Pular para o conteúdo principal

Destaques

Um ano sem fumar cigarro

Em um ano muita coisa pode acontecer. Depois de tanta espera, finalmente completei um ano sem fumar cigarro. Confesso que no início não tinha certeza se iria conseguir, assim como muitas pessoas. A sensação de que parece impossível toma conta, mas a de que é possível também vem à tona. Um ano sem fumar cigarro. Poderia fazer a conta de quanto havia economizado, mas estava mais interessado no quanto havia ganhado de saúde. O que antes parecia uma estratégia para lidar com a ansiedade, descobriu tarde demais que também causava ansiedade. Estaria mentindo se dissesse que estava completamente livre do risco de recaída, ninguém estava, mas estava feliz pelo dia finalmente ter chegado. Então, respirava com mais tranquilidade e mesmo nos dias de ansiedade, aprendera que o cigarro não era a resposta. Pelo contrário, que criava mais problemas. Um ano acreditando em si mesmo e confiando no processo. Um ano sem fumar cigarro. Um ano.  *Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo . Autor do...

Mais de 1300 Documentários para Assistir de Graça na Internet

A internet pode ser uma ótima ferramenta para aprender coisas novas, encontrar informações interessantes e conhecer diferentes culturas. O CurtaDoc é um site que conta com mais de 1300 documentários gravados na América Latina, possibilitando aos brasileiros assistirem de graça vídeos sobre diferentes assuntos.


Atualmente, o site conta com 20 categorias de canais de vídeos, entre elas estão: Artes, Biografia, Comportamento, Cotidiano, Cultura Popular, Direitos Humanos, Diversidade Sexual, Espiritualidade, Existencial, Identidade, Inclusão, Infância, Literatura, Meio Ambiente, Memória, Mulher, Música, Política, Urbanidade e Viagem.


Produção independente de documentários


O CurtaDoc surgiu no Brasil em 2009. Inicialmente, o projeto era um programa do SescTV, e a partir de 2011, foi lançado como um acervo online dedicado ao documentário brasileiro e latino-americano. O espaço tem como proposta contribuir para difundir não só cultura, mas também o audiovisual, ajudando a integrar documentaristas de diferentes países e idiomas – os documentários em outros idiomas, por exemplo, são legendados. O site conta com versões em português e em espanhol.

O projeto foi criado pela produtora de conteúdo Contraponto, em uma parceria com o SescTV, um canal que valoriza a produção independente de audiovisuais. Os vídeos podem ser assistidos no link a seguir: http://curtadoc.tv/ 


Espaço para curtas-metragens 


O projeto está selecionando documentários brasileiros de até 26 minutos até o dia 30 de junho. Os documentários poderão ser inscritos através do site oficial [http://curtadoc.tv/inscricoes/] e os trabalhos selecionados farão parte da coleção EducaDoc, que serão distribuídos em DVD para escolas.

Segundo informações dos organizadores, os curtas documentários seguirão quatro linhas temáticas: Direitos Humanos, Artes e Literatura, Política & Memória e Diversidade Brasileira (identidade, meio ambiente e cultura popular). Os vídeos serão selecionados por uma equipe de educadores e realizadores de audiovisuais.

Tive a oportunidade de participar de uma palestra com a diretora do CurtaDoc, Kátia Klock, realizado durante o Icom 2016 (9º Festival Interdisciplinar de Comunicação), no Ibes Sociesc, em Blumenau (SC). A jornalista, produtora cultural e documentarista, Kátia Klock explicou que existe uma lei no Brasil que estabelece a exibição de filmes nacionais nos colégios, por no mínimo duas horas mensais. Logo, o EducaDoc seria uma forma de levar esses documentários para escolas e contribuir para a educação dos alunos.

Os DVDs com os documentários serão distribuídos gratuitamente para professores, escolas e bibliotecas. De acordo com o CurtaDoc, o projeto é realizado com recursos da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e tem como patrocinadores as empresas Parati e Tigre, através do Instituto Carlos Roberto Hansen.

Mais informações sobre o projeto no endereço: curtadoc@contraponto.tv.

Sobre a produtora por trás do CurtaDoc 


A Contraponto é uma produtora de conteúdo formada por pessoas que acreditam nas parcerias e no trabalho feito com prazer e intensidade. Nosso foco é a produção de documentários e séries de TV. Mas começamos a produzir filmes de ficção e não paramos mais. Editamos publicações e desenvolvemos projetos transmídia. Nossa base é em Florianópolis e nossas ideias sobre artes, cultura, educação e meio ambiente transitam em multimeios. Para mais informações, visite o site da Contraponto: http://www.contraponto.tv/

Mais lidas da semana