Pular para o conteúdo principal

Destaques

Resenha: Tempo de Cura – Monja Coen

O livro Tempo de Cura , da autora Monja Coen , está repleto de reflexões e foi escrito no período da Pandemia de Covid-19, no período em que o Brasil e o resto do mundo estava lidando com questões como o isolamento social e o uso de máscaras respiratórias, bem como com pessoas que se negavam a seguir as orientações de saúde pública. O livro foi publicado pela editora Academia , em 2021. Compre o livro: https://amzn.to/3PiBtFO Em um período difícil, no qual as pessoas tiveram que lidar com a solidão, doenças e mortes, o livro escrito pela Monja Coen serviu como bálsamo para acalmar os corações e mentes – e pode ser lido até nos dias atuais, pois nunca estamos completamente imunes a passar por uma próxima pandemia e a doença permanece causando impactos para a saúde da população.  Compartilhando suas primeiras experiências com o zen e a meditação, Monja Coen é certeira em falar sobre a importância da paz e da cura e da preocupação com o bem-estar coletivo, dando como exemplo as orientaçõe

BookTube: Canais sobre livros no YouTube são tema de pesquisa de comunicação

A doutoranda Renata Prado Alves Silva apresentou um trabalho sobre canais literários, em setembro de 2016, no GP de Produção Editorial do XVI Encontro dos Grupos de Pesquisa em Comunicação, evento componente do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). Com o título BookTube: Livros e Leitura em Vlogs no YouTube, a pesquisa abordou algumas características específicas destes canais de criadores de conteúdo sobre livros.


Segundo a pesquisadora, o termo BookTube teve primeira referência em 2011, mesmo existindo vídeos mais antigos no YouTube sobre livros, mas começou a se consolidar a partir de 2013. Por meio do trabalho, Renata Prado Alves Silva investigou os metadados de alguns dos maiores canais literários em língua inglesa, traçando quais são os pontos em comum (tipos de vídeos e termos adotados, como Book Haul, BookShelf Tour, To Be Read, Wrap Up) e quais foram as obras literárias mais citadas nesses canais.

Os canais sobre livros analisados pela pesquisadora contam com mais de 100 mil inscritos, sendo cinco dos Estados Unidos (Polland Bananas Books, A Book Utopia, Katytastic, Peruse Project, Jesse The Reader) e um da Austrália (Little Book Owl).

Entre os livros mais citados estavam a saga Harry Potter, a série Instrumentos Mortais, além de trilogias como Divergente e Jogos Vorazes. Segundo a pesquisadora, as informações são relevantes, especialmente para o mercado editorial, pois apontam, por exemplo, que o gênero mais representativo é o Jovem Adulto (Young Adult), com destaque para Fantasia e Contemporâneo. A autora ainda ressalta que em breve deve ser realizada uma pesquisa semelhante com os principais canais de BookTube no Brasil.

Ficou interessado? A pesquisa pode ser conferida no link a seguir: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-1079-1.pdf
***
Gostei bastante da iniciativa da pesquisa, pois acredito que os canais sobre livros no YouTube, assim como os blogs literários são ferramentas complementares no incentivo do hábito da leitura. Apesar da pesquisa se focar nos booktubers gringos, em sua maioria norte-americanos, muitos dos termos e formatos são utilizados no mundo inteiro, inclusive por booktubers brasileiros.

Esses conteúdos criados por usuários (leitores e escritores) têm contribuído para o consumo de livros, ajudando a oxigenar e movimentar o mercado livreiro, bem como a apresentar diferentes obras literárias e autores, que nem sempre ganham destaque nos meios tradicionais de comunicação. Com o enxugamento das redações e fechamento de várias revistas, a comunicação digital ajudou a formar comunidades de pessoas apaixonadas por livros.

Como leitor, escritor e produtor de conteúdo, fico feliz em ver pesquisas relacionadas ao universo literário na internet.

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e do livro de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1), disponível no Wattpad.

Comentários

Mais lidas da semana