Pular para o conteúdo principal

Destaques

Limites

Limites: linhas que não devem ser ultrapassadas. Espaço onde a paz permanece. Ausência de conflitos desnecessários. Deixar claro que o que incomoda deve ser respeitado. Era na falta de limite que crescia o desrespeito. Era na falta de limite que tudo ficava estagnado. Era na falta de limite que elos podem ser quebrados, sem qualquer necessidade de adeus. Os dias passavam e quanto mais se dera conta da importância dos limites, mais entendia a decisão de quem escolhera não fazer mais parte da sua vida.  Era ao dizer adeus que abria espaço para o novo. Era ao deixar para trás tudo aquilo que pesava que aceitava que algumas coisas simplesmente não eram para ser. Era ao desapegar quando percebia que o que algo fazia sentido antes, agora era indiferente. Escrevia para lembrar. Escrevia para esquecer. Escrevia na esperança de que o aqui e agora deixassem o passado no passado, sem perder tempo pensando no futuro. Escrevia como quem sabia que ciclos encerrados faziam parte da vida. Escrevia...

O Semeador de Livros: Documentário narra a história do editor José Xavier Cortez

O Semeador de Livros é o título do documentário dirigido por Wagner Bezerra, lançado em 2009, que conta a história de vida do editor José Xavier Cortez, fundador da Cortez Editora. O filme de 22 minutos explora a trajetória do homem que nasceu no Rio Grande do Norte e se mudou para São Paulo, seus desafios e vitórias para conquistar sua paixão espalhar a leitura.


O documentário traz entrevistas com pesquisadores, autores, editores e demais pessoas que conviveram e conheceram o trabalho e vida do editor José Xavier Cortez. Com um viés biográfico, o filme não fala sobre a editora em si, mas sobre os caminhos percorridos que levaram a sua criação, bem como o envolvimento de Cortez com os livros.

Leia também: Mais de 1300 Documentários para Assistir de Graça na Internet

Cortez deixou a cidade de Currais Novos (RN) nos anos de 1960, período em que acabou indo em direção ao Sul do Brasil. José Xavier Cortez foi plantador de algodão, garimpeiro, marinheiro, lavador de carros e livreiro, antes de se tornar editor. No documentário biográfico, o telespectador nota a paixão pelos livros desde o período em que o homem revendia livros da Editora Atlas para os alunos da PUC-SP.

Pelos comentários de outros pesquisadores e profissionais da área editorial, é possível perceber a importância do trabalho de José Xavier Cortez. Um dos fatos marcantes relembrados pelo editores e entrevistados é um assalto à livraria, no qual José Xavier fez com que o assaltante levasse livros para suas crianças, como uma tentativa de mudar o destino delas – não fossem para o caminho do crime –, acreditando no poder de transformação da leitura.

O documentário O Semeador de Livros tem como mostra os livros como transformador da vida de Cortez e também das outras pessoas. O telespectador acompanha desde as histórias do homem que precisou batalhar para construir sua própria história em São Paulo (dificuldade sentida por milhares de moradores e imigrantes da capital paulista) até seu envolvimento com o universo editorial, no qual ele foi responsável por ajudar a divulgar livros de pesquisadores de temas sociais e obras literárias.

Assista de graça ao documentário O Semeador de Livros no CurtaDoc: http://curtadoc.tv/curta/biografia/o-semeador-de-livros/ 

Gostou da dica? Compartilhe!

Mais lidas da semana