Pular para o conteúdo principal

Destaques

Dias de Isolamento, Estímulos e Tédio: Vidas Importam (Coronavírus) | Ben Oliveira

Mesmo para alguém no espectro autista (lembrando que não existem dois autistas iguais e há uma ampla variedade neurológica e de personalidade), os dias de isolamento não são necessariamente confortáveis.


Gostar de ficar em casa e precisar de tempo sozinho para recarregar as energias, não significa que autistas também não gostem de ver pessoas – muitos adoram andar ao ar livre. As pessoas confundem autismo, introversão, timidez e misantropia (aversão às pessoas).

O que eu queria falar é sobre a importância de se ocupar com o que te estimula. Na correria do dia a dia, todos abrimos mão daquilo que gostamos de fazer e do que nem sabíamos que gostamos. Além de ler e jogar, nesses dias aproveitei para organizar as coisas e brincar com as tintas e colas.

Deveria estar escrevendo mais, mas confesso que estou gostando de estimular outras áreas que estavam adormecidas. Sim, tenho muitos momentos de tédio, mas não acho que colocar a vida de outras pessoas em risco possa compensá-los.

Por outro …

Intercâmbio de Autores Brasileiros 2016: Biblioteca Nacional divulga edital do programa

Você é autor e teve o seu livro publicado fora do país por alguma editora estrangeira ou fechou os direitos de publicação internacional da tradução? Saiba mais sobre o Programa de Intercâmbio de Autores Brasileiros da Biblioteca Nacional, instituição vinculada ao Ministério da Cultura.

No dia 18 de julho de 2016, a Fundação Biblioteca Nacional divulgou o edital do Programa de Intercâmbio de Autores Brasileiros no Exterior, com a proposta de dar apoio financeiro a editoras e instituições culturais estrangeiras interessadas na participação de autores nacionais em eventos literários fora do Brasil.


Autores brasileiros em eventos internacionais de literatura


O edital é voltado para editoras estrangeiras e instituições culturais, como centros culturais, universidades, festivais literários e demais organizadores de eventos literários. As inscrições selecionadas pela Fundação Biblioteca Nacional terão apoio parcial ou integral para custear as despesas de transporte internacional de autores brasileiros convidados a participarem de eventos literários no exterior. O apoio é de até US$ 1.500 por requerimento.

De acordo com o edital divulgado pela BN, os autores devem ter publicado pelo menos um livro no Brasil nas áreas de literatura e humanidades (romance, conto, poesia, crônica, literatura infantil, literatura juvenil, histórias em quadrinhos, teatro, obra de referência, ensaio literário, ensaio social ou ensaio de vulgarização científica).

As inscrições para o programa de intercâmbio de escritores nacionais são gratuitas e devem ser feitas até o dia 05 de setembro de 2016. Os interessados deverão enviar os documentos pedidos no edital, como o itinerário do autor e agenda de eventos previstos e o contrato de direitos de publicação entre o autor/agente literário e a editora estrangeira.

Entre os critérios que serão levados em conta na seleção estão: contribuição para a divulgação da literatura e da cultura brasileira; relevância da promoção do autor em eventos literários no exterior para a divulgação da literatura e cultura nacional e a consistência e capacidade de execução da agenda de eventos propostas pela editora ou instituição estrangeira.

A data provável para divulgação do resultado dos selecionados será no dia 28 de setembro de 2016 e o prazo para envio dos recursos será no dia 30 de setembro de 2016.

O edital e os formulários para preenchimento de inscrição para o programa de intercâmbio para autores brasileiros estão disponíveis no site da Biblioteca Nacional: http://www.bn.br/edital/2016/programa-intercambio-autores-brasileiros-exterior-edicao 

Conhece algum autor nacional que tenha sido publicado por editora estrangeira? Compartilhe!

Comentários