Pular para o conteúdo principal

Destaques

Autismo: Neurociências, ajustes e discussões que vão além do social

O céu de um autista pode ser o inferno do outro. Somos diferentes em todos critérios. Cada caso é um caso.



Comparar um autista como eu, que sou camaleão e tenho autonomia com um que precise de mais apoio e tenha mais limitações sensoriais não seria justo.

Eu ressalto que todo autista deve lembrar disso quando produzir conteúdo. Não adianta achar que existe um modelo único de inclusão, se ao priorizar algumas coisas, você deixa de lado outras. Por isso, abordar a questão do autismo é algo muito complexo. Da mesma forma, que não existe um personagem da ficção ou uma pessoa autista que vai representar o espectro autista inteiro.

Os ajustes que são feitos para alguns, podem ser desajustes para outros. Por isso dizemos que existem vários autismos, independente do grau.
Do mesmo modo que não existem dois autistas iguais, não existem dois aspies iguais (pessoas com Síndrome de Asperger); não existem dois aspies com superdotação iguais (pessoas com Dupla Excepcionalidade). Somos todos diferent…

Vídeo: Tag Literária – Redes Sociais

Nesta semana saiu vídeo novo no meu canal do YouTube. Para quem não sabe, durante esta semana estou viajando, mas mesmo assim aproveitei para gravar um vídeo para vocês, desta vez respondendo a Tag Literária: Redes Sociais. Esta tag foi criada pela booktuber Reagan, do canal gringo Faultydevices.


Assista ao vídeo no qual eu respondo a Tag Literária: Redes Sociais:



Para quem não gosta de vídeos e prefere conferir as respostas em texto, vou colocar abaixo a tag literária Redes Sociais e quais foram os livros que eu selecionei. Confira abaixo a tag literária Redes Sociais:

Twitter: Um livro que você quer compartilhar com todo mundo


As Rosas e a Revolução, da escritora brasileira Karina Dias. É um romance com temática lésbica que se passa na época da ditadura militar no Brasil. O livro nos emociona e nos relembra os inúmeros desafios da época, como o preconceito e as agressões sofridas por artistas e homossexuais. É um romance sobre amores proibidos.


Facebook: Um livro do qual você gostou muito e que foi recomendado por outra pessoa


Felicidade Clandestina, da autora Clarice Lispector. Eu li este livro no meu primeiro semestre de Letras, antes de parar a faculdade e me mudar de cidade (para quem não sabe, eu morava em Campo Grande-MS e agora estou morando em Blumenau-SC). Apesar de já ter entrado em contato antes com outras obras da Clarice, não tinha mergulhado em seus contos. Foi muito bacana me aventurar nestas narrativas curtas, que transmitem bem a essência da escritora.

Tumblr: Um livro que você leu antes de criar seu canal no YouTube, e do qual ainda não falou em vídeo


Negro Amor, do escritor Ricardo Bellissimo. Este livro é muito intenso e é para quem gosta de romances sombrios com uma pegada Gore. É preciso estômago forte para ler este romance, que te leva a acompanhar a história de uma legista à procura do amor, e como seu caminho acaba levando-a até pessoas bem estranhas e perigosas.

Myspace: Um livro que você não tem a intenção de reler


Desenterrando o Passado, da Agatha Christie. É um livro autobiográfico que reconta algumas das aventuras da escritora com o seu marido que era arqueologista. Eu esperava algo mais emocionante, mas infelizmente não foi um livro que me prendeu.

Instagram: Um livro com uma capa bonita (ou, um livro fotogênico)


Normalmente, eu mostraria algum livro da editora DarkSide Books, mas para variar um pouco e aproveitando que estou no meu quarto na casa dos meus pais (me mudei de cidade e não pude levar metade dos meus livros), então, quis mostrar alguns livros diferentes. Eu acho muito bonita essa edição de Os Diários de Carrie, da Candace Bushnell, é um livro que conta a história da Carrie Bradshaw durante sua adolescência, antes de sua fama como colunista e escritora. Fica aqui a minha indicação de leitura para quem gosta de Sex and the City.

Youtube: Um livro do qual você gostaria de ver uma adaptação para o cinema


Garoto Encontra Garoto, do David Levithan. Este livro foi ganhador de um prêmio e é muito bacana, pois ajuda  com a questão da visibilidade: são poucos livros voltados para leitores mais jovens que abordam dilemas do amor e amizade, relacionados à homossexualidade, principalmente


Skype: Um livro com personagens com os quais você gostaria de conversar


Para Sempre, da Alyson Noël. Eu gosto muito da Ever e da sensitividade dela: a personagem é capaz de enxergar a aura dos outros, ler os pensamentos de outras pessoas, entre inúmeras outras habilidades que são reveladas ao longo da série Os Imortais. É uma protagonista com a qual eu simpatizo bastante.

Quer ficar por dentro das novidades? Me acompanhe nas redes sociais:

Página no Facebook: https://www.facebook.com/benoliveiraautor

Twitter: https://twitter.com/Ben_Oliveira

Instagram: https://www.instagram.com/benoliveira/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCV1WEyo8MV0NCoiXI1MYJ-Q

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e do livro de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1), disponível no Wattpad.

Comentários

  1. Gostei dessas listas, Ben. Já acrescentei dois, aqui. Baci!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Evelyn!
      Gratidão pela visita. Fico feliz que tenha gostado das indicações de leitura ♥

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana