Inspector Koo (2021) é um drama coreano de ação sobre uma ex-policial que tenta seguir os rastros de uma serial killer atriz que consegue cometer seus crimes, organizar e limpar as cenas a ponto de as mortes serem consideradas atos de suicídio. A série de 12 episódios está disponível na Netflix . Quando crimes supostamente aleatórios continuam acontecendo, a intuição e as memórias da Koo Kyung-yi (Lee Young-ae) se voltam para antigos casos nos quais ela via uma conexão, ainda que não conseguisse provar e a ponto das pessoas acharem que ela estava obcecada e paranoica. Atriz e muito inteligente em relação aos criminosos comuns, Song Yi-kyung (Kim Hye-jun) começou seus atos criminais desde o período em que estudava teatro no colégio. Suas habilidades de atuação ainda que questionáveis, chegando a dar um tom cômico e teatral à personagem, ainda que se trate de uma psicopata. Apesar de não fazer mais parte da polícia, Koo não consegue desistir de sua missão de capturar a assassina em
BookTube: Canais sobre livros no YouTube são tema de pesquisa de comunicação
A doutoranda Renata Prado Alves Silva apresentou um trabalho sobre canais literários, em setembro de 2016,no GP de Produção Editorial do XVI Encontro dos Grupos de Pesquisa em Comunicação, evento componente do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). Com o título BookTube: Livros e Leitura em Vlogs no YouTube, a pesquisa abordou algumas características específicas destes canais de criadores de conteúdo sobre livros.
Segundo a pesquisadora, o termo BookTube teve primeira referência em 2011, mesmo existindo vídeos mais antigos no YouTube sobre livros, mas começou a se consolidar a partir de 2013. Por meio do trabalho, Renata Prado Alves Silva investigou os metadados de alguns dos maiores canais literários em língua inglesa, traçando quais são os pontos em comum (tipos de vídeos e termos adotados, como Book Haul, BookShelf Tour, To Be Read, Wrap Up) e quais foram as obras literárias mais citadas nesses canais.
Entre os livros mais citados estavam a saga Harry Potter, a série Instrumentos Mortais, além de trilogias como Divergente e Jogos Vorazes. Segundo a pesquisadora, as informações são relevantes, especialmente para o mercado editorial, pois apontam, por exemplo, que o gênero mais representativo é o Jovem Adulto (Young Adult), com destaque para Fantasia e Contemporâneo. A autora ainda ressalta que em breve deve ser realizada uma pesquisa semelhante com os principais canais de BookTube no Brasil.
Gostei bastante da iniciativa da pesquisa, pois acredito que os canais sobre livros no YouTube, assim como os blogs literários são ferramentas complementares no incentivo do hábito da leitura. Apesar da pesquisa se focar nos booktubers gringos, em sua maioria norte-americanos, muitos dos termos e formatos são utilizados no mundo inteiro, inclusive por booktubers brasileiros.
Esses conteúdos criados por usuários (leitores e escritores) têm contribuído para o consumo de livros, ajudando a oxigenar e movimentar o mercado livreiro, bem como a apresentar diferentes obras literárias e autores, que nem sempre ganham destaque nos meios tradicionais de comunicação. Com o enxugamento das redações e fechamento de várias revistas, a comunicação digital ajudou a formar comunidades de pessoas apaixonadas por livros.
Como leitor, escritor e produtor de conteúdo, fico feliz em ver pesquisas relacionadas ao universo literário na internet.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário. Volte sempre!