Pular para o conteúdo principal

Destaques

Palavras não ditas

Era uma vez um escritor que tinha tanta empatia por alguém próximo, que, muitas vezes, levava para a terapia problemas que não eram seus. Nem sempre sabia como ajudar. Não sabia como dizer não. Sempre estava disposto a ouvir. Até o dia em que se esgotou e se deu conta de que se as coisas não mudassem, ali não era seu lugar para ficar. Quando foi que precisou se diminuir tanto para caber nas expectativas do outro? O outro sequer sabia que seus posicionamentos ideológicos eram contrários e, vez ou outra, sofria com microagressões, mas se silenciava em bem da amizade – era quase como se vivesse uma vida dupla, da qual o outro desconhecia. Foi deixando um monstro crescer cada vez mais, um monstro alimentado pelo silêncio e que tanto se preocupava com o outro, que às vezes se deixava de lado. Para pessoas que estão familiarizadas com impor limites, o caso poderia ser bobeira, mas para ele, havia chegado a um estado de exaustão, no qual não queria voltar atrás. Estava exausto de ouvir proble...

BookTube: Canais sobre livros no YouTube são tema de pesquisa de comunicação

A doutoranda Renata Prado Alves Silva apresentou um trabalho sobre canais literários, em setembro de 2016, no GP de Produção Editorial do XVI Encontro dos Grupos de Pesquisa em Comunicação, evento componente do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). Com o título BookTube: Livros e Leitura em Vlogs no YouTube, a pesquisa abordou algumas características específicas destes canais de criadores de conteúdo sobre livros.


Segundo a pesquisadora, o termo BookTube teve primeira referência em 2011, mesmo existindo vídeos mais antigos no YouTube sobre livros, mas começou a se consolidar a partir de 2013. Por meio do trabalho, Renata Prado Alves Silva investigou os metadados de alguns dos maiores canais literários em língua inglesa, traçando quais são os pontos em comum (tipos de vídeos e termos adotados, como Book Haul, BookShelf Tour, To Be Read, Wrap Up) e quais foram as obras literárias mais citadas nesses canais.

Os canais sobre livros analisados pela pesquisadora contam com mais de 100 mil inscritos, sendo cinco dos Estados Unidos (Polland Bananas Books, A Book Utopia, Katytastic, Peruse Project, Jesse The Reader) e um da Austrália (Little Book Owl).

Entre os livros mais citados estavam a saga Harry Potter, a série Instrumentos Mortais, além de trilogias como Divergente e Jogos Vorazes. Segundo a pesquisadora, as informações são relevantes, especialmente para o mercado editorial, pois apontam, por exemplo, que o gênero mais representativo é o Jovem Adulto (Young Adult), com destaque para Fantasia e Contemporâneo. A autora ainda ressalta que em breve deve ser realizada uma pesquisa semelhante com os principais canais de BookTube no Brasil.

Ficou interessado? A pesquisa pode ser conferida no link a seguir: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-1079-1.pdf
***
Gostei bastante da iniciativa da pesquisa, pois acredito que os canais sobre livros no YouTube, assim como os blogs literários são ferramentas complementares no incentivo do hábito da leitura. Apesar da pesquisa se focar nos booktubers gringos, em sua maioria norte-americanos, muitos dos termos e formatos são utilizados no mundo inteiro, inclusive por booktubers brasileiros.

Esses conteúdos criados por usuários (leitores e escritores) têm contribuído para o consumo de livros, ajudando a oxigenar e movimentar o mercado livreiro, bem como a apresentar diferentes obras literárias e autores, que nem sempre ganham destaque nos meios tradicionais de comunicação. Com o enxugamento das redações e fechamento de várias revistas, a comunicação digital ajudou a formar comunidades de pessoas apaixonadas por livros.

Como leitor, escritor e produtor de conteúdo, fico feliz em ver pesquisas relacionadas ao universo literário na internet.

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e do livro de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1), disponível no Wattpad.

Comentários

Mais lidas da semana