Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Resenha: The Heart of Betrayal – Mary E. Pearson

Após me envolver com a jornada de Lia em The Kiss of Deception, o primeiro livro da série Crônicas de Amor e Ódio (The Remnant Chronicles), da escritora Mary E. Pearson, publicado no Brasil pela editora DarkSide Books, decidi me aventurar pela continuação da história The Heart of Betrayal. O romance com temática de fantasia, originalmente publicado em inglês, foi traduzido para o português por Ana Death Duarte.

O desenrolar inicial do livro é um pouco lento. Com algumas mudanças acontecendo na vida de Lia, Rafe e Kaden, novos personagens são introduzidos na história e mais vamos nos aprofundando em como eles chegaram até aquele ponto. Os passados dos personagens principais são explorados, muitos segredos saem debaixo do tapete e os conflitos vão se intensificando, à medida que o romance vai sucedendo.


Narrado em primeira pessoa, o principal ponto de vista do romance é o de Lia, mas também acompanhamos Rafe, Kaden e Pauline – ela, que nesta sequência tem menos peso na narrativa do que no primeiro livro, mas não deixa de nos instigar e provocar empatia. Enquanto Lia, Rafe e Kaden nos fornecem visões do que está acontecendo no ambiente em que eles estão limitados geograficamente em Venda, Pauline faz a ponte com o outro reino, nos mantendo por dentro do que está acontecendo ao redor e dando a entender que há muitos mistérios que serão amarrados na próxima obra.

“Contei a história dos mundos que eu tinha visto, de cidades inteiras destruídas, não importando o quão ao longe e amplamente elas se espalhavam, e de cidades ascendendo aos céus, de imensa magia, que não conseguiram aguentar uma tempestade furiosa. Contei a eles sobre templos exaltados que se derreteram para dentro da terra e dos vales que vertiam como lágrimas o sangue de gerações. Porém, em meio a tudo isso, duas irmãs permaneciam lado a lado, fortes e leais, até que uma besta se ergueu das cinzas e separou-as, à força, uma da outra, pois até mesmo as estrelas lançadas à terra não foram capazes de destruir todas as últimas sombras da escuridão”

O triângulo amoroso entre Lia, Rafe e Kaden permanece forte em The Heart of Betrayal. A figura do Komizar apimenta esse conturbado relacionamento, acrescentando mais emoções à narrativa. A trilogia de Mary E. Pearson não só nos entretém, mas também nos faz refletir sobre como nossas vidas são moldadas de acordo com nossas culturas, histórias e experiências. Totalmente fora de sua zona de conforto, Lia se vê diante de novos inimigos, aprendendo mais sobre o seu dom da visão e conhecendo um pouco dos bastidores, teatros políticos e ciladas que envolvem aqueles que buscam o poder.


Lia testemunha a crueldade e violência imposta pelo Komizar, mas também se dá conta de que a vida do povo bárbaro não é tão diferente do seu povo. Aliás, desde o momento em que Lia sai da bolha que vivia no reinado de Morrighan, ela se dá conta dos desafios de diferentes pessoas e de como mesmo com tantas dificuldades, muitos acabam dando um jeito de seguir em frente ou pior, muitos aceitam suas próprias condições e são ignorantes diante de outras realidades.

“Meu dom raramente entrava em cena. Umas poucas vezes eu fui tomada por uma sensação de algo grande e escuro descendo. Suguei o ar para dentro e olhei para cima, realmente esperando ver uma coisa de garras pretas precipitando-se para cima de mim, mas não havia nada lá. Apenas uma sensação de que eu rapidamente me desvencilharia quando visse o Komizar sorrindo. Ele nunca perdia uma oportunidade de transformar isso em algo corrupto e vergonhoso. Ele fazia com que eu desejasse sufocar o dom em vez de dar ouvidos a ele. Parecia impossível nutrir alguma coisa em sua presença”.

A busca pelo conhecimento, seja por meio dos livros ou da oralidade, é explorada no romance, no entanto a intuição, a magia e demais sensações que nem sempre conseguimos explicar também são pontos-chave. A arte de contar histórias e de como somos influenciados e movidos pelas palavras e de que forma elas se conectam com o universo da fantasia e da magia, torna a narrativa ainda mais fascinante.

