Pular para o conteúdo principal

Destaques

Resenha: Tempo de Cura – Monja Coen

O livro Tempo de Cura , da autora Monja Coen , está repleto de reflexões e foi escrito no período da Pandemia de Covid-19, no período em que o Brasil e o resto do mundo estava lidando com questões como o isolamento social e o uso de máscaras respiratórias, bem como com pessoas que se negavam a seguir as orientações de saúde pública. O livro foi publicado pela editora Academia , em 2021. Compre o livro: https://amzn.to/3PiBtFO Em um período difícil, no qual as pessoas tiveram que lidar com a solidão, doenças e mortes, o livro escrito pela Monja Coen serviu como bálsamo para acalmar os corações e mentes – e pode ser lido até nos dias atuais, pois nunca estamos completamente imunes a passar por uma próxima pandemia e a doença permanece causando impactos para a saúde da população.  Compartilhando suas primeiras experiências com o zen e a meditação, Monja Coen é certeira em falar sobre a importância da paz e da cura e da preocupação com o bem-estar coletivo, dando como exemplo as orientaçõe

12 Graphic Novels que você precisa ler

Começou como uma forma de experimentação na leitura. Apesar de gostar de tirinhas, nunca tinha me aventurado pelo universo das graphic novels, como aconteceu há alguns anos – pelo menos, não de forma que me interessasse.

Percebo que cada vez mais pessoas estão se interessando pelos diferentes formatos de narrativas. Acho válida toda forma de contação de histórias e acredito que elas podem criar experiências complementares. Há espaço para todos gostos.


Com doze indicações de leitura, dá para ler um livro por mês ou ler todos em um só mês, dependendo do ritmo de leitura e da fome por histórias de cada um. Entre temáticas mais sociais e outras mais fantasiosas, as graphic novels podem ser uma porta de entrada para outros livros, como podem ocupar um espaço central no coração de quem é aficionado por histórias ilustradas.

Histórias que podem ir muito além de um passa-tempo, como se acreditava antigamente, mas também proporcionar reflexões sobre a vida, juntando o melhor dos dois mundos: da palavra escrita e das ilustrações.

Confira abaixo 12 Graphic Novels que você precisa ler:


A Diferença Invisível – Julie Dachez e Mademoiselle Caroline (Editora Nemo)


Experiências pessoais podem ser mais semelhantes do que as pessoas imaginam. Nesta graphic novel, o leitor conhece Marguerite, uma mulher de 27 anos que se descobre no espectro autista. A suspeita inicial a leva a conhecer outras pessoas com a mesma condição e uma jornada à procura do diagnóstico formal de Síndrome de Asperger.

Com uma linguagem bem simples, Julie Dachez e Mademoiselle Caroline transpõem para os quadrinhos as emoções e os conflitos de quem está buscando conhecer melhor a si mesmo, mas nem sempre conta com a compreensão dos outros. Uma história sobre diagnóstico tardio e autoaceitação do autismo.

Encontre o livro: https://amzn.to/30RQSmg

Não Era Você Que Eu Esperava – Fabien Toulmé (Editora Nemo)


Admitir o próprio preconceito talvez seja uma das coisas mais difíceis nos dias atuais, especialmente quando as pessoas tentam passar uma imagem idealizada de si mesmas para os outros. Um homem pego de surpresa pelo nascimento da filha com Síndrome de Down e sua história de como lidou com as diferentes etapas da paternidade atípica.

Fabien Toulmé aborda como foi o processo de aceitação e busca por mais informações e nos faz refletir sobre como muitos pais lidam de formas diferentes com a idealização do 'filho perfeito'. Ao longo do livro, o autor também trabalhou com as cores para expressar as diferentes emoções.

Encontre o livro: https://amzn.to/2RHhOAY

X-Men: A Saga da Fênix Negra – Chris Claremont e John Byrne (Editora Panini)


Com o mais recente filme da saga X-Men sobre a Fênix Negra, ler a história em quadrinhos foi uma experiência de nostalgia e diversão. Além de lidarem com seus próprios demônios, Jean Grey e os outros mutantes terão que lidar com a influência de uma raça alienígena. Uma leitura envolvente para os amantes de X-Men.

Encontre o livro: https://amzn.to/38Aqdgp

Pílulas Azuis – Frederik Peeters (Editora Nemo)


A história de um casal sorodiscordante é contada em Pílulas Azuis. O leitor acompanha desde os primeiros encontros até as revelações e como os personagens lidam com seus dilemas. Inspirada em uma história real, a graphic novel traduz as diferentes emoções de uma relação tentando vingar diante dos medos e tabus.

Encontre o livro: https://amzn.to/30IcQrN

Paraíso Perdido – John Milton, Érico Assis e Pablo Auladell (Editora DarkSide Books)


Uma edição para colecionadores. A graphic novel de Paraíso Perdido foi ilustrada pela perspectiva do artista espanhol Pablo Auladell. Com um toque melancólico e reflexivo, dá vontade de se perder em cada ilustração enquanto relembramos a história dos anjos caídos em busca de vingança.

Encontre o livro: https://amzn.to/2veWviC

Maus – Art Spiegelman (Quadrinhos na Cia., Editora Companhia das Letras)


Uma história triste e marcante de um judeu que sobreviveu ao campo de concentração nazista. Os quadrinhos foram ilustrados pelo filho dele e a obra foi considerada um clássico, ganhadora do Prêmio Pulitzer de literatura.

Seja pelo valor histórico ou pelas nuances de uma história pessoal, Maus é uma leitura que nos lembra sobre os horrores da guerra, as diferenças de gerações e de como mesmo diante do caos, há quem conseguiu construir novas narrativas e relacionamentos.

Encontre o livro: https://amzn.to/30Miol0

O Vazio Que Nos Completa – Sergio Chaves e Allan Ledo (Editora Marsupial)


Uma graphic novel sobre um homem com esquizofrenia. Para quem gosta de apoiar obras literárias brasileiras, vale a pena conhecer O Vazio Que Nos Completa. Seja pela narrativa envolvente ou pelas lindas ilustrações, o leitor é levado para histórias que se cruzam, onde as linhas entre as alucinações e os acontecimentos reais ficam borradas.

Encontre o livro: https://amzn.to/2REGoT3

Os Livros da Magia – Neil Gaiman (Editora Panini)


Não, não se trata de nenhuma história inspirada em Harry Potter, como pode achar algum leitor-fã do bruxo. Neil Gaiman e vários ilustradores se reúnem para contar as viagens de Timothy Hunter e dos seus aliados em uma jornada de magia e perigos. Repleta de referências, Os Livros da Magia servem uma deliciosa dose de fantasia.

Encontre o livro: https://amzn.to/38zTuYj

Mulher-Maravilha: A Verdadeira Amazona – Jill Thompson (Editora Panini)


Quem gostou do filme da Mulher-Maravilha, talvez estranhe um pouco ver Diana não tão generosa. O conflito principal da graphic novel é explorar como o egoísmo da protagonista acaba causando a uma tragédia. A Verdadeira Amazona traz uma heroína mais humana e perfeccionista, repleta não só de qualidades, mas também de defeitos, lutando em uma jornada interna e externa, que deixa com um gosto de quero mais.

Encontre o livro: https://amzn.to/2sPHHGn

Habibi – Craig Thompson (Quadrinhos na Cia., Editora Companhia das Letras)


Uma graphic novel para quem tem estômago forte, repleta de socos que nos fazem refletir sobre nossos privilégios, desigualdades sociais, o machismo e como um ambiente pode ser torturante para aqueles que nasceram sem sorte.

Habibi conta a história de dois escravos fugitivos, cujas vidas se entrelaçam e explodem em diferentes sensações. Companheirismo, paixão, sofrimento, fome, sede, desemprego, exploração, fuga... Cada reviravolta impacta o leitor e o deixa na expectativa de um final que parece que nunca vai chegar.

Encontre o livro: https://amzn.to/38ujCUD

Francis – Loputyn (Editora DarkSide Books)


Só de dizer que a graphic novel narra a história de uma bruxa e de uma raposa, creio que alguns leitores já ficariam interessados. Pelo menos foi assim comigo. Sem criar tantas expectativas, me deixei levar pelas lindas e coloridas ilustrações de Loputyn, que nos lembram sobre o poder das escolhas e da magia. Uma fábula sobre a luz e a escuridão que todos carregamos dentro de nós. Algumas das artes são tão lindas que dá vontade de emoldurar.

Encontre o livro: https://amzn.to/38v9CKQ

Uivo – Allen Ginsberg, Luis Dolhnikoff e Eric Drooker (Editora Globo)


O poema que foi considerado um clássico da geração beat foi traduzido por Luis Dolhnikoff e ilustrado por Eric Drooker. Uma narrativa visual envolvente que capta um pouco do espírito controverso de Allen Ginsberg. Fica a indicação de leitura para quem gostou do filme de drama biográfico Versos de um crime (Kill Your Darlings).

Encontre o livro: https://amzn.to/2NTSc2K

E aí, já leu algum dos livros? Ficou curioso? Comente e compartilhe com quem possa se interessar pelas dicas de leitura!

Apoie a produção de conteúdo no blog. Compre livros: https://amzn.to/3agn3QC

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro, jornalista por formação e Asperger. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Comentários

Mais lidas da semana