Pular para o conteúdo principal

Destaques

Aceitação radical

Algo dentro dele havia virado antes mesmo da meia-noite. Não cometeria os mesmos erros, tampouco não criaria esperança onde não havia espaço. Ia viver no aqui e agora. Era no presente que permitia deixar as coisas acontecerem. As respostas que buscavam não estavam no passado nem no futuro, mas naqueles breves momentos em que se sentia conectado no aqui e agora.  Então, lentamente, foi desviando o rumo de como as coisas tinham sido no ano passado e se permitindo a construção de um novo eu, uma nova versão de si mesmo a qual evitaria cometer os mesmos erros. Foi, então, se despedindo da velha versão de si mesmo. Foi deixando a ferida sangrar e também permitindo que algumas tinham sido curadas. Foi vivendo no presente e aceitando que não tinha as respostas para tudo. Então, os dias iam passando. Já não sentia vontade de entender o que nem sempre precisava de explicação. Já aceitava de forma radical e se permitia viver uma vida diferente das outras que já vivera. Já reescrevia a histór...

Meu Amor: Série documental da Netflix reúne histórias de casais juntos há mais de 40 anos

Casais que resistiram e ainda resistem ao tempo. A nova série documental da Netflix, lançada em abril de 2021, Meu Amor: Seis Histórias de Amor Verdadeiro (My Love: Six Stories of True Love) traz seis episódios, cada um focado em um casal de um país diferente e mostra relacionamentos que duraram entre 40 e 60 anos.

É óbvio que levando em conta as singularidades do mundo, seria impossível representar todos países – e dentro de cada país, existem suas próprias diferenças –, mas dá para dizer que um dos diferenciais da série documental My Love é a exploração da diversidade, seja quando se trata do amor e relacionamentos, como dos costumes e tradições, e, principalmente, colocando os holofotes em um público mais velho, nem sempre lembrado quando se aborda a temática romântica.

Embora tenha sido lançado este ano, as gravações da série ocorreram antes do período da pandemia do Covid-19 e os episódios mostram um período de aproximadamente um ano das vidas dos casais. Cada episódio foi dirigido por alguém diferente e o formato torna a narrativa audiovisual bem natural, como se o telespectador tirasse um ano sabático para espionar as experiências dessas pessoas.

Entre os pontos que unem os seis episódios da série documental estão as memórias do amor e dos familiares, os cuidados com a saúde no momento presente afetados pelo trabalho e/ou pelo envelhecimento e as preocupações com o futuro.

Os episódios trazem casais dos respectivos países: Estados Unidos, Espanha, Japão, Coreia do Sul, Brasil e Índia. Os diretores que participaram da série são (fora de ordem): Carolina Sá, Deepti Kakkar, Fahad Mustafa, Hikaru Toda, Jin Mo-Young, Chico Pereira e Elaine McMillion Sheldon.

Mesmo com as diferenças de economia e oportunidades, dá para ver que, além dos momentos de afetos e cuidados trocados pelos casais, eles também são cheios de energia e aproveitam as horas de lazer e descanso, intercalando momentos a sós com a companhia de familiares e/ou amigos.

Não vou entrar em detalhes para não estragar a diversão da descoberta, mas um dos seis casais é formado por duas mulheres. Além disso, há participantes com condições e deficiências, como um homem que teve hanseníase, alterações auditivas e visuais e dores crônicas.

Gostei da série documental e acredito que tem potencial para mais temporadas. Além de explorar casais de outros países que não foram abordados, também seria interessante mostrar diferentes realidades dentro do mesmo país. 

Produções assim ajudam a jogar luz no envelhecimento e relacionamentos, importância de se pensar na acessibilidade e diversidade, bem como de oportunidades de turismo, eventos culturais e segurança financeira para pessoas da terceira idade e seus familiares.

Meu Amor: Seis Histórias de Amor Verdadeiro (My Love: Six Stories of True Love) é uma ótima programação para assistir nesse período de pandemia, para quem procura algo leve e reconfortante.

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Mais lidas da semana