Pular para o conteúdo principal

Destaques

Pediatras recomendam que pais leiam livros para bebês e crianças

A leitura de livros é recomendada desde os primeiros anos de vida. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, os pais devem ler para as crianças, tanto para desenvolver a afetividade quanto para estímulo cerebral.


Compre livros infantis:https://amzn.to/2T36xL7

Em entrevista ao Portal Clickbebê, a neuropediatra Liubiana Arantes Araújo comentou que nessa fase da vida é importante estimular as crianças através da leitura e mostrar como uma atividade prazerosa, ajudando com o desenvolvimento do cérebro e facilitando o aprendizado.

Assista ao vídeo:



"Receitar livros" é uma prática recomendada pela Academia Norte-Americana de Pediatras e pela Sociedade Brasileira de Pediatras. No Brasil, a prática conta com o apoio do Itaú Socialque tem um projeto de incentivo à leitura para a criança e já distribuiu mais de 51 milhões de livros impressos, entre eles milhares de obras em braile e com fonte expandida para pessoas com deficiência visual.

De acordo com informações da Sociedade Brasil…

O Semeador de Livros: Documentário narra a história do editor José Xavier Cortez

O Semeador de Livros é o título do documentário dirigido por Wagner Bezerra, lançado em 2009, que conta a história de vida do editor José Xavier Cortez, fundador da Cortez Editora. O filme de 22 minutos explora a trajetória do homem que nasceu no Rio Grande do Norte e se mudou para São Paulo, seus desafios e vitórias para conquistar sua paixão espalhar a leitura.


O documentário traz entrevistas com pesquisadores, autores, editores e demais pessoas que conviveram e conheceram o trabalho e vida do editor José Xavier Cortez. Com um viés biográfico, o filme não fala sobre a editora em si, mas sobre os caminhos percorridos que levaram a sua criação, bem como o envolvimento de Cortez com os livros.

Leia também: Mais de 1300 Documentários para Assistir de Graça na Internet

Cortez deixou a cidade de Currais Novos (RN) nos anos de 1960, período em que acabou indo em direção ao Sul do Brasil. José Xavier Cortez foi plantador de algodão, garimpeiro, marinheiro, lavador de carros e livreiro, antes de se tornar editor. No documentário biográfico, o telespectador nota a paixão pelos livros desde o período em que o homem revendia livros da Editora Atlas para os alunos da PUC-SP.

Pelos comentários de outros pesquisadores e profissionais da área editorial, é possível perceber a importância do trabalho de José Xavier Cortez. Um dos fatos marcantes relembrados pelo editores e entrevistados é um assalto à livraria, no qual José Xavier fez com que o assaltante levasse livros para suas crianças, como uma tentativa de mudar o destino delas – não fossem para o caminho do crime –, acreditando no poder de transformação da leitura.

O documentário O Semeador de Livros tem como mostra os livros como transformador da vida de Cortez e também das outras pessoas. O telespectador acompanha desde as histórias do homem que precisou batalhar para construir sua própria história em São Paulo (dificuldade sentida por milhares de moradores e imigrantes da capital paulista) até seu envolvimento com o universo editorial, no qual ele foi responsável por ajudar a divulgar livros de pesquisadores de temas sociais e obras literárias.

Assista de graça ao documentário O Semeador de Livros no CurtaDoc: http://curtadoc.tv/curta/biografia/o-semeador-de-livros/ 

Gostou da dica? Compartilhe!

Comentários

Mais lidas da semana