Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

36 Livros sobre Saúde Mental

No mês passado, foi realizado no Brasil uma campanha de conscientização sobre a saúde mental chamada Janeiro Branco. Com a proposta de lembrar ao brasileiro sobre a importância de cuidar da mente, não só do corpo físico, psicólogos e psiquiatras realizaram palestras e participaram de eventos sobre o assunto em diferentes cidades do país.


A busca por informações sobre saúde mental, muitas vezes, é o primeiro passo em uma jornada de autoconhecimento. Quando o assunto é transtorno mental e saúde mental, ainda existem muitos preconceitos, tabus e estigmas.

Embora alguns diagnósticos sejam mais fáceis de serem identificados, outros podem levar anos até a pessoa encontrar um profissional especialista. Alguns diagnósticos são mais complexos, especialmente quando o profissional não tem muita experiência com pacientes, como no caso de quem tem Síndrome de Asperger (condição neurológica que se enquadra atualmente no Transtorno do Espectro Autista), Transtorno Bipolar, TDAH, TOC e Transtorno de Personalidade Borderline.

Os transtornos de ansiedade e a depressão são os mais diagnosticados no Brasil. Nos últimos anos, há um crescimento tanto no número de pessoas que procuram ajuda, como nos que procuram informações na internet. Observando os resultados de pesquisas no Google, isso fica bem claro.


Muitos transtornos mentais estão associados à maneira que lidamos com o estresse, com a ruminação e com o autocuidado, em alguns casos, além do acompanhamento psicoterapêutico, se faz necessário o uso de medicamentos. Nos últimos anos, o mindfulness (atenção plena) e a terapia cognitiva-comportamental têm sido recomendados e adotados por alguns profissionais da área de saúde mental.

Para quem gosta de ler sobre questões envolvendo a saúde mental e o cérebro, decidi reunir aqui algumas indicações de livros escritos por profissionais, biografias e algumas obras de ficção. Acredito que os livros ajudam com a conscientização, autoconhecimento e combate do estigma. Se tiver alguma indicação de leitura que seja relevante, deixe um comentário abaixo.

Confira 36 Livros sobre Saúde Mental:


O Demônio do Meio-Dia (Andrew Solomon)


Sinopse: Lançado em 2000, O demônio do meio-dia continua sendo uma referência sobre a depressão, para leigos e especialistas. Com rara humanidade, sabedoria e erudição, o premiado autor Andrew Solomon convida o leitor a uma jornada sem precedentes pelos meandros de um dos temas mais espinhosos e complexos de nossos dias. Entremeando o relato de sua própria batalha contra a doença com o depoimento de vítimas da depressão e a opinião de especialistas, Solomon desconstrói mitos, explora questões éticas e morais, descreve as medicações disponíveis, a eficácia de tratamentos alternativos e o impacto que a depressão tem nas várias populações

Encontre o livro: https://amzn.to/2DRIsBs

Bile Negra (Alexandre Loch)


Sinopse: A angústia é inerente a todo ser humano. Mas como falar dela? Como mostrá-la? Como explicá-la a alguém? Bile Negra é uma tentativa de trazer à tona, de colocar em palavras esta sensação familiar a todo indivíduo.

Encontre o livro: https://amzn.to/2t1okGO

Agilidade Emocional (Susan David)


Sinopse: Depois de estudar por mais de 20 anos as emoções e autorealização, a psicóloga e professora Susan descobriu que, por mais inteligentes ou criativas que as pessoas sejam, é a maneira como lidam com seu mundo que determina o quanto serão felizes e bem-sucedidas em todas as áreas da vida.

Encontre o livro: https://amzn.to/2t99TjL

Amor Sustentável (Lígia Guerra)


Sinopse: Ao longo de sua carreira como psicanalista, Lígia Guerra percebeu que o adoecimento do amor é um dos principais motivos de infelicidade de homens e mulheres. Mesmo apaixonados, muitos casais não conseguem lidar com os pequenos conflitos que afetam o relacionamento no dia a dia. Nesse livro, ela faz um verdadeiro raio x desse sentimento que é a base da vida de todos nós, analisando os problemas comuns à maioria das relações, como o ciúme, a dependência emocional, a falta ou o excesso de intimidade, a interferência da família, a infidelidade e o distanciamento.

