Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Lançamento: Livro sobre best-sellers reúne dados de romances populares

A editora Astral Cultural publicou neste mês de agosto a versão traduzida do livro O Segredo do Best-Seller (The Bestseller Code: Anatomy of the Blockbuster Novel), dos autores Jodie Archer e Matthew L. Jockers. Publicado originalmente pela St. Martin's Press nos Estados Unidos, em 2016, a obra tem sido recomendada para quem deseja aprender mais sobre o universo dos livros mais vendidos, tanto para escritores, estudantes de literatura e profissionais do mercado editorial, como para leitores curiosos.


Os autores analisaram dados durante um estudo de cinco de vinte mil romances. Por meio das informações de livros best-sellers, Jodie Archer e Matthew L. Jockers tentaram mostrar como funcionam as obras de escrita que fazem sucesso e como nós respondemos intelectualmente e emocionalmente a essas histórias.

Confira a sinopse do livro O Segredo do Best-Seller:


Se perguntarmos para a maioria das pessoas sobre sucesso no mundo dos livros de ficção, vamos ouvir que é um jogo incerto de bolas de cristal. As vendas de E. L. James ou de Dan Brown parecem uma excentricidade — ocorrências aleatórias em um mercado incompreensível. É frequente ouvirmos que só a moda justifica o sucesso que fazem. Mas e se houvesse um algoritmo que pudesse revelar um DNA secreto de bestsellers, independente do gênero? Graças a Jodie Archer e Matthew Jockers, o algoritmo existe, o código foi descoberto e os resultados trazem uma nova compreensão sobre como funciona a ficção. O segredo do best-seller oferece, por exemplo, uma nova teoria explicando por que Cinquenta tons de cinza vendeu tão bem. Revela quais temas costumam vender mais. E tudo com base em dados fascinantes retirados de um estudo de cinco anos e vinte mil livros.

Sobre os autores 


Jodie Archer – adquiriu e editou livros para a Penguin UK antes de se dedicar ao programa de doutorado em inglês na Universidade de Stanford. Depois que conquistou seu Ph.D., ela trabalhou na Apple como líder de pesquisas sobre literatura e já foi consultora de vários escritores e empresas sobre sucesso literário. Agora, é escritora em tempo integral.

Matthew L. Jockers – professor assistente de Susan J. Rosowski de inglês na Universidade de NebraskaLincoln, onde dá aulas e coordena o Nebraska Literary Lab. Sua pesquisa em mineração de textos já foi destaque no The New York Times, The LA Review of Books, The Sunday Times of London e outros.

Sobre a Astral Cultural – Presente em todas livrarias do Brasil, os livros editados pelo selo Altral Cultural abrangem os mais diversos tipos de literatura: biografias, sicklit, crônicas, romances, infantis, produções de digital influencers, entre outros. Com diversos títulos na lista dos mais vendidos em seu primeiro ano de atuação, a Astral Cultural já é referência no mercado de livros brasileiro.

O livro O Segredo do Best-Sellers já pode ser comprado na Amazon Brasil.
***
Mais um livro para minha lista de desejados. Adoro livros sobre escrita, criatividade e também que possibilitam entender um pouco mais sobre o mercado editorial e o comportamento dos leitores. Como escritor e blogueiro literário há anos, é muito interessante ver como as pessoas reagem de formas diferentes em relação aos livros.

Algumas obras que fazem sucesso mundial, por exemplo, são muito criticadas por leitores que não gostam, ao mesmo tempo, isto nos leva a questionar os seus sucessos, afinal, se os leitores não tivessem gostado, esses livros não estariam na lista de mais vendidos.

E você, ficou curioso para ler?

Comentários

  1. Fiquei bastante curioso. Mais um título que vai pra infindável lista de desejos. Abraços.

    www.tomoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei bem curioso para ler o livro.
      Gratidão pela visita aqui no blog!
      Abraço

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana