Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Inferior é o Caralho: Livro de jornalista sobre mitos das diferenças de gêneros

Nesta sexta-feira, 08 de março de 2019, foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. Para celebrar a data, decidi indicar um livro que ainda não li, mas tenho vontade de ler: Inferior é o Caralho (Inferior), escrito pela jornalista britânica Angela Saini, publicado no Brasil pela Editora DarkSide Books.


Não faço ideia de quando vou ler o livro, pois minha lista de leituras está bem caótica e está sendo bem difícil conciliar meus projetos de escrita com tantas obras bacanas para ler. Porém, achei bacana falar sobre o livro nesta data, já que acredito na importância da luta por uma sociedade mais justa e menos desigual.

“Confiamos aos cientistas a missão de nos alimentar com fatos objetivos. Acreditamos que a ciência oferece uma história livre de preconceitos. É a nossa história, partindo da própria aurora da evolução. Quando o assunto é mulher, uma enorme parte dessa história está errada” – Angela Saini

A proposta do livro é explorar alguns dos mitos da ciência e questões culturais difundidas há séculos na sociedade.

Trecho da sinopse de Inferior é o Caralho: 


Com diligência e uma linguagem objetiva, a jornalista apresenta em cada capítulo um recorte na história da ciência que difundiu o mito de que mulheres são inferiores, viajando o planeta para entrevistar cientistas, pesquisadores e especialistas e obter sempre os dois lados da história [...]

Uma obra que revela uma perspectiva alternativa para a ciência em que mulheres não são excluídas, mas fazem parte desta história — e, sobretudo, ajudam a escrevê-la.

“Um livro importante, belamente escrito, com uma narrativa convincente e evidências sólidas pesquisadas através das lentes da antropologia, história evolucionária, psicologia e neurociência”Aarathi Prasad, autora de Like a Virgin

Encontre o livro Inferior é o Caralho (Angela Saini): https://amzn.to/2NVCkLW

Sobre a autora – Angela Saini é britânica, jornalista independente de ciência e autora de dois livros. Ela apresenta programas científicos na bbc Radio e seus artigos são publicados no Guardian, The Times, Prospect, New Scientist, Wallpaper, Vogue, Marie Claire, Science, New Humanist, Wired, entre outros. Ela já foi agraciada com inúmeros prêmios nacionais e internacionais de jornalismo. Saiba mais em angelasaini.co.uk.

O livro faz parte da coleção Crânio, um selo da DarkSide voltado para a publicação de livros sobre ciência, história e filosofia cuja proposta é levar o leitor a refletir nosso presente e o futuro. Publicado originalmente em 2017 no Reino Unido, Estados Unidos e Canadá, o livro Inferior foi indicado em várias listas e livrarias.

A obra ganhou o prêmio de melhor livro do ano pela Physics World, uma revista do Instituo de Física, cuja missão é comunicar pesquisa e inovação para uma audiência mais ampla.

O livro Inferior fez tanto sucesso que além de receber destaque em alguns veículos de comunicação, alguns cientistas ajudaram a lançar uma campanha de financiamento coletivo para que cópias dos livros fossem distribuídas para escolas do Reino Unido, Nova Iorque e Canadá. A obra foi traduzida para Espanhol, Português brasileiro, Holandês, Tcheco e Sueco.

Uma das obras publicadas no selo Crânio foi Onde Nascem os Gênios, do jornalista Eric Weiner. O livro nos faz refletir sobre como as questões culturais são influenciadoras das perspectivas que construímos sobre a genialidade, qual a relação com a influência social e poder financeiro,  além de curiosidades sobre o culto aos gênios e as diferentes localizações geográficas.

E você, já leu Inferior é o Caralho? Ficou curiosa para ler?

Comentários

Mais lidas da semana