Quando um assassino, uma princesa e um príncipe precisam entrar no perigoso jogo com um destemido e cruel personagem, testando seus limites de resistência físico e emocional, eles correm o risco de perderem suas cabeças, literalmente. A riqueza de detalhes e o entrelaçamento dos diferentes pontos de vistas junto com os textos sagrados que compõem a mitologia dentro do romance são combustíveis para que o leitor prossiga se aventurando pelas páginas do livro. Como toda jornada, há momentos de ritmos mais lentos que logo dão espaço para cenas com mais ações e agilidades – é preciso se entregar à leitura.


“Minhas memórias sagradas começaram na forma de elocuções, uma melodia sem palavras que acompanhava a música da cítara, cada nota emitindo as batidas da criação, girando em minha barriga, uma canção que não pertencia a qualquer reino e a qualquer homem, apenas a mim mesma a aos céus. E então as palavras vieram, um reconhecimento de sacrifícios e da longa jornada de uma menina, e beijei dois dedos, erguendo-os aos céus, um para os perdidos e um para aqueles ainda por vir”

Mary E. Pearson, mais uma vez, nos deu um gostinho de como uma personagem heroína pode desafiar e questionar as coisas ao seu redor. Quem Lia vai escolher? De que forma os dons da protagonista irão ajudá-la a se salvar das enrascadas em que eles estão se metendo? Por ser o livro do meio da série, The Heart of Betrayal responde algumas questões que ficaram abertas até o final de The Kiss of Deception, mas levanta tantas outras que aguardamos ansiosamente encontrar as respostas em The Beauty of Darkness (terceiro livro da série Crônicas de Amor e Ódio).


Sobre a autora – Mary E. Pearson é uma premiada escritora do sul da Califórnia, conhecida por seus outros sete livros juvenis – entre eles a série popular The Jenna Fox Chronicles. Mary é formada em artes pela Long Beach State University e possui mestrado pela San Diego State University. Aventurou-se em trabalhar como artista por um tempo, até receber o maior desafio que a vida poderia lhe proporcionar: ser mãe. Adora longas caminhadas, cozinhas e viajar para novos destinos sempre que tem a oportunidade. Atualmente, é autora em tempo integral e mora em San Diego, junto com seu marido e seus dois cachorros. Saiba mais em marypearson.com.

Sobre a editora – A DarkSide Books é uma editora que investe em livros com temática sombria, especialmente de terror e de fantasia. Certas coisas nunca hão de morrer. A atitude punk. Os zumbis de George A. Romero. E, é claro, um bom livro. Ele é muito mais do que um objeto de papel. Já foi feito de rocha, pele de carneiro, papiro. Hoje, pode estar armazenado nas nuvens, como sempre esteve em nossa memória. A tecnologia apenas expande as possibilidades - o prazer de contar e recontar histórias continua igual. O livro é um universo em si mesmo. Um acervo de personagens inesquecíveis que guardamos na cabeceira da cama, e que à noite volta para povoar nossos sonhos. Na Darkside®, nós investimos em livros. Especialmente, livros de terror e fantasia. Fazemos questão de publicar as histórias que amamos. Algumas viraram filmes, games ou lendas urbanas, mas todas reservam experiências únicas em suas páginas. Os formatos também são múltiplos: Papel. Digital. Free-books. Edições numeradas de colecionador. Seguindo o padrão quase psicopata de qualidade, cada livro Darkside tem que ser precioso no texto, na capa e no design. Então leia, releia, baixe, divulgue, colecione. No que depender de todos nós, Darksiders, o livro vai continuar mais vivo do que nunca. Darkside® Books. Book's not dead.

E você, já leu The Heart of Betrayal? Ficou com vontade de ler? Comente!

Comentários

  1. A minha curiosidade só aumenta :) já li várias reviews sobre esta trilogia e só elogios. Obrigado pela sugestão :)

    Bitaites de um Madeirense | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paulo!
      Fico feliz que tenha gostado da indicação. Sou um pouco suspeito. Gostei bastante do primeiro e fiquei cativado pelo segundo. Gosto muito da temática de fantasia, principalmente quando envolve magia e nos leva a refletir. A leitura se torna prazer em dobro ;)
      Abraços

      Excluir
  2. AMEI O POST! Como eu disse na minha resenha, gostei muito do fato de a autora ter explorado mais a parte fantástica da história! A Lia, na minha opinião, continua a garota destemida que corre atrás do que acredita! Amei! *-*

    Abraços.
    Alex, do Um Bookaholic. <3

    umbookaholic.com | Canal | @umbookaholic: Twitter | Instagram

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana