Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Confira 14 ilustrações originais do livro Alice no País das Maravilhas

Alice. Um nome que vem carregado de nostalgia por leitores de diversas idades nascidos nos últimos séculos. Difícil é não associá-lo à personagem que caiu no buraco do coelho e foi parar no mundo de fantasia – marco da literatura infantil e despertou a imaginação de milhões de leitores do mundo todo. Publicado há mais de 150 anos no Reino Unido pela Macmillian Publishers, a primeira edição do livro Alice no País das Maravilhas (Alice’s Adventure in Wonderland, 1865), do escritor Lewis Carroll, foi ilustrada pelo artista Sir John Tenniel.


Há mais de 100 anos, a obra literária está disponível em domínio público. No Brasil, foram publicadas diversas edições de Alice no País das Maravilhas com ilustrações de vários artistas. Segundo informações publicadas no Estadão, uma das primeiras edições brasileiras de Alice no País das Maravilhas foi publicada em 1931, com tradução e adaptação do escritor Monteiro Lobato e ilustração de A. L. Bowley.

O que começou como contos fantásticos orais para entreter as crianças, se transformou em um dos livros clássicos da literatura mundial que se tornou referência não só para leitores, mas também para professores, escritores de ficção, roteiristas, artistas, publicitários, linguistas e demais áreas de estudo e profissionais que souberam tirar proveito da produção literária de Lewis Carroll.

“Meu Deus, meu Deus! Como tudo é esquisito hoje! E ontem tudo era exatamente como de costume. Será que fui eu que mudei à noite? Deixe-me pensar: eu era a mesma quando me levantei hoje de manhã? Estou quase achando que posso me lembrar de me sentir um pouco diferente. Mas se eu não sou a mesma, a próxima pergunta é: ‘Quem é que eu sou?’. Ah, essa  é a grande charada!” – Trecho do livro Alice no País das Maravilhas, escrito por Lewis Carroll


Sobre o escritor


Lewis Carroll era o pseudônimo do matemático, fotógrafo, artista e escritor Charles Lutwdige Dodgson. Alice no País das Maravilhas foi traduzido para mais de idiomas. Segundo informações da Lewis Carroll Society of North America, os livros de Lewis Carroll estão entre os trabalhos mais citados da língua inglesa e as influências dele e do ilustrador John Tenniel podem ser vistas em todos lugares.

"Quando lia contos de fada, imaginava que essas coisas nunca aconteciam, e agora estou no meio de um deles! E quando crescer, vou escrever um livro… mas já estou crescida agora” – Alice, Lewis Carroll


Sobre o artista


Nascido em Londres, Inglaterra, no dia 28 de fevereiro de 1820, Sir John Tenniel foi um ilustrador e artística satírico, conhecido principalmente pelas ilustrações de Alice No País das Maravilhas (Alice’s Adventure in Wonderland), de 1865, Alice Através do Espelho e O Que Ela Encontrou Por Lá (Through the Looking-Glass and What Alice Found There), de 1872, e por publicar suas artes no jornal ilustrado Punch – também conhecido como The London Charivari, publicação de 1841 a 1992 e 1996 a 2002, famosa pelo humor satírico, caricaturas e desenhos.

"Poderia me dizer, por favor, que caminho devo tomar para ir embora daqui?"
"Depende bastante de para onde quer ir", respondeu o gato.
"Não me importa muito para onde", disse Alice.
"Então não importa que caminho tome", disse o Gato.


Confira 14 ilustrações de Sir John Tenniel publicadas na primeira edição ilustrada Alice no País das Maravilhas (Alice’s Adventures in Wonderland):















"Se cada um cuidasse da própria vida [...] o mundo giraria bem mais depressa" – Lewis Carroll

Confira algumas edições nacionais do livro Alice no País das Maravilhas:


Alice


A coleção de clássicos da editora Zahar traz os livros Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho, de Lewis Carroll, além das ilustrações originais de John Tenniel, introdução e notas escritas por Martin Gardner, considerado um dos maiores especialistas da obra de Carroll. Traduzida por Maria Luiza X. de A. Borges, a edição publicada em 2013 também traz bibliografia da obra de Lewis Carroll, filmografia de algumas adaptações de Alice para o cinema, a televisão e desenhos animados.



Aventuras de Alice no País das Maravilhas


A edição da Globo Livros, publicada em 2014, conta com tradução da jornalista e escritora Vanessa Barbara e ilustração da artista Yayoi Kusama, pioneira da pop art e do minimalismo do século XX.



A Pequena Alice no País das Maravilhas 


Vinte anos depois de seu grande clássico Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll reescreveu a mesma história para crianças de 0 a 5 anos: Nursery Alice, ou A pequena Alice no país das maravilhas. A Galerinha Record publicou em 2015 uma edição de comemoração aos 150 anos de Alice. A obra traz ilustrações do artista francês Emmanuel Polanco e tradução da escritora Marina Colasanti.



Alice no País das Maravilhas (Histórias em Quadrinhos)


Todas as histórias da famosa personagem Alice, de Lewis Carroll, em uma deslumbrante adaptação em quadrinhos. Alice no País das Maravilhas, Alice Através do Espelho e até mesmo o capítulo perdido da saga, A vespa de Peruca! Adaptação dos escritores Leah Moore e John Reppion, com ilustração de Érica Awano. Publicado pela Editora Mythos.


As ilustrações de John Tenniel da obra Alice’s Adventures in Wonderland estão em domínio público e disponíveis na Wikimedia Commons.

Veja também: 10 Ilustrações Inspiradas nos Contos de Mistério de Edgar Allan Poe

Gostou das primeiras ilustrações publicadas no livro Alice no País das Maravilhas? Compartilhe!

Comentários

  1. Oi Ben,

    que post incrível! Adoro Alice no País das Maravilhas e foi bem legal ver as ilustrações originais do livro!

    Beijos!
    Participe do sorteio e concorra ao livro O Menino Que Desenhava Monstros
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Luiza!
      Muito obrigado pela visita. Fico feliz que tenha gostado do post.
      Essas ilustrações são maravilhosas.
      Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana