Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Resenha: Trilhas de Silêncio – Evelyn Postali

Trilhas de Silêncio é o título do romance escrito por Evelyn Postali, publicado em 2016, disponível no Clube de Autores e na Amazon.  A autora narra uma história sobre um jovem chamado Israel Morelli, que está à procura de mais informações sobre o seu falecido pai e acaba viajando para Lagoa Bela, uma região rural e distante de Porto Alegre, lugar em que sua família morara anos antes dele nascer.


Os capítulos do romance são narrados em primeira pessoa e em terceira pessoa. Do ponto de vista do protagonista, o leitor viaja pelas aventuras de um rapaz curioso. Sabe quando dizem que o silêncio é uma resposta? Para Israel não é o suficiente. Ele perdeu o pai, Dário Morelli, quando era criança e sente uma necessidade de reviver mais lembranças dele e recuperar as peças, como se ao trilhar aquela jornada, ele fosse reconstruir algo que faltava.

Desenterrando o passado, Israel acaba conhecendo o seu tio, um homem chamado Vicente Morelli. O estudante de jornalismo tenta se aproximar cada vez mais do trabalhador do campo. Suas histórias estão unidas e ao mesmo tempo parecem ser tão diferentes – e o leitor descobre que talvez não sejam tão incomuns. Deste encontro de mundos, a autora nos guia por caminhos, por vezes nos fornecendo algumas memórias e flashbacks, possibilitando ao leitor junto com Israel fazer suas próprias descobertas e entender mais as motivações e as personalidades dos personagens da trama.

“Histórias comuns não existem porque nenhuma, de verdade, pode ser assim considerada. Contar uma história não é senão contar um pedaço de nós, já que as palavras vão vivificando os fatos, em especial se nós fizemos parte total ou parcialmente deles”

O romance está dividido em seis partes, nas quais vemos os personagens principais mergulhando em seus passados e amadurecendo seus sentimentos. Trilhas de Silêncio explora bem o psicológico dos personagens e suas relações com o ambiente, com as pessoas e suas histórias de vida. A questão do silêncio que vem no título do romance é trabalhada de inúmeras maneiras ao longo da narrativa, às vezes de forma literal, outras vezes nas entrelinhas.


Apaixonado por fotografia e por contar histórias, o protagonista acaba vendendo seus artigos em suas idas para Lagoa Bela. Quanto mais ele conhece as pessoas da região, mais tem dificuldades em entender por que os pais foram embora dali e por que perderam contato com Vicente. Embora Israel acabe se aproximando cada vez mais de Vicente, o homem e sua mãe continuam com receio de tocar no passado. A teimosia de Israel nem sempre o ajuda com os resultados que precisa, mas acaba movimentando a trama e ao mesmo tempo nos lembrando que nem tudo está sob nosso controle, independente do quanto queremos evitar.

“O céu estrelado enchia meus olhos. Vi a silhueta escura dos morros e da vegetação próxima da casa. A beleza do lugar me conquistava aos poucos e me questionava o que meu pai buscara longe dali. Tudo bem que a paixão estivesse tomando conta, mas sabia que depois da morte da mãe nunca mais retornara. Morrera longe daquele lugar. Longe do único irmão”.

Ao passar cada vez mais tempo em Lagoa Bela, os amigos e a família ficam preocupados com Israel. O rapaz está determinado a fazer o que é preciso para reunir mais informações sobre o seu pai, antes de voltar para Porto Alegre. O ritmo do campo, os trabalhos braçais, o silêncio, o contato com a natureza e uma inesperada amizade fazem com que o jovem se sinta cada vez mais conectado com a casa que pertencera a sua avó, nos levando a revelações e reviravoltas inquietantes e nos fazendo compreender mais sobre a teia que une os personagens.


