Pular para o conteúdo principal

Destaques

Resenha: Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong – Hwang Bo-reum

Com o sonho de abrir uma livraria e tocar outras pessoas em um espaço acolhedor e repleto de livros, Yeongju se aventura nesta jornada. Assim é a história do livro Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong , escrito por Hwang Bo-reum , com tradução de Jae hyung Woo, publicado no Brasil pela editora Intrínseca , em 2023. Compre o livro Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong:  https://amzn.to/3uKgswO O livro que se passa na Coreia do Sul conquistou leitores em diferentes partes do mundo e tem uma linguagem fácil de ler, sem floreios, tornando uma boa opção de leitura até mesmo para aqueles que não têm o hábito de ler. Porém, mesmo para os que gostam de literatura, há inúmeras referências nas entrelinhas sobre o mundo dos leitores, autores e livrarias. “É preciso tentar, então em vez de ficar me questionando se eu tinha talento ou não, só comecei a escrever. Eu queria sentir isso pelo menos uma vez na vida” – Hwang Bo-reum, Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong A ideia da livraria surge como uma forma de

Nuestros Amantes: Filme espanhol de comédia romântica sobre os limões à doce limonada do amor

Uma comédia romântica de intensidade dramática, repleta de diálogos marcantes, referências e jogos de palavras. O filme espanhol Nuestros Amantes (Our Lovers; Nossos Amantes, 2016) foi dirigido e escrito por Miguel Ángel Lamata e é uma daquelas joias escondidas no catálogo da Netflix, ideal para quem gosta de filmes de comédia romântica, mas querem algo um pouco diferente dos roteiros típicos de Hollywood.

Com uma bela fotografia e um roteiro tão gostoso que daria um ótimo livro, Nuestros Amantes é quase como um teatro vivo, no qual os personagens interagem e brincam em cena de forma tão orgânica, que por alguns minutos dá para se esquecer de que se trata de uma obra ficcional.

Quando Irene (Michelle Jenner) e Carlos (Eduardo Noriega) se encontram em uma livraria, a mulher se aproxima dele com uma proposta ousada e divertida, de quem curtir os prazeres das pequenas descobertas, ao mesmo tempo em que busca ações autênticas. Ela chega a comparar sua ideia à de crianças interagindo em um parquinho, ainda que não se conheçam o suficiente.

Sem trocarem os nomes ou números de celular, à medida que os dois vão se conhecendo, em uma espécie de jogo de improvisação, as coisas vão se desenrolando de maneira que suas personalidades vão ficando mais evidentes: a mulher espontânea e radiante, mas com um coração quebrado e o homem contido e dedicado, que não sabe onde errou e passa por um bloqueio criativo.

Se eu pudesse resumir o filme em uma palavra seria: fluir. É gostoso acompanhar a dinâmica dos personagens, a mistura entre aleatório e acontecimentos que não são tão mero acaso como podem parecer à primeira vista. 

Diferentes elementos na história conectam tudo de modo que o filme brinca com as entrelinhas e metalinguagem. Nuestros Amores é quase uma aula ao vivo de escrita criativa, bem como sobre como os bloqueios e desbloqueios da vida não são tão diferentes e desconectados das emoções e paixões compartilhadas: quanto mais suas questões internas são exploradas e vão se desenrolando, mais espaço se abre para soluções criativas e o que começou como uma simples brincadeira ganha nova dimensão.

Muitas vezes, não conseguimos enxergar a causa e a solução para nossos problemas porque estamos muito próximos deles e em uma simples troca de perspectivas, tudo parece se encaixar. Além disso, o filme traz uma série de reflexões sobre o amor e a paixão, como pessoas que entram e saem de relacionamentos pensando sempre que vão encontrar alguém melhor e nem sempre é o que acontece, caindo num círculo vicioso; e a importância de dar novas significações para acontecimentos que perdem seus significados quando são banalizados.

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Me acompanhe nas redes sociais:

Twitter: https://twitter.com/BenOlivDreamer

Facebook: https://www.facebook.com/BenOliveiraDreamer

Instagram: https://instagram.com/benoliveiradreamer

Comentários

Mais lidas da semana