Pular para o conteúdo principal

Destaques

Mais um dia de sol

Uma dose diária de sol o lembrava da importância de cuidar da saúde mental. Mas também o lembrava da importância diária do sol em sua vida, ajudando a encher de energia e despertar. Mais um dia de sol era tudo o que precisava.  Os dias de sol era o que buscava. Os tempos em que gostava do frio tinham dado lugar ao sono. Mas o sol, ele ajudava a renovar a esperança de que tudo ia ficar bem.  Depois de tantos dias de frio e sono, estava se reacostumando com os dias de sol. Quem diria que chegaria o dia que valorizaria mais os dias de calor do que os frios. A verdade era que as pessoas mudavam. Em alguns anos, tudo pode mudar. Mas há aquelas coisas que permanecem vivas em nossas vidas, aquilo que nós movia, como a escrita. Escrevia para manter o sonho vivo. Escrevia para inspirar. Escrevia e continuaria a escrever, seja frio ou calor, com preguiça ou energia. Escrevia. *Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo . Autor do livro de terror  Escritpa Maldita , p ublicado n...

Meu Amor: Série documental da Netflix reúne histórias de casais juntos há mais de 40 anos

Casais que resistiram e ainda resistem ao tempo. A nova série documental da Netflix, lançada em abril de 2021, Meu Amor: Seis Histórias de Amor Verdadeiro (My Love: Six Stories of True Love) traz seis episódios, cada um focado em um casal de um país diferente e mostra relacionamentos que duraram entre 40 e 60 anos.

É óbvio que levando em conta as singularidades do mundo, seria impossível representar todos países – e dentro de cada país, existem suas próprias diferenças –, mas dá para dizer que um dos diferenciais da série documental My Love é a exploração da diversidade, seja quando se trata do amor e relacionamentos, como dos costumes e tradições, e, principalmente, colocando os holofotes em um público mais velho, nem sempre lembrado quando se aborda a temática romântica.

Embora tenha sido lançado este ano, as gravações da série ocorreram antes do período da pandemia do Covid-19 e os episódios mostram um período de aproximadamente um ano das vidas dos casais. Cada episódio foi dirigido por alguém diferente e o formato torna a narrativa audiovisual bem natural, como se o telespectador tirasse um ano sabático para espionar as experiências dessas pessoas.

Entre os pontos que unem os seis episódios da série documental estão as memórias do amor e dos familiares, os cuidados com a saúde no momento presente afetados pelo trabalho e/ou pelo envelhecimento e as preocupações com o futuro.

Os episódios trazem casais dos respectivos países: Estados Unidos, Espanha, Japão, Coreia do Sul, Brasil e Índia. Os diretores que participaram da série são (fora de ordem): Carolina Sá, Deepti Kakkar, Fahad Mustafa, Hikaru Toda, Jin Mo-Young, Chico Pereira e Elaine McMillion Sheldon.

Mesmo com as diferenças de economia e oportunidades, dá para ver que, além dos momentos de afetos e cuidados trocados pelos casais, eles também são cheios de energia e aproveitam as horas de lazer e descanso, intercalando momentos a sós com a companhia de familiares e/ou amigos.

Não vou entrar em detalhes para não estragar a diversão da descoberta, mas um dos seis casais é formado por duas mulheres. Além disso, há participantes com condições e deficiências, como um homem que teve hanseníase, alterações auditivas e visuais e dores crônicas.

Gostei da série documental e acredito que tem potencial para mais temporadas. Além de explorar casais de outros países que não foram abordados, também seria interessante mostrar diferentes realidades dentro do mesmo país. 

Produções assim ajudam a jogar luz no envelhecimento e relacionamentos, importância de se pensar na acessibilidade e diversidade, bem como de oportunidades de turismo, eventos culturais e segurança financeira para pessoas da terceira idade e seus familiares.

Meu Amor: Seis Histórias de Amor Verdadeiro (My Love: Six Stories of True Love) é uma ótima programação para assistir nesse período de pandemia, para quem procura algo leve e reconfortante.

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Mais lidas da semana