A autora nos proporciona um verdadeiro passeio. Tal qual Israel que viaja em busca de si mesmo, é difícil não encontrar paralelos com nossas próprias histórias e não desejarmos nos perder nas páginas da história, só para nos encontrarmos – uma das magias da literatura. Evelyn retrata com sensibilidade a questão da autodescoberta e autoaceitação, mostrando que dos preconceitos dificilmente podem vir coisas positivas. Os cenários bucólicos, os estados emocionais e a maneira que as histórias dos personagens estão entrelaçadas, tudo é relatado de forma tão verossímil, que Israel, Vicente e os demais personagens parecem pessoas vivas, não criaturas de papeis, e não é tão difícil se imaginar percorrendo aquelas trilhas de silêncio.

“... entendia, contudo, que o complemento de sua alma cansada estava longe ainda de existir, e se existisse, longe de acontecer. Não havia em Lagoa Bela alguém capaz de fazê-lo completo, de desenterrar de dentro dele o sentimento que outro sentira”.

Evelyn Postali escreveu uma história marcada por dramas e delicadezas. Somos guiados por nossas ações ou pelos nossos destinos? Em Trilhas de Silêncio, percebemos a força das linhas, do sangue e das emoções. Me senti na pele de Israel, de Vicente e senti aquela deliciosa catarse após concluir a leitura – como quando nos sentimos transformados ao chegar em casa, após voltar de uma longa viagem com a qual não só nos divertimos, como aprendemos mais do que imaginávamos e pudemos vivenciar outras experiências e realidades.

Sobre a autora – Evelyn Postali nasceu sagitariana em uma pequena cidade, Antônio Prado, no interior do Rio Grande do Sul. É professora de Artes. Ama fotografia, desenho, música e observar pássaros. Não nasceu com ossos pneumáticos, mas espera que isso se resolva um dia. Já plantou algumas árvores, escreveu cartas de amor, e tem suculentas no jardim. Participou de algumas antologias quais se orgulha: Estranha Bahia (EX! Editora), Monstros, Seres Mitológicos e Luz & Escuridão (Editora Buriti) e Ponto Reverso, Amores (Im)Possíveis, Livre para Voar, O Segredo da Crisálida Vol. 3 (Andross Editora). Escreve contos do gênero fantasia, ficção científica, terror, fantasia moderna, drama, ação e aventura.

O livro Trilhas de Silêncio pode ser encontrado em versão física no site Clube de Autores e em formato de eBook na Amazon



Quer ler alguns fragmentos do livro? Evelyn disponibilizou algumas partes na internet: http://trilhasdesilencio.blogspot.com.br/

Curta a página do livro no Facebook: https://www.facebook.com/TrilhasDeSilencio/

Gostou da indicação de leitura? Comente!

Em breve vai rolar o sorteio de um exemplar de Trilhas de Silêncio no blog. Curta a página do Blog do Ben Oliveira no Facebook e fique por dentro! 


Comentários

  1. Linda resenha! Quero ler essa bela história! :) fabricio-fenix2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabrício! Que bom te ver por aqui.
      Boa sorte! Obrigado por participar do sorteio :D

      Excluir
    2. Oi, Fabrício!
      Tudo bem? Você pode ler alguns capítulos de Trilhas de Silêncnio no Wattpad ou no Blog da história. Vou amar sua visita por lá!
      Muito carinho para você!
      Abraços!

      Excluir
  2. Amei a resenha! O livro parece maravilhoso!
    pettorresbooks@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pet Torres!
      Gratidão pelo comentário.
      Boa sorteio ♥
      Abraços

      Excluir
    2. Oi, Pet!
      Reforçando o convite para ler alguns capítulos dessa história no Wattpad ou no Blog de Trilhas.
      Grande abraço!

      Excluir
  3. Ben, este livro parece ser muito bom!
    Vou adicionar ele na minha lista de livros para ler! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jana!
      Obrigado pelo comentário.
      Tenho certeza de que a autora vai ficar muito feliz em saber disso.

      Excluir
    2. Oi, Jana!
      Que bom que via adicionar essa leitura na sua lista! Pode dar uma olhadinha no Blog e ler os capítulos disponíveis. Garanto que vai gostar. Se preferir, pode ler no Wattpad!
      Um grande e carinhoso abraço!
      Sucesso!

      Excluir
  4. Fiquei encantado com essa resenha e ancioso para ler toda essa história!!! Estou na lista pro sorteio. Wil.amancio@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Wil!
      Que bom que gostou! O Ben está de parabéns. Se você quiser conhecer um pouco mais de Trilhas de Silêncio, visita a página no facebook ou o Blog de Trilhas. Também pode ler alguns capítulos por lá. Se preferir pode ler no Wattpad!
      Ansiosa por saber sua opinião!
      Grande e carinhoso abraço!

      Excluir
    2. Oi, Wil!
      Inscrição confirmada. Agora que fui ver que tu comentou o e-mail por aqui.
      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  5. Oi!
    Essa história só leio coisas boas sobre ela, e a resenha manteve o padrão.
    Mas não teria como ser ao contrário, infelizmente ainda não tive oportunidade de ler, por alguns fatores pessoais, porém nessas ferias pretendo acrescentar essa leitura na minha vida, pois tantos comentários, me apaixonei pelo Vicente e Israel.
    Mil beijos e Sucesso!
    lunadeouro@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Vou ficar feliz se ler e me disser o que pensa sobre ela.
      A resenha do Ben ficou maravilhosa. Estou deveras feliz.
      Obrigada de coração!
      Mil beijos e sucesso para nós!

      Excluir
    2. Oi, Ana Cecilia!
      Boa sorte no sorteio \o/ Quem sabe você não consegue ganhar o livro?
      Obrigado pelo comentário generoso.
      Gratidão
      Abraços

      Excluir
  6. Excelente resenha! Já conheço o trabalho magnífico da Evelyn e estou louca para começar essa leitura! Desejo muito sucesso para ambos, talento deve ser conhecido, reconhecido e compartilhado! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna, gratidão pelo seu comentário.
      Desejo o sucesso para ti também.
      Abraços

      Excluir
    2. Oi, Anna!
      Obrigada pelas palavras gentis. Sucesso para todos nós!
      Um grande e carinhoso abraço!

      Excluir
  7. Excelente resenha. E que saudade desses dois. Eu lembro que eu me apaixonei pelos personagens já no começo e simplesmente não conseguia parar de ler. O livro é excelente do começo ao fim e prende a atenção do leitor até a última letra. E a desfecho da trama? De tirar o fôlego, surpreendente.
    Eu volta e meia comento com a minha filha, que também devorou o livro, em alguma situação que nos lembra os personagens desse maravilhoso livro. A gente comenta "Parece até o Israel e o Vicente né?" kkk Esse livro nos marcou. Parabéns a autora e parabéns ao autor da resenha. Beijão.
    ccarvalho56@yahoo.com.br

    Claudia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão feliz ouvir isso, Claudia!
      Muito, muito feliz!
      Espero que essa história possa marcar a vida de outros também.
      Obrigada pelo carinho e cuidado. Um grande e carinhoso abraço para você e para a sua filha. Mil beijos!
      Sucesso!

      Excluir
    2. Oi, Claudia!
      Leitura boa é aquela que nos marca e a Evelyn soube fazer isso muito bem com Trilhas de Silêncio.
      Obrigado por participar do sorteio.
      Boa sorte ♥

      Excluir
  8. Curioso para conhecer. E para ganhar um no sorteio. (pythontrooper@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dan Folter.
      Obrigado por participar do sorteio.
      Fico feliz que tenha ficado curioso para ler Trilhas de Silêncio.
      Gratidão.
      Abraço

      Excluir
    2. Oi, Dan,
      Pode ler os capítulos disponíveis no blog ou no Wattpad. Ficarei feliz em saber o que acha da história.
      Grande abraço!

      Excluir
  9. Oi, Ben! Tudo bem?

    Após um tempão, voltei aqui no Blog do Ben! :)
    E cara, esse livro deve ser aqueles que nos emociona e nos faz refletir.
    Gostei demais da premissa e, mais ainda da forma que você o resenhou. Parabéns, cara! :)


    PS: Visite nosso site Irmãos Livreiros ficarei muito feliz!

    Abração,
    Danny
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniel!
      Que bom te ver por aqui. Preciso visitar seu blog mais vezes, sim. A gente sempre naquela correria, né? Mas vou me organizar para entrar mais vezes lá.
      Abraços
      Gratidão pelo comentário ♥

      Excluir
    2. Oi, Daniel,
      Desejo sucesso!
      Pode ler alguns capítulos dessa e de outras histórias no Wattpad ou nos blogs.
      Grande abraço!

      Excluir
  10. Oi Ben, resenha fantástica! Eu fiquei especialmente com vontade de ler pela parte que explora profundamente a parte psicológica das personagens!!! Quero esse livro: michele.chelestar@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michele! É sempre bom te ver por aqui!
      Gratidão. Fico feliz que a resenha tenha despertado o seu interesse. É muito interessante notar como as personagens e suas personalidades estão relacionadas, como todos estamos ligados por diversas teias e a Evelyn soube fazer isso muito bem.
      Muito obrigado por participar do sorteio. Boa sorte! ♥

      Excluir
    2. Oi, Michele!
      Sucesso para você!
      Se quiser ler alguns capítulos, eles estão disponíveis no blog e no wattpad. Depois, deixa comentário me dizendo se gostou!
      Grande abraço!
      Beijos!

      Excluir
  11. Super ansioso para ganhar o livro. Já sei que vou ganhar, sou bem otimista.
    Abraços.

    Contato_escritaliteraria@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Caíque!
      Bom te ver por aqui. Gratidão por participar do sorteio.
      Te desejo boa sorte \o/
      Abraços

      Excluir
    2. Oi, Caíque,
      Se quiser ler alguns capítulos e conhecer mais sobre o livro, pode ir na página do facebook, no blog ou no wattpad. É bem-vindo.
      Sucesso para você!
      Um grande abraço!

      Excluir
  12. Lida a resenha, e já sei que essa moça ai escreve muito bem. :)
    davenirhistoria@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Wilbur!
      Gratidão por participar do sorteio. Tenho certeza de que a Evelyn também vai ficar bastante feliz.
      Abraços

      Excluir
    2. Oi! Davenir!
      Que bom ver você por aqui!
      Obrigada pelo carinho!
      Grande abraço!

      Excluir
  13. Adorei a resenha Ben. Louca pra ler. Espero ganhar desse vez...rsrsrs. Beijos 💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu de novo esqueci o email
      teachergisele01@gmail.com

      Excluir
    2. Oi, Gisele!
      Gratidão por participar do sorteio.
      Boa sorte ♥
      Beijos

      Excluir
  14. Adoro resenhas assim que deixam você com curiosa para ler o livro...Tem umas que fazem o resumo do livro aí não tem mais graça....gilvana68@yahoo.com.br / Livros em Retalhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O outro email é gilvanar68@gmail.com As vezes não sei qual usei...rsrsr...

      Excluir
    2. Oi, Livros em Retalhos!
      Obrigado por participar do sorteio. Fico feliz que tenha gostado da resenha. A intenção era não tirar o prazer do leitor de fazer suas próprias descobertas ao longo da leitura.
      Gratidão. Boa sorte!

      Excluir
  15. Olá Ben!
    Sou eu Wallyson Souza! Do Twitter, vim aqui te parabenizar pela iniciativa da resenha, após dois dias analisando, vi, que você tem um potencial jornalistico muito alto.
    Resumindo: Adorei a resenha.
    Você traz grandes reflexões. Muito apaixonante e encantador. Parabéns! Não esperava menos de você. Continue assim.

    Wallyson Souza - Autor de A Passagem para Outra Vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh meu e-mail é:wallysson72@gmail.com

      Excluir
    2. Oi, Wallysson!
      Que bom te ver por aqui. Fico feliz que tenha conseguido comentar desta vez.
      Gratidão pela leitura e por participar.
      Boa sorte!
      Abraços

      Excluir
    3. Obrigado! Deus te guarde... tchal!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana