Pular para o conteúdo principal

Destaques

12 Graphic Novels que você precisa ler

Começou como uma forma de experimentação na leitura. Apesar de gostar de tirinhas, nunca tinha me aventurado pelo universo das graphic novels, como aconteceu há alguns anos – pelo menos, não de forma que me interessasse.

Percebo que cada vez mais pessoas estão se interessando pelos diferentes formatos de narrativas. Acho válida toda forma de contação de histórias e acredito que elas podem criar experiências complementares. Há espaço para todos gostos.


Com doze indicações de leitura, dá para ler um livro por mês ou ler todos em um só mês, dependendo do ritmo de leitura e da fome por histórias de cada um. Entre temáticas mais sociais e outras mais fantasiosas, as graphic novels podem ser uma porta de entrada para outros livros, como podem ocupar um espaço central no coração de quem é aficionado por histórias ilustradas.

Histórias que podem ir muito além de um passa-tempo, como se acreditava antigamente, mas também proporcionar reflexões sobre a vida, juntando o melhor dos dois mundos: d…

Vídeo: Asperger Adulto e A Diferença Invisível

Neste fim de semana, saiu vídeo novo no meu canal do YouTube. Conforme eu havia anunciado nas redes sociais (para quem me acompanha), o vídeo seria sobre a graphic novel A Diferença Invisível, das autoras Mademoiselle Caroline e Julie Dachez, publicada no Brasil pela editora Nemo. Para quem prefere texto, em breve vou publicar a resenha aqui no blog.


A ideia do vídeo não foi falar sobre o livro, como geralmente falo no canal ou no blog, mantendo os mistérios para que os leitores descubram. Quis desmistificar um pouco o universo Asperger (Transtorno do Espectro de Autismo Leve), pois existem muitas confusões e estereótipos. Ao falar um pouco sobre Marguerite (a protagonista da graphic novel), também falei sobre mim. A ideia não foi aumentar os estereótipos sobre autistas, mas ajudar que não é autista a entender um pouco sobre coisas que podem nos fazer mal, incomodar e que, muitas vezes, passam despercebidas para eles.

Então, assim como a autora da história, eu acredito que é importante respeitar as diferenças. Autistas não precisam ter vergonha: não há nada errado em ser diferente. E quanto à Síndrome de Asperger, confesso que apesar de ter algumas limitações sociais, sou bem feliz com a parte positiva, como os interesses restritos e como isso influencia a minha aprendizagem, viu? Outras coisas como ser sincero demais e odiar mentiras também são características que fazem parte de mim e gosto muito, apesar de me atrapalhar no mercado de trabalho.

Assista ao vídeo Adulto Asperger e A Diferença Invisível:



Sobre as autoras:

Julie Dachez é diagnosticada com um tipo de autismo (a síndrome de Asperger) aos 27 anos. Uma descoberta tardia, a qual transforma num trampolim para uma nova vida: ela para de ser forçar a aceitar um cotidiano que não é para ela e decide viver plenamente com suas forças e suas fraquezas. Em A Diferença Invisível, Julie conta seu percurso, mas também fala de diferenças – no sentido amplo do termo –, de respeito, de tolerância e de autoaceitação. Seu blog (http://emoiemoietmoi.over-blog.com/) é acompanhado por vários autistas e profissionais da saúde.

Mademoiselle Caroline nasceu em Paris e vive na Haute-Savoie. É autora de vários álbuns humorísticos e autobiográficos, como Quitter Paris e Je Commence Lundi. Em 2013 publicou Chute Libre, um relato sobre suas três depressões, que suscitou um grande interesse da mídia e dos leitores, e em 2015 lançou a adaptação em quadrinhos Touriste, do livro homônimo de Julien Blanc-Gras.

Alguns links importantes sobre Asperger/Autismo. Em breve quero produzir mais conteúdo sobre o assunto para o meu blog:


Mulheres Aspies: Mulheres Adultas com Síndrome de Asperger. Em busca de um perfil feminino da Síndrome de Asperger: http://mulheraspie.blogspot.com.br/2014/01/mulheres-aspies-mulheres-adultas-com.html

Associação Brasileira de Autismo: http://www.autismo.org.br/

Associação de Amigos do Autista: http://www.ama.org.br/


Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger: http://www.apsa.org.pt/


Teste Asperger (em Português): http://www.rdos.net/br/

Teste Asperger (em inglês): http://aspergerstest.net/aq-test/

Canais no YouTube sobre Asperger/Autismo:



Compre a graphic novel A Diferença Invisível: https://amzn.to/2qvERkI

Compre o livro O Menino Que Desenhava Monstros: https://amzn.to/2qwDsKF

Compre o livro Em Algum Lugar Nas Estrelas: https://amzn.to/2JJQ0XR

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Comentários

Mais lidas da semana