Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

O Demônio do Meio-Dia: Livro sobre depressão ganha nova edição

Um dos livros mais vendidos sobre depressão, em dezembro de 2018, O Demônio do Meio-Dia ganhou uma nova edição pela Companhia das Letras, com tradução de Myriam Campello. A obra escrita pelo jornalista Andrew Solomon traz seu próprio relato de sua experiência com a depressão, assim como de outras pessoas e profissionais de saúde mental.


Encontre o livro O Demônio do Meio-Dia: https://amzn.to/2RxNHxH

Aproveita que neste mês de conscientização sobre saúde mental, Janeiro Branco, O Demônio do Meio-Dia é uma ótima indicação de leitura para autoconhecimento e também para quem deseja entender as diferentes realidades de quem vive com o transtorno mental.

Em novembro de 2018, a editora Companhia das Letras também lançou um livro que reúne ensaios de Andrew Solomon sobre o suicídio: Um Crime da Solidão, com tradução de Berilo Vargas. O assunto um tanto complexo não foi explorado de forma tão profunda como a depressão foi abordada em O Demônio do Meio-Dia, mas acaba sendo um pontapé para abordar a questão que ainda é vista como um tabu.

“Sob vários nomes e disfarces, a depressão é e sempre foi onipresente por motivos bioquímicos e sociais. Este livro se esforça para abarcar a extensão do alcance temporal e geográfico da depressão. Se às vezes parece que a depressão é uma aflição própria da classe média do Ocidente moderno, isso se deve ao fato de que é nessa comunidade que repentinamente estamos ganhando uma nova sofisticação no reconhecimento, nomeação, tratamento e aceitação da depressão – e não porque temos quaisquer direitos especiais sobre a doença em si. Nenhum livro pode abarcar a extensão do sofrimento humano, mas espero que indicar tal extensão ajude a liberar algumas pessoas que sofrem de depressão. Jamais poderemos eliminar toda a infelicidade, e aliviar a depressão não assegura a felicidade, mas espero que o conhecimento contido neste livro ajude a eliminar parte da dor para algumas pessoas” – Andrew Solomon

No prefácio, Andrew Solomon fala um pouco sobre como foi escrever o livro e ressalta que não é médico e que o livro deve ser visto como algo pessoal. “Embora eu ofereça explicações e interpretações de ideias complexas, este livro não pretende substituir o tratamento apropriado”, ressalta.



Confira a sinopse do livro:


Lançado em 2000, O demônio do meio-dia continua sendo uma referência sobre a depressão, para leigos e especialistas. Com rara humanidade, sabedoria e erudição, o premiado autor Andrew Solomon convida o leitor a uma jornada sem precedentes pelos meandros de um dos temas mais espinhosos e complexos de nossos dias. Entremeando o relato de sua própria batalha contra a doença com o depoimento de vítimas da depressão e a opinião de especialistas, Solomon desconstrói mitos, explora questões éticas e morais, descreve as medicações disponíveis, a eficácia de tratamentos alternativos e o impacto que a depressão tem nas várias populações demográficas (sejam crianças, homossexuais ou os habitantes da Groenlândia).

No epílogo inédito escrito exclusivamente para a reedição brasileira, conhecemos o que aconteceu com Solomon, com os entrevistados e com os tratamentos da depressão desde a publicação de O demônio do meio-dia . A inteligência, a curiosidade e a empatia do autor nos permitem conhecer não só as doenças mentais, mas a profundidade da experiência humana. Uma obra monumental.

Sobre o autor – Andrew Solomon nasceu em Nova York, em 1963. Formou-se em inglês e literatura na Universidade Yale e obteve mestrado e doutorado, este na área de psicologia, pela Universidade de Cambridge. É consultor especial de saúde mental LGBT em Yale e professor de psicologia clínica no Columbia University Medical Center. Escritor, ativista e conferencista, é autor, entre outros, De Longe da Árvore, Lugares Distantes e O Demônio do Meio-Dia, que venceu o National Book Award de 2001 e é considerado um dos livros mais importantes da última década pelo jornal The Times.

Conheça também: 

Bile Negra, livro do escritor e psiquiatra Alexandre Loch 

Uma Mente Inquieta: Especialista em Bipolaridade narra sua vida com o transtorno 

Comentários

Mais lidas da semana