Pular para o conteúdo principal

Destaques

Dia do Orgulho Autista: Amor próprio e autoaceitação das diferenças

Hoje, 18 de junho, é Dia do Orgulho Autista. Muitos colegas no Brasil e em vários países estão lutando por uma sociedade menos preconceituosa.


Orgulho duplo para alguns
Existem muitas pessoas no espectro autista que são LGBTQ. Comemoramos de forma dupla em junho. O símbolo da Neurodiversidade também é colorido. 🌈

No dia 18 de Junho, é comemorado o Dia do Orgulho Autista (Autistic Pride Day). A data foi criada pelo grupo Aspies for Freedom, celebrada pela primeira vez em 2005. De lá pra cá, muitas coisas mudaram: temos muito mais informações sobre autismo do que tínhamos, porém, o preconceito ainda é um problema.

14 anos após a primeira edição do Dia do Orgulho Autista: alguns problemas permanecem e provavelmente sempre permanecerão. Muitas pessoas não entendem a importância da data para autistas, pois presumem que temos vergonha de quem somos e se esquecem de que somos todos diferentes (Neurodiversidade).

A data é importante, pois as taxas de suicídio entre autistas é altíssima, muita…

Vídeo: Asperger Adulto e A Diferença Invisível

Neste fim de semana, saiu vídeo novo no meu canal do YouTube. Conforme eu havia anunciado nas redes sociais (para quem me acompanha), o vídeo seria sobre a graphic novel A Diferença Invisível, das autoras Mademoiselle Caroline e Julie Dachez, publicada no Brasil pela editora Nemo. Para quem prefere texto, em breve vou publicar a resenha aqui no blog.


A ideia do vídeo não foi falar sobre o livro, como geralmente falo no canal ou no blog, mantendo os mistérios para que os leitores descubram. Quis desmistificar um pouco o universo Asperger (Transtorno do Espectro de Autismo Leve), pois existem muitas confusões e estereótipos. Ao falar um pouco sobre Marguerite (a protagonista da graphic novel), também falei sobre mim. A ideia não foi aumentar os estereótipos sobre autistas, mas ajudar que não é autista a entender um pouco sobre coisas que podem nos fazer mal, incomodar e que, muitas vezes, passam despercebidas para eles.

Então, assim como a autora da história, eu acredito que é importante respeitar as diferenças. Autistas não precisam ter vergonha: não há nada errado em ser diferente. E quanto à Síndrome de Asperger, confesso que apesar de ter algumas limitações sociais, sou bem feliz com a parte positiva, como os interesses restritos e como isso influencia a minha aprendizagem, viu? Outras coisas como ser sincero demais e odiar mentiras também são características que fazem parte de mim e gosto muito, apesar de me atrapalhar no mercado de trabalho.

Assista ao vídeo Adulto Asperger e A Diferença Invisível:



Sobre as autoras:

Julie Dachez é diagnosticada com um tipo de autismo (a síndrome de Asperger) aos 27 anos. Uma descoberta tardia, a qual transforma num trampolim para uma nova vida: ela para de ser forçar a aceitar um cotidiano que não é para ela e decide viver plenamente com suas forças e suas fraquezas. Em A Diferença Invisível, Julie conta seu percurso, mas também fala de diferenças – no sentido amplo do termo –, de respeito, de tolerância e de autoaceitação. Seu blog (http://emoiemoietmoi.over-blog.com/) é acompanhado por vários autistas e profissionais da saúde.

Mademoiselle Caroline nasceu em Paris e vive na Haute-Savoie. É autora de vários álbuns humorísticos e autobiográficos, como Quitter Paris e Je Commence Lundi. Em 2013 publicou Chute Libre, um relato sobre suas três depressões, que suscitou um grande interesse da mídia e dos leitores, e em 2015 lançou a adaptação em quadrinhos Touriste, do livro homônimo de Julien Blanc-Gras.

Alguns links importantes sobre Asperger/Autismo. Em breve quero produzir mais conteúdo sobre o assunto para o meu blog:


Mulheres Aspies: Mulheres Adultas com Síndrome de Asperger. Em busca de um perfil feminino da Síndrome de Asperger: http://mulheraspie.blogspot.com.br/2014/01/mulheres-aspies-mulheres-adultas-com.html

Associação Brasileira de Autismo: http://www.autismo.org.br/

Associação de Amigos do Autista: http://www.ama.org.br/


Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger: http://www.apsa.org.pt/


Teste Asperger (em Português): http://www.rdos.net/br/

Teste Asperger (em inglês): http://aspergerstest.net/aq-test/

Canais no YouTube sobre Asperger/Autismo:



Compre a graphic novel A Diferença Invisível: https://amzn.to/2qvERkI

Compre o livro O Menino Que Desenhava Monstros: https://amzn.to/2qwDsKF

Compre o livro Em Algum Lugar Nas Estrelas: https://amzn.to/2JJQ0XR

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Comentários

Mais lidas da semana