Pular para o conteúdo principal

Destaques

Resenha: Algum Dia — David Levithan

Pode o corpo alterar nossa percepção sobre a vida e o amor? E o que acontece quando todo dia mudamos de corpo e ainda assim tentamos manter um relacionamento? Em Algum Dia, do David Levithan, o leitor é levado a conhecer o desfecho da trilogia que encantou pessoas do mundo todo. No Brasil, a obra foi publicada pela Editora Galera Record, em 2020.

Compre o livro Algum Dia (David Levithan): https://amzn.to/3ifWxuE
Algum Dia foi um dos livros mais esperados por muitos leitores, entre eles: eu. Fui com muita expectativa na leitura. Não é que não tenha gostado do romance, mas senti falta de mais envolvimento entre os dois personagens principais. David Levithan nos deixa instigado por mais momentos entre Rhiannon e A, mas a narrativa acaba dando mais destaque para a condição do personagem sem corpo fixo.
"Agora eu sei: o amor não é tão simples. O amor nunca é sobre você dizer a si mesmo que deve fazer alguma coisa e então fazer. Nunca é sobre alguém te dizer que você deve fazer e por isso…

Inferior é o Caralho: Livro de jornalista sobre mitos das diferenças de gêneros

Nesta sexta-feira, 08 de março de 2019, foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. Para celebrar a data, decidi indicar um livro que ainda não li, mas tenho vontade de ler: Inferior é o Caralho (Inferior), escrito pela jornalista britânica Angela Saini, publicado no Brasil pela Editora DarkSide Books.


Não faço ideia de quando vou ler o livro, pois minha lista de leituras está bem caótica e está sendo bem difícil conciliar meus projetos de escrita com tantas obras bacanas para ler. Porém, achei bacana falar sobre o livro nesta data, já que acredito na importância da luta por uma sociedade mais justa e menos desigual.

“Confiamos aos cientistas a missão de nos alimentar com fatos objetivos. Acreditamos que a ciência oferece uma história livre de preconceitos. É a nossa história, partindo da própria aurora da evolução. Quando o assunto é mulher, uma enorme parte dessa história está errada” – Angela Saini

A proposta do livro é explorar alguns dos mitos da ciência e questões culturais difundidas há séculos na sociedade.

Trecho da sinopse de Inferior é o Caralho: 


Com diligência e uma linguagem objetiva, a jornalista apresenta em cada capítulo um recorte na história da ciência que difundiu o mito de que mulheres são inferiores, viajando o planeta para entrevistar cientistas, pesquisadores e especialistas e obter sempre os dois lados da história [...]

Uma obra que revela uma perspectiva alternativa para a ciência em que mulheres não são excluídas, mas fazem parte desta história — e, sobretudo, ajudam a escrevê-la.

“Um livro importante, belamente escrito, com uma narrativa convincente e evidências sólidas pesquisadas através das lentes da antropologia, história evolucionária, psicologia e neurociência”Aarathi Prasad, autora de Like a Virgin

Encontre o livro Inferior é o Caralho (Angela Saini): https://amzn.to/2NVCkLW

Sobre a autora – Angela Saini é britânica, jornalista independente de ciência e autora de dois livros. Ela apresenta programas científicos na bbc Radio e seus artigos são publicados no Guardian, The Times, Prospect, New Scientist, Wallpaper, Vogue, Marie Claire, Science, New Humanist, Wired, entre outros. Ela já foi agraciada com inúmeros prêmios nacionais e internacionais de jornalismo. Saiba mais em angelasaini.co.uk.

O livro faz parte da coleção Crânio, um selo da DarkSide voltado para a publicação de livros sobre ciência, história e filosofia cuja proposta é levar o leitor a refletir nosso presente e o futuro. Publicado originalmente em 2017 no Reino Unido, Estados Unidos e Canadá, o livro Inferior foi indicado em várias listas e livrarias.

A obra ganhou o prêmio de melhor livro do ano pela Physics World, uma revista do Instituo de Física, cuja missão é comunicar pesquisa e inovação para uma audiência mais ampla.

O livro Inferior fez tanto sucesso que além de receber destaque em alguns veículos de comunicação, alguns cientistas ajudaram a lançar uma campanha de financiamento coletivo para que cópias dos livros fossem distribuídas para escolas do Reino Unido, Nova Iorque e Canadá. A obra foi traduzida para Espanhol, Português brasileiro, Holandês, Tcheco e Sueco.

Uma das obras publicadas no selo Crânio foi Onde Nascem os Gênios, do jornalista Eric Weiner. O livro nos faz refletir sobre como as questões culturais são influenciadoras das perspectivas que construímos sobre a genialidade, qual a relação com a influência social e poder financeiro,  além de curiosidades sobre o culto aos gênios e as diferentes localizações geográficas.

E você, já leu Inferior é o Caralho? Ficou curiosa para ler?

Comentários

Mais lidas da semana