Pular para o conteúdo principal

Destaques

Limites

Limites: linhas que não devem ser ultrapassadas. Espaço onde a paz permanece. Ausência de conflitos desnecessários. Deixar claro que o que incomoda deve ser respeitado. Era na falta de limite que crescia o desrespeito. Era na falta de limite que tudo ficava estagnado. Era na falta de limite que elos podem ser quebrados, sem qualquer necessidade de adeus. Os dias passavam e quanto mais se dera conta da importância dos limites, mais entendia a decisão de quem escolhera não fazer mais parte da sua vida.  Era ao dizer adeus que abria espaço para o novo. Era ao deixar para trás tudo aquilo que pesava que aceitava que algumas coisas simplesmente não eram para ser. Era ao desapegar quando percebia que o que algo fazia sentido antes, agora era indiferente. Escrevia para lembrar. Escrevia para esquecer. Escrevia na esperança de que o aqui e agora deixassem o passado no passado, sem perder tempo pensando no futuro. Escrevia como quem sabia que ciclos encerrados faziam parte da vida. Escrevia...

Aspie: entre o silêncio e o excesso de palavras

Não há nada pior do que a sensação de ser mal-interpretado ou de incomodar quando você não tinha a intenção. Te dá vontade de entrar em um buraco e nunca mais querer sair. São duas coisas que vou ter que aprender a conviver para o resto da minha vida e que podem piorar com o passar dos anos.


A parte chata de ser aspie: as pessoas te interpretam de forma errada. Uma vez levei advertência no trabalho porque parecia mal-humorado, quando eu sempre me esforçava para sorrir e ser educado com todo mundo. Acontece que seu rosto nem sempre expressa a emoção certa.

A mesma coisa com as palavras. Às vezes, você fica ansioso por usar uma palavra fora de lugar, que pode alterar todo o sentido do que você quis dizer. Além de ser sincero demais e/ou falar demais sobre o seu assunto de preferência (no meu caso, livros), sem saber a hora de calar.

Perceba o quanto isso é irônico para um escritor.

*Para quem quiser entender um pouco sobre os comportamentos de Asperger na vida adulta, recomendo assistir ao filme: Adam (2009)

Assista ao trailer de Adam:



Veja também: Asperger (Forma leve de autismo): Graphic novel francesa ajuda na conscientização  

Assista ao vídeo com 7 curiosidades sobre Síndrome de Asperger:

Mais lidas da semana