Pular para o conteúdo principal

Destaques

Murder By The Coast: Documentário espanhol da Netflix sobre casos de jovens assassinadas traz dilemas éticos

Murder By The Coast (Homicídio na Costa do Sol/El caso Wanninkhof - Carabantes) é um ótimo documentário de crimes para quem deseja entender os impactos do julgamento antecipado pela imprensa sobre casos mal investigados, influenciando a opinião pública, quando só existem indícios, mas nenhuma prova. Lançado pela Netflix em 2021, o filme espanhol foi dirigido por Tània Balló e roteirizado por Gonzalo Berger . Em mais de 20 anos, muita coisa mudou no mundo. Mas há outras que ainda servem como ótimo exemplo de erros e acertos, especialmente no que diz respeito aos casos criminais, opiniões públicas, preconceitos e faltas de evidências. O documentário traz o caso da adolescente Rocío Wanninkhof que foi assassinada em 1999 e na ansiedade para encontrar um culpado, diante da falta de informações concretas, tudo toma um rumo que se fossem contar, poderiam jurar que se trata de um enredo de ficção. Os depoimentos de profissionais envolvidos ou que estudaram o caso só enriquecem o documentári

Nimona: 5 Motivos para ler a graphic novel

Algumas leituras chamam nossa atenção desde a capa. Foi assim comigo quando vi Nimona pela primeira vez na Livrarias Catarinense e fiquei interessado pela graphic novel. Sempre fui encantado pelo poder das palavras nos livros, mas há alguns anos tenho me aventurado pelo universo das histórias ilustradas e adorando essa viagem.


Compre Nimona (Noelle Stevenson): https://amzn.to/2SpWZKM

Confira 5 Motivos para ler Nimona:


1) Fantasia


Para quem gosta de histórias de fantasia, Nimona é uma metamorfa cujos poderes acabam influenciando sua personalidade. Instável e impulsiva, a personagem acaba se metendo em um monte de confusões.

Acompanhar as aventuras do presente de Nimona e descobrir mais sobre o seu passado, em um universo fantástico, torna a experiência ainda mais envolvente. Uma viagem gostosa para quem está precisando de um tempo do mundo real e, ao mesmo tempo, não quer deixar de refletir sobre a vida em sociedade.

2) Narrativas ilustradas


Imaginar histórias é gostoso demais, mas conferir ilustrações bem feitas é incrível. Ver a magia da arte, literalmente, se transformando diante dos seus olhos faz valer a pena cada centavo gasto na compra de Nimona.

Eu fico surpreso como quadrinistas conseguem transmitir tantas emoções, principalmente em cenas de ação. Para quem tem afinidade com o texto e pouquíssima com a arte de desenhar, fico impressionado com o trabalho que deve dar elaborar cada detalhe para tornar a leitura mais dinâmica e interativa.


3) Magia e Ciência


Tudo aquilo que as pessoas não sabiam explicar era visto como magia. A graphic novel traz um pouco de cada um dos mundos, entrelaçando como a tecnologia poderia ser usada para gerar e manipular energia.

Além disso, para os fãs das teorias da conspiração envolvendo saúde, mídia e política, Nimona também mostra como a relação entre poder, ciência e magia estavam conectadas na sociedade ficcional. Entre experimentos, mortes e histeria, os personagens principais terão que descobrir alguns dos podres da cidade.

4) Amizade e lealdade


Orgulho, vingança, inveja, mágoas... Nimona quer ser a comparsa de Lorde Ballister Coração-Negro, considerado um dos maiores vilões que já existiram. Como todo personagem complexo, ele guarda o seu próprio passado e aos poucos o leitor descobre como foi que ele ficou com esse reconhecimento, assim como conhece o seu antagonista.

O relacionamento entre Nimona e Coração-Negro é um dos pontos altos da narrativa. Ambos personagens carregam suas próprias cicatrizes quando se tratam de relacionamentos e de confiança. Mesmo com as resistência internas, os dois personagens descobrirão a importância da amizade quando o mundo parece se voltar contra você.

Veja também: 12 Graphic Novels que você precisa ler

5) A história vai ser adaptada para animação


Com direção de Patrick Osborne, em 2015, foi anunciado que a Fox Animation adquiriu os direitos da graphic novel best seller. A previsão inicial da estreia da animação de Nimona era fevereiro de 2020, mas segundo informações do IMDB, o lançamento provável do filme nos Estados Unidos e no Brasil será em janeiro de 2022.

O roteiro da animação ficou a cargo de Marc Haimes. A história ilustrada foi postada inicialmente no Tumblr, depois foi publicada no formato de graphic novel pela HarperCollins, em 2015.

Sobre a autora – Noelle Stevenson é autora, ilustradora e quadrinista. Pela criação de Nimona, foi premiada com um Eisner Award e finalista do National Book Award, ganhou o Slate Cartunist Studio Prize de Melhor Web Comic e foi indicada para o Harvey Award.

Autora best-seller do New York Times, é também cocriadora da aclamada série de quadrinhos Lumberjanes e já colaborou com publicações da Disney, da Marvel e da DC Comics. Formada pelo Maryland Institute College of Art (MICA), mora em Los Angeles.

E você, já leu Nimona? Ficou com vontade de ler o livro e assistir a adaptação para animação? 

Apoie a produção de conteúdo no blog. Compre livros: https://amzn.to/3agn3QC

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro, jornalista por formação e Asperger. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.


Assista ao vídeo mais recente do meu canal do YouTube:



Comentários

Mais lidas da semana