Seis meses. Metade de um ano. O que antes parecia só algo impossível de acontecer, havia se tornado realidade: conseguira passar 6 meses sem fumar cigarro. Estaria mentindo se tinha dias em que não se imaginava fumando ainda, mas estava feliz por conseguir resistir à tentação, sabendo que uma vez que tinha decidido não ia dar um passo para trás. Há seis meses, talvez estaria fumando enquanto escrevia o texto ou quem sabe ouvindo música e usando o Instagram, mas as coisas tinham mudado e ainda bem. Por mais difícil que seja no início. Passei por várias tentativas e falhas e não sinto vergonha, precisava criar resiliência antes de conseguir parar o cigarro de vez. Difícil, sim. Impossível, não. Seria mentira dizer que é fácil, embora algumas pessoas tivessem mais facilidade do que outras para parar de fumar cigarro. Porém, nem todo mundo era igual e para algumas pessoas, a fissura continuaria aparecendo de tempos em tempos. Porém, a informação importante é que a fissura por ci...
O Semeador de Livros: Documentário narra a história do editor José Xavier Cortez
O Semeador de Livros é o título do documentário dirigido por Wagner Bezerra, lançadoem 2009, que conta a história de vida do editor José Xavier Cortez, fundador da Cortez Editora. O filme de 22 minutos explora a trajetória do homem que nasceu no Rio Grande do Norte e se mudou para São Paulo, seus desafios e vitórias para conquistar sua paixão espalhar a leitura.
O documentário traz entrevistas com pesquisadores, autores, editores e demais pessoas que conviveram e conheceram o trabalho e vida do editor José Xavier Cortez. Com um viés biográfico, o filme não fala sobre a editora em si, mas sobre os caminhos percorridos que levaram a sua criação, bem como o envolvimento de Cortez com os livros.
Cortez deixou a cidade de Currais Novos (RN) nos anos de 1960, período em que acabou indo em direção ao Sul do Brasil. José Xavier Cortez foi plantador de algodão, garimpeiro, marinheiro, lavador de carros e livreiro, antes de se tornar editor. No documentário biográfico, o telespectador nota a paixão pelos livros desde o período em que o homem revendia livros da Editora Atlas para os alunos da PUC-SP.
Pelos comentários de outros pesquisadores e profissionais da área editorial, é possível perceber a importância do trabalho de José Xavier Cortez. Um dos fatos marcantes relembrados pelo editores e entrevistados é um assalto à livraria, no qual José Xavier fez com que o assaltante levasse livros para suas crianças, como uma tentativa de mudar o destino delas – não fossem para o caminho do crime –, acreditando no poder de transformação da leitura.
O documentário O Semeador de Livros tem como mostra os livros como transformador da vida de Cortez e também das outras pessoas. O telespectador acompanha desde as histórias do homem que precisou batalhar para construir sua própria história em São Paulo (dificuldade sentida por milhares de moradores e imigrantes da capital paulista) até seu envolvimento com o universo editorial, no qual ele foi responsável por ajudar a divulgar livros de pesquisadores de temas sociais e obras literárias.