Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sem talvez

Não havia talvez quando se tratava de pôr a própria saúde mental em primeiro lugar, especialmente quando o outro a estava negligenciando. Não havia talvez para continuar sustentando um relacionamento que não ia para frente, no qual o outro se negava a se responsabilizar e se colocava constantemente no papel de vítima. Não havia talvez quando você havia se transformado em uma espécie de terapeuta que tinha que ficar ouvindo reclamações e problemas constantes, se sentindo completamente drenado após cada interação. Já não havia espaço para o talvez. Talvez as coisas seriam diferentes se o outro tivesse o mesmo cuidado com a saúde mental que você tem. Talvez a fase ruim iria passar um dia. Talvez a pessoa ia parar de se pôr como vítima e começar a se responsabilizar. Eram muitos talvez que não tinha mais paciência para esperar. Então, não, já havia aguentado mais do que o suficiente. Não era responsável por lidar com os problemas do outro. Não era responsável por tentar levar leveza diante...

Livro sobre gênios da humanidade estreia nova linha editorial da DarkSide Books

O livro Onde Nascem os Gênios (The Geography of Genius: A Search for the World's Most Creative Places from Ancient Athens to Silicon Valley), do jornalista e autor de não ficção Eric Weiner é a primeira aposta da nova linha editorial da DarkSide Books: Crânio, que tem a proposta de estimular o leitor a entender e questionar o mundo que estamos construindo. A obra, com tradução de Dalton Caldas, deve ser lançada em novembro de 2016.

O livro Onde Nascem Os Gênios já está em pré-venda.



“Após desenterrar clássicos inesquecíveis e revelar novos fenômenos da literatura dark, a 1ª editora brasileira inteiramente dedicada ao terror e à fantasia amplia seus horizontes. O objetivo é trilhar novos caminhos, mostrando que ciência, inovação, história e filosofia podem ser tão surpreendentes quanto a mais criativa obra de ficção”, afirma a DarkSide Books em release oficial do lançamento de Onde Nascem os Gênios.



Sobre o livro Onde Nascem os Gênios:


Vamos embarcar em um viagem única e sem bilhete de volta para conhecer a origem e as raízes que alimentaram a mente e o espírito dos grande gênios da humanidade, conduzidos pelo aclamado autor Eric Weiner, um inveterado andarilho, amante da estrada e apaixonado pelo mundo em que vivemos. Um livro diferente: ora um diário de viagem, ora um romance repleto de informações históricas e costurado com muito humor e um olhar único de quem conhece o mundo como a palma de sua mão.

"A história do mundo não é a história de golpes e revoluções. É a história de chaves perdidas e café queimado e uma criança dormindo em seus braços. História é a soma não registrada de um milhão de momentos diários" – Eric Weiner

De Atenas, na Grécia antiga, ao Vale do Silício dos dias de hoje, Weiner tenta compreender a conexão entre o ambiente e o surgimento dos grandes gênios que transformaram o mundo e abriram novos caminhos e possibilidades. Um verdadeiro passeio por onde as lâmpadas mais brilhantes da humanidade acenderam e iluminaram a nossa trajetória até hoje. Não são poucos os gênios espalhados por esse vasto planeta mas nem todos conseguiram colocar seu nome na história. Nas palavras de um dos grande gênios ainda vivos, Stephen Hawking, “a inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança”. E essa pode ser a grande faísca para um simples lampejo de genialidade capaz de mudar a rota da nossa história, das nossas vidas e de todas nossas convicções.

Weiner explora a história de lugares — como a Viena da virada do século xix para o xx, a Florença renascentista, a antiga Atenas, a dinastia Song Hangzhou, que governou a China de 960 a 1279, até a Califórnia contemporânea — para mostrar como certas configurações urbanas são apropriadas para a concentração e ebulição das melhores mentes da época. Faremos os mesmos caminhos que inspirou figuras como Sócrates, Michelangelo e Leonardo da Vinci para tentar descobrir, com a ajuda de Weiner, o que ainda paira de especial sobre cada um desses locais.

Esta ligação pode ser rastreada através da história: a teoria da evolução de Darwin, concebida enquanto andava em uma carruagem. Os grandes pensamentos de Freud que tomaram forma durante suas visitas a uma singela cafeteria local. Beethoven e suas longas caminhadas no meio da mata, cercado pelo poderoso e gutural som da floresta.

"Nós estamos no nosso estado mais criativo quando temos algo para empurrar. Criatividade não requer condições perfeitas. Na verdade, ela prospera nas imperfeitas. O bloco de mármore em que Michelangelo esculpiu sua obra-prima, o David, tinha sido descartado por outros artistas. Eles consideraram defeituoso, e eles estavam certos. Mas Michelangelo viu esse defeito como um desafio, não um desqualificador"  – Eric Weiner

Com uma narrativa afiada e provocativa, Onde Nascem os Gênios redefine o argumento sobre como uma mente brilhante floresce e se torna o fruto da cultura e do ambiente que somos condicionados e inaugura a nova linha editorial da DarkSide® Books em grande estilo.


Sobre o autor 


Eric Weiner é jornalista e autor de obras de não ficção, como The Geography of Bliss e Man Seeks God. Trabalhou como correspondente da National Public Radio (npr) e seu trabalho tem sido publicado no New York Times, Slate, Quartz, Los Angeles Times, Foreign Policy e na BBC. Por alguma razão, vivem em Washington, DC. Saiba mais em ericweinerbooks.com


Além da obra Onde Nascem os Gênios, a DarkSide deve publicar também o livro Superinteligência (Superintelligence: Paths, Dangers, Strategies), do filósofo Nick Bostrom. A obra conta com prefácio exclusivo para a edição brasileira feita pelo físico, astrônomo, professor e escritor Marcelo Gleiser.

E aí, gostou da novidade? Ficou curioso? Comente!

Comentários

  1. Um livro bem original e interessante, mas acho que não faz muito o meu estilo :(

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Obrigado pela visita. Não é o tipo de leitura preferida, mas eu leria com muito prazer. Acredito que sou curioso para entender mais sobre o assunto, principalmente, os gênios que eram artistas.
      Abraços

      Excluir
  2. que coisa mais linda essa edição ...parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bora Ler!
      Também achei. Como sempre, a editora caprichou no projeto gráfico. Já estou louco para ler! Mergulhar neste lado mais histórico e pensador da DarkSide, vai ser uma experiência interessante.
      Abraços

      Excluir
  3. "milhões de momentos diários"....gostei, profundo tudo é muito importante e ao mesmo tempo não tem importância nenhuma...como diria Gandhi

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana