Pular para o conteúdo principal

Destaques

Happy Old Year: Filme explora a linha tênue entre o desapego e a nostalgia

O filme tailandês Happy Old Year , de 2019, nos faz pensar sobre as relações que construímos com as coisas que guardamos ao longo da vida. Com direção e roteiro de Nawapol Thamrongrattanarit, a obra está disponível na Netflix. Chutimon Chuengcharoensukying interpreta Jean, uma mulher que deseja fazer um escritório em sua casa, mas se dá conta de que há uma pilha de objetos inutilizados pela casa. Interessada e inspirada pelo minimalismo, se dependesse só dela, ela colocaria tudo em sacos de lixo e jogaria fora, o que ela descreve como buracos negros, porém, à medida que ela coloca o seu plano em ação, Jean percebe que não será tão fácil como imaginava. Com a resistência da família a mudar, Jean encara de frente sua missão, doa em quem doer. O que deveria ser fácil e prático para ela, cuja necessidade é vista até mesmo como egoísmo, acaba se desdobrando em várias situações, fases e etapas conforme ela mergulha nas histórias, memórias e emoções que estão vinculadas aos objetos, especialm

Intercâmbio de Autores Brasileiros 2016: Biblioteca Nacional divulga edital do programa

Você é autor e teve o seu livro publicado fora do país por alguma editora estrangeira ou fechou os direitos de publicação internacional da tradução? Saiba mais sobre o Programa de Intercâmbio de Autores Brasileiros da Biblioteca Nacional, instituição vinculada ao Ministério da Cultura.

No dia 18 de julho de 2016, a Fundação Biblioteca Nacional divulgou o edital do Programa de Intercâmbio de Autores Brasileiros no Exterior, com a proposta de dar apoio financeiro a editoras e instituições culturais estrangeiras interessadas na participação de autores nacionais em eventos literários fora do Brasil.


Autores brasileiros em eventos internacionais de literatura


O edital é voltado para editoras estrangeiras e instituições culturais, como centros culturais, universidades, festivais literários e demais organizadores de eventos literários. As inscrições selecionadas pela Fundação Biblioteca Nacional terão apoio parcial ou integral para custear as despesas de transporte internacional de autores brasileiros convidados a participarem de eventos literários no exterior. O apoio é de até US$ 1.500 por requerimento.

De acordo com o edital divulgado pela BN, os autores devem ter publicado pelo menos um livro no Brasil nas áreas de literatura e humanidades (romance, conto, poesia, crônica, literatura infantil, literatura juvenil, histórias em quadrinhos, teatro, obra de referência, ensaio literário, ensaio social ou ensaio de vulgarização científica).

As inscrições para o programa de intercâmbio de escritores nacionais são gratuitas e devem ser feitas até o dia 05 de setembro de 2016. Os interessados deverão enviar os documentos pedidos no edital, como o itinerário do autor e agenda de eventos previstos e o contrato de direitos de publicação entre o autor/agente literário e a editora estrangeira.

Entre os critérios que serão levados em conta na seleção estão: contribuição para a divulgação da literatura e da cultura brasileira; relevância da promoção do autor em eventos literários no exterior para a divulgação da literatura e cultura nacional e a consistência e capacidade de execução da agenda de eventos propostas pela editora ou instituição estrangeira.

A data provável para divulgação do resultado dos selecionados será no dia 28 de setembro de 2016 e o prazo para envio dos recursos será no dia 30 de setembro de 2016.

O edital e os formulários para preenchimento de inscrição para o programa de intercâmbio para autores brasileiros estão disponíveis no site da Biblioteca Nacional: http://www.bn.br/edital/2016/programa-intercambio-autores-brasileiros-exterior-edicao 

Conhece algum autor nacional que tenha sido publicado por editora estrangeira? Compartilhe!

Comentários

Mais lidas da semana