Pular para o conteúdo principal

Destaques

Resenha: Jurassic Park – Michael Crichton

Jurassic Park (O Parque dos Dinossauros) foi uma leitura nostálgica para mim. À medida que me aventurava pelas páginas do romance, foi como se eu desenrolasse várias memórias relacionadas ao universo ficcional dos dinossauros, popularizado pela adaptação cinematográfica dirigida por Steven Spielberg, em 1993. O livro de ficção científica escrito por Michael Crichton foi republicado em 2015, pela Editora Aleph, com tradução de Marcia Men.


Compre o livro Jurassic Park (Michael Crichton): https://amzn.to/2pKUq7R

Mais do que entretenimento para os amantes de dinossauros, Jurassic Park é um conto caucionário sobre ciência, genética, ética e ambição humana. Hammond é um homem rico que idealiza um parque de diversão com dinossauros reais, sem se dar conta dos potenciais perigos de dar vida às criaturas.

Antes da abertura do parque, uma equipe de profissionais é convidada a visitar a Ilha Nublar, na Costa Rica, entre eles um matemático que alerta sobre as chances do projeto se tornar caótico e…

Intercâmbio de Autores Brasileiros 2016: Biblioteca Nacional divulga edital do programa

Você é autor e teve o seu livro publicado fora do país por alguma editora estrangeira ou fechou os direitos de publicação internacional da tradução? Saiba mais sobre o Programa de Intercâmbio de Autores Brasileiros da Biblioteca Nacional, instituição vinculada ao Ministério da Cultura.

No dia 18 de julho de 2016, a Fundação Biblioteca Nacional divulgou o edital do Programa de Intercâmbio de Autores Brasileiros no Exterior, com a proposta de dar apoio financeiro a editoras e instituições culturais estrangeiras interessadas na participação de autores nacionais em eventos literários fora do Brasil.


Autores brasileiros em eventos internacionais de literatura


O edital é voltado para editoras estrangeiras e instituições culturais, como centros culturais, universidades, festivais literários e demais organizadores de eventos literários. As inscrições selecionadas pela Fundação Biblioteca Nacional terão apoio parcial ou integral para custear as despesas de transporte internacional de autores brasileiros convidados a participarem de eventos literários no exterior. O apoio é de até US$ 1.500 por requerimento.

De acordo com o edital divulgado pela BN, os autores devem ter publicado pelo menos um livro no Brasil nas áreas de literatura e humanidades (romance, conto, poesia, crônica, literatura infantil, literatura juvenil, histórias em quadrinhos, teatro, obra de referência, ensaio literário, ensaio social ou ensaio de vulgarização científica).

As inscrições para o programa de intercâmbio de escritores nacionais são gratuitas e devem ser feitas até o dia 05 de setembro de 2016. Os interessados deverão enviar os documentos pedidos no edital, como o itinerário do autor e agenda de eventos previstos e o contrato de direitos de publicação entre o autor/agente literário e a editora estrangeira.

Entre os critérios que serão levados em conta na seleção estão: contribuição para a divulgação da literatura e da cultura brasileira; relevância da promoção do autor em eventos literários no exterior para a divulgação da literatura e cultura nacional e a consistência e capacidade de execução da agenda de eventos propostas pela editora ou instituição estrangeira.

A data provável para divulgação do resultado dos selecionados será no dia 28 de setembro de 2016 e o prazo para envio dos recursos será no dia 30 de setembro de 2016.

O edital e os formulários para preenchimento de inscrição para o programa de intercâmbio para autores brasileiros estão disponíveis no site da Biblioteca Nacional: http://www.bn.br/edital/2016/programa-intercambio-autores-brasileiros-exterior-edicao 

Conhece algum autor nacional que tenha sido publicado por editora estrangeira? Compartilhe!

Comentários

Mais lidas da semana