Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Intercâmbio de Autores Brasileiros 2016: Biblioteca Nacional divulga edital do programa

Você é autor e teve o seu livro publicado fora do país por alguma editora estrangeira ou fechou os direitos de publicação internacional da tradução? Saiba mais sobre o Programa de Intercâmbio de Autores Brasileiros da Biblioteca Nacional, instituição vinculada ao Ministério da Cultura.

No dia 18 de julho de 2016, a Fundação Biblioteca Nacional divulgou o edital do Programa de Intercâmbio de Autores Brasileiros no Exterior, com a proposta de dar apoio financeiro a editoras e instituições culturais estrangeiras interessadas na participação de autores nacionais em eventos literários fora do Brasil.


Autores brasileiros em eventos internacionais de literatura


O edital é voltado para editoras estrangeiras e instituições culturais, como centros culturais, universidades, festivais literários e demais organizadores de eventos literários. As inscrições selecionadas pela Fundação Biblioteca Nacional terão apoio parcial ou integral para custear as despesas de transporte internacional de autores brasileiros convidados a participarem de eventos literários no exterior. O apoio é de até US$ 1.500 por requerimento.

De acordo com o edital divulgado pela BN, os autores devem ter publicado pelo menos um livro no Brasil nas áreas de literatura e humanidades (romance, conto, poesia, crônica, literatura infantil, literatura juvenil, histórias em quadrinhos, teatro, obra de referência, ensaio literário, ensaio social ou ensaio de vulgarização científica).

As inscrições para o programa de intercâmbio de escritores nacionais são gratuitas e devem ser feitas até o dia 05 de setembro de 2016. Os interessados deverão enviar os documentos pedidos no edital, como o itinerário do autor e agenda de eventos previstos e o contrato de direitos de publicação entre o autor/agente literário e a editora estrangeira.

Entre os critérios que serão levados em conta na seleção estão: contribuição para a divulgação da literatura e da cultura brasileira; relevância da promoção do autor em eventos literários no exterior para a divulgação da literatura e cultura nacional e a consistência e capacidade de execução da agenda de eventos propostas pela editora ou instituição estrangeira.

A data provável para divulgação do resultado dos selecionados será no dia 28 de setembro de 2016 e o prazo para envio dos recursos será no dia 30 de setembro de 2016.

O edital e os formulários para preenchimento de inscrição para o programa de intercâmbio para autores brasileiros estão disponíveis no site da Biblioteca Nacional: http://www.bn.br/edital/2016/programa-intercambio-autores-brasileiros-exterior-edicao 

Conhece algum autor nacional que tenha sido publicado por editora estrangeira? Compartilhe!

Comentários

Mais lidas da semana