel Barberino

É difícil terminar a leitura de A Era dos Mortos-Vivos sem ficar com aquela sensação de querer saber mais sobre o assunto. Para os curiosos, vale a pena conferir a bibliografia usada por Eliel Barberino para escrever a obra. O autor vai direto ao ponto e nos apresenta um livro informativo, que ao mesmo tempo nos entretém e nos possibilita refletir mais sobre a relação entre cultura, filosofia e sociedade. Assim como zumbis, quem é que não gosta de devorar o cérebro do outro? Na jornada para entender essas criaturas não pensantes, acabamos mergulhando em nós mesmos em busca de um pouco de luz.


Sobre o autor – Eliel Barberino nasceu no Rio de Janeiro em 1983. É estudante de filosofia e entusiasta em zumbis. A Era dos Mortos-Vivos é a síntese de seus estudos sobre o tema.

O livro A Era dos Mortos-Vivos pode ser encontrado no site da Cultura em Letras Edições

Adicione o livro à sua estante do Skoob e curta a página do livro no Facebook: https://www.facebook.com/aeradosmortosvivos/

Já leu A Era dos Mortos-Vivos? Ficou com vontade? Comente!

Comentários

Mais lidas da semana