Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sem talvez

Não havia talvez quando se tratava de pôr a própria saúde mental em primeiro lugar, especialmente quando o outro a estava negligenciando. Não havia talvez para continuar sustentando um relacionamento que não ia para frente, no qual o outro se negava a se responsabilizar e se colocava constantemente no papel de vítima. Não havia talvez quando você havia se transformado em uma espécie de terapeuta que tinha que ficar ouvindo reclamações e problemas constantes, se sentindo completamente drenado após cada interação. Já não havia espaço para o talvez. Talvez as coisas seriam diferentes se o outro tivesse o mesmo cuidado com a saúde mental que você tem. Talvez a fase ruim iria passar um dia. Talvez a pessoa ia parar de se pôr como vítima e começar a se responsabilizar. Eram muitos talvez que não tinha mais paciência para esperar. Então, não, já havia aguentado mais do que o suficiente. Não era responsável por lidar com os problemas do outro. Não era responsável por tentar levar leveza diante...

Nuestros Amantes: Filme espanhol de comédia romântica sobre os limões à doce limonada do amor

Uma comédia romântica de intensidade dramática, repleta de diálogos marcantes, referências e jogos de palavras. O filme espanhol Nuestros Amantes (Our Lovers; Nossos Amantes, 2016) foi dirigido e escrito por Miguel Ángel Lamata e é uma daquelas joias escondidas no catálogo da Netflix, ideal para quem gosta de filmes de comédia romântica, mas querem algo um pouco diferente dos roteiros típicos de Hollywood.

Com uma bela fotografia e um roteiro tão gostoso que daria um ótimo livro, Nuestros Amantes é quase como um teatro vivo, no qual os personagens interagem e brincam em cena de forma tão orgânica, que por alguns minutos dá para se esquecer de que se trata de uma obra ficcional.

Quando Irene (Michelle Jenner) e Carlos (Eduardo Noriega) se encontram em uma livraria, a mulher se aproxima dele com uma proposta ousada e divertida, de quem curtir os prazeres das pequenas descobertas, ao mesmo tempo em que busca ações autênticas. Ela chega a comparar sua ideia à de crianças interagindo em um parquinho, ainda que não se conheçam o suficiente.

Sem trocarem os nomes ou números de celular, à medida que os dois vão se conhecendo, em uma espécie de jogo de improvisação, as coisas vão se desenrolando de maneira que suas personalidades vão ficando mais evidentes: a mulher espontânea e radiante, mas com um coração quebrado e o homem contido e dedicado, que não sabe onde errou e passa por um bloqueio criativo.

Se eu pudesse resumir o filme em uma palavra seria: fluir. É gostoso acompanhar a dinâmica dos personagens, a mistura entre aleatório e acontecimentos que não são tão mero acaso como podem parecer à primeira vista. 

Diferentes elementos na história conectam tudo de modo que o filme brinca com as entrelinhas e metalinguagem. Nuestros Amores é quase uma aula ao vivo de escrita criativa, bem como sobre como os bloqueios e desbloqueios da vida não são tão diferentes e desconectados das emoções e paixões compartilhadas: quanto mais suas questões internas são exploradas e vão se desenrolando, mais espaço se abre para soluções criativas e o que começou como uma simples brincadeira ganha nova dimensão.

Muitas vezes, não conseguimos enxergar a causa e a solução para nossos problemas porque estamos muito próximos deles e em uma simples troca de perspectivas, tudo parece se encaixar. Além disso, o filme traz uma série de reflexões sobre o amor e a paixão, como pessoas que entram e saem de relacionamentos pensando sempre que vão encontrar alguém melhor e nem sempre é o que acontece, caindo num círculo vicioso; e a importância de dar novas significações para acontecimentos que perdem seus significados quando são banalizados.

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Me acompanhe nas redes sociais:

Twitter: https://twitter.com/BenOlivDreamer

Facebook: https://www.facebook.com/BenOliveiraDreamer

Instagram: https://instagram.com/benoliveiradreamer

Comentários

Mais lidas da semana