Pular para o conteúdo principal

Destaques

Resenha: Vox – Christina Dalcher

Depois do sucesso da distopia O Conto da Aia (The Handmaid’s Tale) com a adaptação em série de televisão para o Hulu (serviço de streaming), é impossível ler Vox sem pensar no romance da autora canadense Margaret Atwood. A obra de ficção da escritora Christina Dalcher foi publicada no Brasil pela Editora Arqueiro, em 2018, com tradução de Alves Calado.


Compre o livro Vox (Christina Dalcher): https://amzn.to/2SOLJql

Livros como Vox, vão além do entretenimento, e nos lembram da importância da democracia e dos perigos da mistura entre religião e política, especialmente em tempos de conservadorismo hipócrita que alimenta a intolerância e a violência. Enquanto para algumas pessoas, essas questões provocam ansiedade, há quem ache um exagero – como aconteceu com a Dra. Jean McClellan, até ela perceber que era tarde demais.

A história se passa nos Estados Unidos. O que pareceria um absurdo se tornou a realidade do país com a ascensão do Movimento Puro e a limitação de 100 palavras por dia para…

10 Ilustrações Inspiradas nos Contos de Mistério de Edgar Allan Poe

Edgar Allan Poe é um desses escritores que jamais serão esquecidos. Seus contos de mistério e imaginação foram e ainda são fontes de inspiração para milhares de autores de todo mundo que escrevem diversas temáticas, como fantasia, horror, ficção científica e suspense. O artista e ilustrador de livros irlandês Harry Clarke foi responsável pela criação de imagens inspiradas nas narrativas curtas de Poe, cuja primeira edição do livro Tales of Mystery and Imagination foi publicada por George Harrap em 1919, em Londres. Em 1923, foi publicada uma segunda edição do livro com 8 imagens coloridas.


Conheça um pouco sobre o artista Harry Clarke:


Nascido em 1889, Harry Clarke foi um artista de vitrais reconhecido internacionalmente pelos seus trabalhos com janelas de vidros coloridos produzidas para instituições religiosas e comerciais da Irlanda, Inglaterra, Estados Unidos e Austrália. Mas um dos seus feitos marcantes foi a ilustração de livros, como Tales of Mystery and Imagination de Edgar Allan PoeFausto de Goethe e a antologia de poemas The Year’s at the Spring, publicada em 1920.

Segundo informações do site dedicado à vida do artista, em 1929, Harry Clarke foi diagnosticado com tuberculose e sua saúde que fora frágil ao longo de toda sua vida acabou piorando. O artista morreu em 1931, em Coira, na Suíça, aos 41 anos de idade.

Veja também: Resenha: Edgar Allan Poe: O Mago do Terror – Jeanette Rozsas 

“Existem cordas, nos corações dos mais indiferentes, que não podem ser tocadas sem emoção.” – Edgar Allan Poe, em A Máscara da Morte Vermelha 


Confira 10 ilustrações de Harry Clarke inspiradas nos contos de Edgar Allan Poe:


Ligeia, Edgar Allan Poe. Ilustração de Harry Clarke.
O Poço e o Pêndulo, Edgar Allan Poe. Ilustração de Harry Clarke
Uma descida no Maelström, Edgar Allan Poe. Ilustração de Harry Clarke.
Os Assassinatos da Rue Morgue, Edgar Allan Poe. Ilustração de Harry Clarke.
A Máscara da Morte Vermelha, Edgar Allan Poe. Ilustração de Harry Clarke.
Os fatos do caso do sr. Valdemar, Edgar Allan Poe. Ilustração de Harry Clarke.
O Barril de Amontillado, Edgar Allan Poe. Ilustração de Harry Clarke.
O Coração Denunciador, Edgar Allan Poe. Ilustração de Harry Clarke.
A Queda da Casa de Usher, Edgar Allan Poe. Ilustração de Harry Clarke.
Morella, Edgar Allan Poe. Ilustração de Harry Clarke.
Confira também: 12 Contos de Edgar Allan Poe para Ouvir Grátis

Assista: Animação baseada no conto O Coração Delator, do escritor Edgar Allan Poe 


Edição nacional do livro com contos de Poe


Para quem ficou interessado em obter a versão impressa das histórias criadas por Poe junto com os desenhos, no Brasil, a Editora Alaúde, por meio do selo Tordesilhas, publicou o livro Contos de Imaginação e Mistério, de Edgar Allan Poe, com as ilustrações de Harry Clarke e o prefácio de Charles Baudelaire.

Confira a sinopse da edição da Tordesilhas: Em 1919 a editora londrina George G. Harrap & Co. lançou uma antologia de contos de Edgar Allan Poe, que àquela altura já era reconhecido como o pai das histórias de suspense e mistério. A edição, porém, não se limitava a reproduzir as narrativas: luxuosa, ela foi ilustrada pelo irlandês Harry Clarke (1889-1931). É exatamente essa edição que o selo Tordesilhas lança no Brasil, mas com um precioso acréscimo: posfácio de Charles Baudelaire (1821-1867), primeiro tradutor de Poe para o francês e a reconhecer a genialidade do escritor norte-americano.


No site 50 Watts é possível conferir 24 imagens em preto e branco feitas por Harry Clarke para a edição original de Contos de Imaginação e Mistério, de 1923. O dono do blog escaneou as ilustrações do livro, que já estão em domínio público. Na Wikimedia Commons também estão disponíveis alguns dos desenhos de Harry Clarke.

Veja também: Confira 14 ilustrações originais do livro Alice no País das Maravilhas 

Gostou do post com as ilustrações? Compartilhe!

Comentários

  1. Eu tenho esse livro, e é um dos mais lindos que tenho na minha estante! Sem contar os da editora Darkside, é o mais lindo hahaha Poe <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pandora!
      Esta edição da Tordesilhas ficou maravilhosa mesmo. Edgar Allan Poe ♥ Essas ilustrações são fantásticas!

      Excluir
  2. Olá, Ben!
    Achei muito interessante o conteúdo do post. Comprei há pouco tempo o "Contos de imaginação e mistério" nessa edição que você citou, porque sempre a achei muito bonita e acreditei que teria uma quantidade maior de contos do que outras seleções de histórias do Poe. Mas eu não sabia praticamente nada sobre o ilustrador, e o seu post me trouxe muita coisa nova! Os desenhos são realmente muito elaborados, e em alguns, eu reconheci de imediato o conto referente.
    Meus parabéns pelo post e pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lethycia!
      Gratidão pela sua visita por aqui. Fico feliz que tenha gostado do conteúdo. Achei bacana compartilhar as ilustrações, ainda mais que entraram em domínio público e nem todos têm o livro.
      Muito obrigado pelo carinho no comentário.
      Abraço

      Excluir
  3. Respostas
    1. Oi, Ana Luiza!
      Fico feliz que tenha gostado das ilustrações. Edgar Allan Poe + arte = tudo a ver ♥
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana