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Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Clickbait: Minissérie da Netflix alerta sobre os riscos dos crimes digitais e suas repercussões

A minissérie Clickbait é um dos mais novos acertos da Netflix. A série criada por Tony Ayres e Christian White, estreou em agosto de 2021 e explora em seu roteiro questões universais sobre relacionamentos e crimes, que ganharam uma dimensão diferente e mais intensa nos tempos de internet e mídias sociais.

Cada episódio da minissérie se foca em um dos personagens e por meio dos diferentes pontos de vista, Clickbait apresenta um drama e suspense investigativo de várias camadas, no qual o telespectador acaba fazendo parte de um jogo de julgamentos e adivinhações, conforme as memórias, os segredos e os incidentes vão desenrolando.

A premissa da série é muito interessante, principalmente nos dias atuais em que tudo repercute de forma praticamente instantânea nas redes sociais e nos jornais e seja por crenças pessoais, ou por interesses midiáticos, que tudo se move em uma espiral de ódio capaz de afetar as vidas dos envolvidos e causar danos irreparáveis.

Quando Nick Brewer (Adrian Grenier) fisioterapeuta de uma universidade desaparece e misteriosos vídeos sobre ele se espalham pela internet, sua irmã Pia Brewer (Zoe Kazan) é uma das primeiras interessadas em descobrir a verdade. A personagem rouba os holofotes por ter uma personalidade repleta de fragilidades e impulsos, sendo uma entre várias figuras que constroem uma relação de altos e baixos com Nick, lembrando romances policiais onde fica difícil distinguir a linha entre a preocupação genuína e a proximidade para saber se a investigação vai chegar até ela.

Sophie Brewer (Betty Gabriel) é uma professora negra e em algumas regiões dos Estados Unidos, os relacionamentos inter-raciais ainda são vistos com preconceito. Além disso, com as investigações sobre o marido e a excessiva cobertura da imprensa, a vida de sua família vira de cabeça para baixo e a enxurrada de opiniões dentro e fora da internet tornam tudo mais complicado e embora a minissérie não tenha como papel educativo, ela não deixa de servir como uma crítica sobre os trabalhos apurados de jornalistas e como os crimes digitais trazem consequências reais.

Como sociedade mais influenciada pelo clima de vigilância e punição do que pela verdade e a justiça, o desaparecimento de Nick e as descobertas que se seguem despertam o lado animal, onde há espaço para o caos violento, mas sobram poucas intenções de reparação. Também é um lembrete sobre as diferenças de ritmos entre as investigações policiais e os vazamentos de informações pela imprensa e vigilantes digitais, o que pode ajudar, mas também pode guiar para caminhos tortuosos.

O detetive Roshan Amiri (Phoenix Raei) é o responsável pelo caso e um personagem que também brilha em cena do início ao fim da minissérie. Os personagens secundários criam uma colcha de retalhos dos preconceitos não tão invisíveis ainda tão fortes em algumas cidades norte-americanas, afetando não só a vida profissional – mostrando como muitas vezes alguns precisam se esforçar em dobro para conquistarem seus lugares e, em alguns casos, até cruzam uma linha ética –, como também a vida pessoal, já que Sophie tenta tomar cuidado em dobro com os comportamentos dos filhos, por temer que eles sofram por causa do racismo.

Além de envolverem o telespectador por se aproximarem da realidade com forte presença digital, minisséries como Clickbait revelam como a Netflix tem se esforçado para investir em produções com diversidade em produções de vários gêneros e temáticas. Mais do que entretenimento, para quem sabe ler as entrelinhas, a série explora um marketing ao se conectar com outras obras cinematográficas, literárias e culturais disponíveis no catálogo do serviço de streaming ou não, bem como pode servir para discussões legislativas, jurídicas, policiais e sociais sobre a necessidade de um olhar mais atento sobre a segurança dos dados, as fragilidades da tecnologia e a cibervigilância.

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

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