Pular para o conteúdo principal

Destaques

5 Trechos do livro Cérebro e Meditação (Wolf Singer e Matthieu Ricard)

Um bate-papo entre um monge budista e um neurobiologista sobre mente, consciência, meditação e demais assuntos relacionados ao funcionamento cerebral e bem-estar. Essa é a proposta do livro Cérebro e Meditação: Diálogos entre o budismo e a neurociência, dos autores Wolf Singer e Matthieu Ricard, publicado no Brasil pela editora Alaúde, em 2018, com tradução de Fernando Santos.


Entre convergências e divergências, os dois estudiosos da mente discutem questões filosóficas e biológicas do funcionamento do pensamento. Somos naturalmente bons ou somos influenciados por nossos ambientes e pela formação cerebral? De um lado a ciência moderna e do outro a tradição oriental sobre como percebemos a realidade.

Resultado de conversas durante oito anos entre o neurocientista Wolf Singer e o monge Matthieu Ricard, longe de responder as perguntas de forma fechada, o livro abre possibilidades de pensamento e reflexão e através da ciência e do budismo, nos lembra que nosso funcionamento cerebral é mais…

Ben Oliveira na Semana do Escritor no ChilliWiki

Há algumas semanas fui convidado pelo escritor Heller de Paula para participar da Semana do Escritor em seu site ChilliWiki. Nesta segunda-feira, 16 de outubro de 2017, foi publicado o meu conto Dissecação. Sou muito grato pelo convite!


“Dissecação de Ben Oliveira é um conto gay sobre as nuances de um relacionamento a partir da visão de um homem machucado que navega na sua introspecção” – Heller de Paula

Em breve deve ser publicada uma entrevista comigo lá. Assim que entrar no ar, devo compartilhar aqui com vocês! Tive a oportunidade de participar junto com o Heller de Paula do livro coletivo, Remetente N.15, uma obra de ficção no formato de cartas organizado pelos escritores Paulo Sérgio Moraes e Guilherme Oli. Foi uma experiência bem interessante conferir a pluralidade de vozes de diferentes autores e ver o projeto ganhando vida. Atualmente, a versão impressa do livro está esgotada, mas o eBook está disponível na Amazon.

Hoje mesmo tive um feedback muito bacana do conto lá no Facebook e decidi compartilhar aqui com vocês. O escritor Luciano Cilindro de Souza, autor do livro A Sesmaria Esquecida, deixou suas impressões sobre a leitura.

Dissecação é um conto que tem um toque autobiográfico e reflete um pouco sobre os relacionamentos, suas incompletudes e o desafio de aceitar que nem todo mundo está preparado para um relacionamento sério. Às vezes, as pessoas preferem se envolver com quem não as conhecem, pois é mais fácil se esconder atrás das máscaras – quanto mais intimidade, mais distanciamento. O texto brinca com essas linhas do medo do comprometimento e do ocultamento e mostra que, muitas vezes, o amor está no não-amor e é preciso fazer escolhas.

Leia o comentário do escritor Luciano Cilindro de Souza sobre o meu conto Dissecação:


“Um conto ótimo, o melhor que já li de você. Merece ganhar! O texto reflete bem essa "doença desconhecida" que assola os relacionamentos. Todos vivemos essa situação e não sabemos como lidar com ela: eu devo renunciar a minha individualidade para ampliá-lá a dois? E se não for correspondido? Como devo me comportar diante das qualidades e das imperfeições do parceiro eterno, ou seja, como me sairei diante da verdadeira saga do amor, que é estar com o outro apesar de não ser meu príncipe encantado? E a que dá mais medo: é ele? Vai encarar a minha real pessoa? Quais serão as regras do relacionamento? Teremos regras? Diante da inconstância de nossas emoções a pergunta mais difícil de responder é essa: estou amando esse cara? Diante de cada sim ou não, será preciso uma decisão. Mas cometemos o mesmo erro de sempre, ao ficar na indecisão. Eu acho que o prognóstico do protagonista do conto é precário. Já houve sinais demais de que não é amado. O hedonismo tomou conta de nossa geração, porque a natureza cindida do relacionamento entre minorias discriminadas, a não apreciação pública de seu relacionamento e, consequentemente sua irrelevância no que tange a ordem comunitária faz com que a liberdade de amar o outro, sem nada cobrar da relação, torne-se uma argamassa demasiadamente líquida, que não serve de liga a construção de um relacionamento duradouro. No conto não há, nitidamente, paredes de contenção que tridimensonalizem o namoro dos dois e eles ficam sem lar. O parceiro escorrega para a amplidão do hedonismo sem fim que os circunda, as paisagens são belas, mas não há o isolamento emocional e afetivo suficientes que lhes garanta o foco de um no outro”.

Leia o conto Dissecação, publicado no ChilliWiki: http://www.chilliwiki.com.br/dissecacao-de-ben-oliveira/

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e do livro de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1), disponível no Wattpad.

Comentários

Mais lidas da semana