Encontre o livro: https://amzn.to/2WGI9Rj


Uma Mente Inquieta (Kay Redfield Jamison)


Sinopse: Testemunho pessoal de Kay Redfield Jamison, autoridade internacional em doença maníaco-depressiva e uma das poucas mulheres catedráticas de medicina em universidades norte-americanas. A obra é a revelação da sua própria luta, desde a adolescência, com a doença, e de como a doença moldou sua vida.

Encontre o livro: https://amzn.to/2BlYHoD

Mentes Depressivas (Ana Beatriz Barbosa Silva)


Sinopse: Em Mentes depressivas, a dra. Ana Beatriz Barbosa Silva ajuda a compreender e identificar um quadro depressivo, explica os diferentes tratamentos e suas associações. Além disso, fala sobre suas causas e trata separadamente sobre a depressão na infância, na adolescência, na terceira idade e a depressão feminina. Com uma linguagem simples e acessível, a médica psiquiatra e escritora disseca a depressão de forma inovadora ao abordar a doença do século por meio de suas três dimensões: física, mental e espiritual.

Encontre o livro: https://amzn.to/2D7nxst


Mentes Ansiosas (Ana Beatriz Barbosa Silva)


Sinopse: Medo, estresse e ansiedade, segundo ela, são fatores comuns e até necessários para uma vida mentalmente saudável. O problema, contudo, começa quando eles se agravam a ponto de se apresentarem em suas versões adoecidas: transtorno de estresse pós-traumático, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, entre outros. Através de sua linguagem objetiva e acessível, a autora analisa as causas, desdobramentos e possíveis formas de lidar com essas doenças.

Encontre o livro: https://amzn.to/2Gtzz2P


Mentes e manias: TOC: Transtorno obsessivo-compulsivo (Ana Beatriz Barbosa Silva)


Sinopse: Com uma vasta experiência clínica, a dra. Ana Beatriz Barbosa Silva apresenta de forma clara e precisa as diferentes formas de manifestação do TOC e de outras disfuncionalidades do espectro TOC. A autora analisa ainda as possíveis causas e as diferentes formas de tratamento desse transtorno que tanto desafia a medicina.

Encontre o livro: https://amzn.to/2t5EpeI

Mentes Inquietas: TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade (Ana Beatriz Barbosa Silva)


Sinopse: Os sintomas mais comuns do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) são bem conhecidos, mas como identificá-lo e saber a hora de procurar ajuda profissional? A Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva esclarece essas e muitas outras dúvidas em "Mentes inquietas", que está de volta às livrarias em edição revista e ampliada da editora Principium. O TDAH é um funcionamento mental acelerado, inquieto, capaz de produzir ideias incessantemente. Algumas dessas ideias se apresentam de forma brilhante ou surgem de maneira atrapalhada e não encontram um direcionamento correto.

Encontre o livro: https://amzn.to/2MN1XOh

Mentes que Amam Demais (Ana Beatriz Barbosa Silva)


Sinopse: O Transtorno de Personalidade Borderline acomete cerca de 2% da população mundial e se apresenta como um dos maiores desafios terapêuticos para a psiquiatria e para a psicologia. Em seu novo livro, a Drª. Ana Beatriz Barbosa Silva apresenta as principais características e disfuncionalidades do transtorno borderline e propõe novas alternativas para que essas pessoas lidem melhor com suas relações afetivas. Além disso, mostra, por meio de exemplos claros e verídicos, o que esse tipo de funcionamento mental pode causar à vida de uma pessoa, com repercussões na sua vida pessoal e profissional.

Encontre o livro: https://amzn.to/2t5C2bO

A Diferença Invisível (Mademoiselle Caroline, Julie Dachez)


Sinopse: Marguerite tem 27 anos, e aparentemente nada a diferencia das outras pessoas. É bonita, vivaz e inteligente. Trabalha numa grande empresa e mora com o namorado. No entanto, ela é diferente. Marguerite se sente deslocada e luta todos os dias para manter as aparências. Sua rotina é sempre a mesma, e mudanças de hábito não são bem-vindas. Seu ambiente precisa ser um casulo. Ela se sente agredida pelos ruídos e pelo falatório incessante dos colegas. Cansada dessa situação, ela sai em busca de si mesma e descobre que tem um Transtorno do Espectro Autista – a síndrome de Asperger. Sua vida então se altera profundamente.

Encontre o livro: https://amzn.to/2Tri7iS

O Vazio que nos Completa (Sergio Chaves e Allan Ledo)


Sinopse: Douglas tem sua vida modificada ao ser diagnosticado com esquizofrenia. Atormentado por alucinações, sua vida só ganha sentido quando conhece Letícia, por quem se apaixona. Mas tudo muda quando Guilherme, seu melhor amigo, afirma que ela não passa do fruto de sua imaginação, desencadeando novamente a dúvida sobre o que é real em sua vida.

Encontre a graphic novel: https://amzn.to/2t3hikV


O Lado Bom da Vida (Matthew Quick)


Sinopse: Pat Peoples, um ex-professor de história na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, sua esposa negando-se a aceitar revê-lo e seus amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora um viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.

Encontre o livro: https://amzn.to/2GaZ35C

Sem Consciência (Robert D. Hare)


Sinopse: As pessoas sentem tanto repulsa quanto curiosidade a respeito dos serial killers, psicopatas que povoam a mídia. No entanto, nem todos os psicopatas são serial killers. Muitos estão entre nós, agindo como predadores sociais que conquistam, manipulam e abrem caminho na vida cruelmente, deixando um longo rastro de corações partidos, expectativas frustradas e carteiras vazias. Sem consciência ou sentimento, tomam o que querem, fazem o que têm vontade, violam as normas e expectativas sociais sem culpa ou arrependimento. Apresentando um retrato convincente desses homens e mulheres perigosos com base em 25 anos de investigação científica, o Dr. Robert D. Hare descreve, neste livro, predadores que mentem e manipulam aqueles que cruzam seu caminho. São os psicopatas loucos ou simplesmente maus? Como podem ser reconhecidos? E como podemos nos proteger deles? Este livro fornece informações sólidas e ideias surpreendentes para quem busca compreender esta condição devastadora.

Encontre o livro: https://amzn.to/2DbvjBL


Terapia Cognitivo-comportamental: Teoria e Prática (Judith S. Beck)


Sinopse: Esta nova edição do livro clássico de Judith S. Beck sobre a terapia cognitivo-comportamental (TCC), além dos fundamentos da técnica, traz importantes inovações sobre a prática, apresentando sugestões e exemplos que contemplam, entre outros tópicos, a ativação comportamental, a relação terapêutica e exercícios para casa.

Encontre o livro: https://amzn.to/2D7z5Mb

13 Coisas que as pessoas mentalmente fortes não fazem (Amy Morin)


Sinopse: Depois de superar uma séria crise pessoal, a psicoterapeuta Amy Morin escreveu em seu blog um post sobre as principais características das pessoas que conseguiam enfrentar as dificuldades sem se deixar abater.  O artigo se tornou viral e foi lido por mais de 10 milhões de pessoas em uma única semana. O texto se baseava no conceito de força mental – a capacidade de ser resiliente, de controlar pensamentos e emoções e de evitar comportamentos negativos, como sentir pena de si mesmo, ficar preso ao passado ou desistir depois do primeiro fracasso. Amy Morin é assistente social, professora universitária e psicoterapeuta. Escreve regularmente para os sites Forbes, Psychology Today e About.com. É convidada com frequência para dar entrevistas a jornais e revistas, como Time, Cosmopolitan e Business Insider. Seu trabalho já foi traduzido para mais de 20 idiomas.

Encontre o livro: https://amzn.to/2GaskNJ

O Cérebro Autista (Temple Grandin e Richard Panek)


Sinopse: Conheça a vanguarda da ciência sobre o autismo. Ao mesclar novas e surpreendentes descobertas com a sua própria experiência como autista, Temple Grandin evidencia os avanços científicos neste campo, compartilha conosco suas ressonâncias cerebrais e, de forma animadora, argumenta que a educação de crianças autistas não deve centrar-se apenas em suas fraquezas, o que multiplica as formas de aproveitar suas contribuições únicas. Dos “Aspies” do Vale do Silício até uma criança não verbal, Grandin compreende o real significado da palavra “espectro”, o que faz deste livro uma leitura essencial sobre o assunto.

Encontre o livro: https://amzn.to/2GaWEHR

Para Sempre Alice (Lisa Genova)


Sinopse: Professora e pesquisadora bem-sucedida, não havia referência bibliográfica que não guardasse de cor. Alice sempre acreditou que poderia estar no controle, mas nada é para sempre. Perto dos cinqüenta anos, Alice Howland começa a esquecer. No início, coisas sem importância, até que ela se perde na volta para casa. Estresse, provavelmente, talvez a menopausa; nada que um médico não dê jeito. Mas não é o que acontece. Ironicamente, a professora com a memória mais afiada de Harvard é diagnosticada com um caso precoce de mal de Alzheimer, uma doença degenerativa incurável. Lisa Genova é autora best-seller dos livros Para sempre Alice, Nunca mais Raquel, publicados pela Nova Fronteira. Ph.D. em neurociência pela Universidade Harvard, Genova faz palestras no mundo inteiro sobre Alzheimer, traumas cerebrais e autismo.

Encontre o livro: https://amzn.to/2MR6sHv

Eu Estive Aqui (Gayle Forman)


*Pode conter gatilhos emocionais


Sinopse: Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo... Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal? A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado.

Encontre o livro: https://amzn.to/2MM4d8q

Flores para Algernon (Daniel Keyes)


Sinopse: Uma cirurgia revolucionária promete aumentar o QI do paciente. Charlie Gordon, um homem com deficiência intelectual severa, é selecionado para ser o primeiro humano a passar pelo procedimento. O experimento é um avanço científico sem precedentes, e a inteligência de Charlie aumenta tanto que ultrapassa a dos médicos que o planejaram Entretanto, Charlie passa a ter novas percepções da realidade e começa a refletir sobre suas relações sociais e até o papel de sua existência. Delicado, profundo e comovente, Flores para Algernon é um clássico da literatura norte-americana. A obra venceu o prêmio Nebula e inspirou o filme Os Dois Mundos de Charlie, ganhador do Oscar de Melhor Ator, um musical na Broadway e homenagens e referências em diversas mídias.

Encontre o livro: https://amzn.to/2Gb7eij

O que me faz pular (Naoki Higashida)


Sinopse: O que me faz pular, trazida para o leitor ocidental pelo renomado escritor David Mitchell e sua esposa, é uma obra única. A história de Naoki demonstra que, longe de serem insensíveis e indiferentes ao mundo, as pessoas com autismo são tão complexas quanto qualquer um de nós e dotadas de senso de humor, empatia e uma intensa imaginação. Seu mundo é incrivelmente rico, e esse relato autobiográfico nos oferece um vislumbre comovente dessa riqueza.

Encontre o eBook: https://amzn.to/2MTeRKU

O Poder da Adaptação (M. J. Ryan)


Sinopse: Mudanças são inevitáveis e muitas vezes tão inesperadas e dolorosas que, por mais que você entenda a necessidade de se adaptar a elas, não dispõe das ferramentas necessárias, o que torna tudo ainda mais difícil. Neste livro, a consagrada autora de O Poder da Paciência nos ensina a conviver melhor com a incerteza, reagindo a ela de maneira mais positiva e saudável.

Encontre o livro: https://amzn.to/2GboZOx

Tendência à Distração (Eward M. Hallowell e John J. Ratey)


Sinopse: Um dos livros que ajudou a popularizar informações sobre o TDAH. O livro já está desatualizado, mas contém algumas informações interessantes. Distração, em outras palavras. O que muitas vezes se supõe ser desleixo, fraqueza ou particularidade de temperamento é, na verdade, um distúrbio orgânico. Desorganização, agitação e impulsividade são alguns dos principais sintomas dessa síndrome que é freqüentemente confundida com falta de autodisciplina, e por isso acarreta tantos aborrecimentos para a vida de quem tem esse problema.

Encontre o livro: https://amzn.to/2Gb9g1H


Passarinha (Kathryn Erskine)


Sinopse: No mundo de Caitlin, tudo é preto e branco. Ela quer ajudar o pai – a si mesma e todos a sua volta –, mas, sendo uma menina de dez anos de idade, autista, portadora da Síndrome de Asperger, ela não sabe como captar o sentido. Caitlin, que não gosta de olhar para a pessoa nem que invadam seu espaço pessoal, se volta, então, para os livros e dicionários, que considera fáceis por estarem repletos de fatos.

Encontre o livro: https://amzn.to/2WEocdO

A Saideira (Barbara Gancia)


A dependência de álcool é considerada uma doença crônica pela Organização Mundial de Saúde e ainda é um desafio complexo no Brasil e em diversos países. No livro autobiográfico A Saideira, a jornalista Barbara Gancia compartilha sua própria experiência e de que forma o transtorno influenciou e afetou sua vida.

Encontre o livro: https://amzn.to/2UJnSZy

Tempos Compulsivos (Sandra Edler)


Sinopse: Uma reflexão sobre as compulsões e o tempo em que vivemos Tempos compulsivos reúne reflexões sobre um tempo de respostas exaltadas, de opiniões apressadas, desabafos públicos e de uma busca desmedida e imediata pelo prazer [...] Neste livro, a psicanalista Sandra Edler se debruça sobre depoimentos de pessoas que sofrem deste mal e estabelece uma relação entre nosso modo de vida e o crescimento de compulsões pelos mais variados elementos, como alimentos, exercícios, dinheiro, compras, uso da internet, jogos, sexo e até mesmo trabalho.

Encontre o livro: https://amzn.to/2GeFYzt

Veronika Decide Morrer (Paulo Coelho)


Sinopse: Aos 24 anos, a eslovena Veronika parece ter tudo: juventude e beleza, pretendentes, uma família amorosa e um emprego gratificante. Mas num dia frio de novembro, ela toma um punhado de remédios para dormir com a intenção de nunca mais acordar. Só que ela acorda – e no Sanatório de Villete, o lugar de onde ninguém jamais havia fugido. Logo fica sabendo que só teria alguns dias de vida, e isso lhe desperta emoções até então desconhecidas. Inspirado em experiências próprias, Paulo Coelho escreveu Veronika decide morrer para questionar o significado da loucura e celebrar os indivíduos que não se encaixam nos padrões do que a sociedade considera “normal”

Encontre o livro: https://amzn.to/2t9FiTq

Jung e o Ioga (Judith Harris)


Sinopse: O corpo sempre teve para Jung uma dimensão fundamental, e o ioga, em particular, mereceu dele algumas reflexões cujo desenvolvimento, porém, deixou apenas delineado, como uma trilha aberta para que outros pudessem avançar nestes domínios da Psicologia Analítica. É o que faz a terapeuta junguiana e mestre iogue Judith Harris nesta obra envolvente e acessível. Trata-se de um trabalho pioneiro, examinando os paralelos entre as práticas de ioga e a análise fundamentada em Jung, bem como sobre as implicações de ambas no crescimento espiritual e psicológico.

Encontre o livro: https://amzn.to/2DXTBRd

Tempo É Dinheiro (Lionel Shriver)


Sinopse: Um romance brutalmente honesto, Tempo é Dinheiro acompanha as transformações de um casamento que é posto à prova ao mesmo tempo que se fortalece com as exigências de uma doença grave, e se revela uma inesperada oportunidade para a ternura, a renovação da intimidade e o humor ácido. Em uma pesada crítica aos sistemas de saúde, Lionel Shriver se atreve a fazer a temida pergunta: quanto custa a vida de uma pessoa?

Encontre o livro: https://amzn.to/2SB244I

Um Crime da Solidão (Andrew Solomon)

*Livro sobre suicídio

Sinopse: Uma seleção inédita de textos do extraordinário autor de O demônio do meio-dia e Longe da árvore, que discutem com sensibilidade e empatia os vários aspectos do suicídio e da depressão [...] Nestes artigos que foram reunidos em livro pela primeira vez, numa edição exclusiva para o Brasil, Solomon reflete sobre casos recentes de suicídio de personalidades, como Anthony Bourdain, Robin Williams e Kate Spade, assim como de literatos, entre eles Sylvia Plath e David Foster Wallace, e ainda Virginia Woolf, que “tentou salvar-se pela arte” mas que sofria de um mal clínico intolerável e escolheu a água como um meio de morrer. Com sua narrativa fluida e seu olhar sempre empático, ele relata e analisa uma série de casos de pessoas que acabaram partindo antes da hora.

Encontre o livro: https://amzn.to/2SsLS5P

Tartarugas Até Lá Embaixo (John Green)


Sinopse: A história acompanha a jornada de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido – quem encontrá-lo receberá uma polpuda recompensa em dinheiro – enquanto lida com o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

Encontre o livro: https://amzn.to/2TDvVH4


O Último Adeus (Cynthia Hand)


Sinopse: O Último Adeus é narrado em primeira pessoa por Lex, uma garota de 18 anos que começa a escrever um diário a pedido do seu terapeuta, como forma de conseguir expressar seus sentimentos retraídos. Há apenas sete semanas, Tyler, seu irmão mais novo, cometeu suicídio, e ela não consegue mais se lembrar de como é se sentir feliz. O divórcio dos seus pais, as provas para entrar na universidade, os gastos com seu carro velho. Ter que lidar com a rotina mergulhada numa apatia profunda é um desafio diário que ela não tem como evitar.

Encontre o livro: https://amzn.to/2TBV19r

A Menina Submersa (Caitlín R. Kiernan)


Sinopse: A Menina Submersa: Memórias é um verdadeiro conto de fadas, uma história de fantasmas habitada por sereias e licantropos. Mas antes de tudo uma grande história de amor construída como um quebra-cabeça pós-moderno, uma viagem através do labirinto de uma crescente doença mental. Um romance repleto de camadas, mitos e mistério, beleza e horror, em um fluxo de arquétipos que desafiam a primazia do “real” sobre o “verdadeiro” e resultam em uma das mais poderosas fantasias dark dos últimos anos [...] O trabalho cuidadoso de Caitlín R. Kiernan é nos guiar pela mente de sua personagem India Morgan Phelps, ou Imp, uma menina que tem nos livros os grandes companheiros na luta contra seu histórico genético esquizofrênico e paranoico. Filha e neta de mulheres que buscaram o suicídio como única alternativa, Imp começa a escrever um livro de memórias para tentar reconstruir seus pensamentos e lutar contra o que seria “a maldição da família Phelps”.

Encontre o livro: https://amzn.to/2Df1kZy

Cérebro e Meditação: Diálogos entre budismo e neurociência (Wolf Singer e Matthieu Ricard)


Sinopse: Monge budista há mais de quarenta anos, Matthieu Ricard é considerado o homem mais feliz do mundo por cientistas que analisaram sua estrutura cerebral. Neste livro, ele se alia a Wolf Singer, um dos mais importantes neurocientistas da atualidade, para desbravar o funcionamento da mente. Em saborosos e interessantes diálogos – que ocorreram ao longo de oito anos – os dois confrontam suas visões para debater questões como: A meditação muda os circuitos cerebrais? Como as emoções se formam?

Encontre o livro: https://amzn.to/2WVe8NT

Mentes Únicas


Sinopse: O autismo é um transtorno de desenvolvimento que afeta de maneira decisiva e predominante nossa capacidade de percepção social. Hoje, estima-se que aproximadamente 1% da população mundial tenha autismo e, infelizmente, esse é um assunto pouco discutido em âmbito nacional. Seja por preconceito ou dificuldade de aceitação, fato é que precisamos estar mais atentos aos primeiros sinais apresentados na infância para conseguir trabalhar de maneira correta com essa condição. Com linguagem acessível e trazendo um panorama histórico sobre o tema até os tempos atuais, o dr. Clay Brites e sua esposa, Luciana Brites, acreditam que é apenas cuidando que conseguiremos fazer com que as crianças dentro do espectro se tornem seres humanos realizados dentro de suas particularidades.

Encontre o livro: https://amzn.to/2LOuVzA

Autismo: Guia Essencial para Compreensão e Tratamento (Fred R. Volkmar e Lisa A. Wiesner) 


Sinopse: Nesta obra, os autores – destacados profissionais que atendem crianças com transtorno do espectro autista e seus familiares – apresentam, de forma acessível, as informações mais atuais sobre o tema, com base em pesquisas e práticas especializadas. Entre outros tópicos, são abordados: a triagem e o diagnóstico, o papel dos profissionais de atendimento primário, questões comportamentais e seu manejo, o papel da escola e a transição para a idade adulta.

Encontre o livro: https://amzn.to/2SPt6TL

Gostou das indicações de leitura? Compartilhe!

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Comentários

  1. Olá
    Li Tartarugas até lá em baixo recentemente e adorei. Tenho transtorno de ansiedade e é horrível lidar com isso.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lary! Tudo bem?
      Gostei de Tartarugas Até Lá Embaixo também. Ansiedade é terrível. A minha está associada às questões sensoriais, como barulho.
      Abraço

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana