Pular para o conteúdo principal

Destaques

Para Toda a Eternidade: Livro explora rituais funerários diversos

Entre a naturalidade e o espanto, o tradicional e o moderno, o ocidental e o oriental, Caitlin Doughty transmite ao leitor histórias de suas visitas a espaços e profissionais envolvidos com o universo mortuário. Uma das obras pedidas por quem já tinha lido Confissões do Crematório, o novo livro foi publicado no Brasil pela editora DarkSide Books, em junho de 2019, com tradução de Regiane Winarski e ilustrações de Landis Blair.


Compre o livro Para Toda a Eternidade (Caitlin Doughty): https://amzn.to/2R2FwqN

“Eu passei a acreditar que os méritos de um costume relacionados à morte não são baseados em matemática [...] mas em emoções, numa crença na nobreza única da própria cultura da pessoa. Isso quer dizer que consideramos os rituais de morte selvagens apenas quando eles não são como os nossos” – Caitlin Doughty, Para Toda a Eternidade
Dá para ler tranquilamente Para Toda a Eternidade sem ter lido Confissões do Crematório, mas acredito que as duas leituras são complementares. Enquanto na p…

Inferior é o Caralho: Livro de jornalista sobre mitos das diferenças de gêneros

Nesta sexta-feira, 08 de março de 2019, foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. Para celebrar a data, decidi indicar um livro que ainda não li, mas tenho vontade de ler: Inferior é o Caralho (Inferior), escrito pela jornalista britânica Angela Saini, publicado no Brasil pela Editora DarkSide Books.


Não faço ideia de quando vou ler o livro, pois minha lista de leituras está bem caótica e está sendo bem difícil conciliar meus projetos de escrita com tantas obras bacanas para ler. Porém, achei bacana falar sobre o livro nesta data, já que acredito na importância da luta por uma sociedade mais justa e menos desigual.

“Confiamos aos cientistas a missão de nos alimentar com fatos objetivos. Acreditamos que a ciência oferece uma história livre de preconceitos. É a nossa história, partindo da própria aurora da evolução. Quando o assunto é mulher, uma enorme parte dessa história está errada” – Angela Saini

A proposta do livro é explorar alguns dos mitos da ciência e questões culturais difundidas há séculos na sociedade.

Trecho da sinopse de Inferior é o Caralho: 


Com diligência e uma linguagem objetiva, a jornalista apresenta em cada capítulo um recorte na história da ciência que difundiu o mito de que mulheres são inferiores, viajando o planeta para entrevistar cientistas, pesquisadores e especialistas e obter sempre os dois lados da história [...]

Uma obra que revela uma perspectiva alternativa para a ciência em que mulheres não são excluídas, mas fazem parte desta história — e, sobretudo, ajudam a escrevê-la.

“Um livro importante, belamente escrito, com uma narrativa convincente e evidências sólidas pesquisadas através das lentes da antropologia, história evolucionária, psicologia e neurociência”Aarathi Prasad, autora de Like a Virgin

Encontre o livro Inferior é o Caralho (Angela Saini): https://amzn.to/2NVCkLW

Sobre a autora – Angela Saini é britânica, jornalista independente de ciência e autora de dois livros. Ela apresenta programas científicos na bbc Radio e seus artigos são publicados no Guardian, The Times, Prospect, New Scientist, Wallpaper, Vogue, Marie Claire, Science, New Humanist, Wired, entre outros. Ela já foi agraciada com inúmeros prêmios nacionais e internacionais de jornalismo. Saiba mais em angelasaini.co.uk.

O livro faz parte da coleção Crânio, um selo da DarkSide voltado para a publicação de livros sobre ciência, história e filosofia cuja proposta é levar o leitor a refletir nosso presente e o futuro. Publicado originalmente em 2017 no Reino Unido, Estados Unidos e Canadá, o livro Inferior foi indicado em várias listas e livrarias.

A obra ganhou o prêmio de melhor livro do ano pela Physics World, uma revista do Instituo de Física, cuja missão é comunicar pesquisa e inovação para uma audiência mais ampla.

O livro Inferior fez tanto sucesso que além de receber destaque em alguns veículos de comunicação, alguns cientistas ajudaram a lançar uma campanha de financiamento coletivo para que cópias dos livros fossem distribuídas para escolas do Reino Unido, Nova Iorque e Canadá. A obra foi traduzida para Espanhol, Português brasileiro, Holandês, Tcheco e Sueco.

Uma das obras publicadas no selo Crânio foi Onde Nascem os Gênios, do jornalista Eric Weiner. O livro nos faz refletir sobre como as questões culturais são influenciadoras das perspectivas que construímos sobre a genialidade, qual a relação com a influência social e poder financeiro,  além de curiosidades sobre o culto aos gênios e as diferentes localizações geográficas.

E você, já leu Inferior é o Caralho? Ficou curiosa para ler?

Comentários

Mais lidas da semana