Pular para o conteúdo principal

Destaques

Antraz: Documentário da Netflix revela investigações feitas pelo FBI durante anos

Um pouco após os atentados terroristas contra as torres gêmeas, em Nova Iorque, Estados Unidos, no 11 de setembro de 2001, uma ameaça de antraz colocou as autoridades, como o FBI em alerta, e espalhou pânico nos norte-americanos devido à facilidade de se espalhar sem as pessoas saberem.  Dirigido e roteirizado por Dan Krauss e produzido pela Netflix e pela BBC, 21 anos após o ataque e o primeiro caso de circulação do antraz, o documentário Antraz: EUA Sob Ataque (The Anthrax Attacks) leva o telespectador para as investigações do FBI que duraram anos. O que a princípio foi alvo de muita pressão para a solução do caso, principalmente pelo medo dos norte-americanos do esporo da bactéria continuar se espalhando pelas cartas e fazendo mais pessoas adoecerem e/ou morrerem, logo foi caindo no esquecimento conforme as investigações desenrolavam fora dos holofotes.  Com a proximidade do caso do ataque às torres gêmeas, à primeira vista, o pânico generalizado fez com quem os norte-americanos

Intercâmbio de Autores Brasileiros 2016: Biblioteca Nacional divulga edital do programa

Você é autor e teve o seu livro publicado fora do país por alguma editora estrangeira ou fechou os direitos de publicação internacional da tradução? Saiba mais sobre o Programa de Intercâmbio de Autores Brasileiros da Biblioteca Nacional, instituição vinculada ao Ministério da Cultura.

No dia 18 de julho de 2016, a Fundação Biblioteca Nacional divulgou o edital do Programa de Intercâmbio de Autores Brasileiros no Exterior, com a proposta de dar apoio financeiro a editoras e instituições culturais estrangeiras interessadas na participação de autores nacionais em eventos literários fora do Brasil.


Autores brasileiros em eventos internacionais de literatura


O edital é voltado para editoras estrangeiras e instituições culturais, como centros culturais, universidades, festivais literários e demais organizadores de eventos literários. As inscrições selecionadas pela Fundação Biblioteca Nacional terão apoio parcial ou integral para custear as despesas de transporte internacional de autores brasileiros convidados a participarem de eventos literários no exterior. O apoio é de até US$ 1.500 por requerimento.

De acordo com o edital divulgado pela BN, os autores devem ter publicado pelo menos um livro no Brasil nas áreas de literatura e humanidades (romance, conto, poesia, crônica, literatura infantil, literatura juvenil, histórias em quadrinhos, teatro, obra de referência, ensaio literário, ensaio social ou ensaio de vulgarização científica).

As inscrições para o programa de intercâmbio de escritores nacionais são gratuitas e devem ser feitas até o dia 05 de setembro de 2016. Os interessados deverão enviar os documentos pedidos no edital, como o itinerário do autor e agenda de eventos previstos e o contrato de direitos de publicação entre o autor/agente literário e a editora estrangeira.

Entre os critérios que serão levados em conta na seleção estão: contribuição para a divulgação da literatura e da cultura brasileira; relevância da promoção do autor em eventos literários no exterior para a divulgação da literatura e cultura nacional e a consistência e capacidade de execução da agenda de eventos propostas pela editora ou instituição estrangeira.

A data provável para divulgação do resultado dos selecionados será no dia 28 de setembro de 2016 e o prazo para envio dos recursos será no dia 30 de setembro de 2016.

O edital e os formulários para preenchimento de inscrição para o programa de intercâmbio para autores brasileiros estão disponíveis no site da Biblioteca Nacional: http://www.bn.br/edital/2016/programa-intercambio-autores-brasileiros-exterior-edicao 

Conhece algum autor nacional que tenha sido publicado por editora estrangeira? Compartilhe!

Comentários

Mais lidas da semana