Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Resenha: Pachinko – Min Jin Lee

Escrito pela autora coreana-americana Min Jin Lee, o livro Pachinko é um desses romances memoráveis sobre períodos dolorosos da história. Para quem tem curiosidade em entender um pouco da rixa entre coreanos e japoneses, a obra narra a história de uma Coreia dominada pela Colônia do Japão, período em que os próprios moradores locais eram discriminados quando não falavam japonês. Lançado no Brasil em 2020 pela Editora Intrínseca, o livro de 2017 foi traduzido por Marina Vargas.

Compre o livro Pachinko (Min Jin Lee): https://amzn.to/33knpGW

A escrita de Min Jin Lee proporcionou uma experiência muito prazerosa de leitura de Pachinko, que me lembrou um pouco outros escritores que exploraram nuances culturais, como os livros da escritora indiana Thrity Umrigar e o inesquecível Memórias de Uma Gueixa, do Arthur Golden. Há muitos ocidentais que têm uma visão estereotipada da Ásia e tentam reduzir tudo a uma coisa só, quando, na verdade, há muito mais contrastes e pluralidades do que imaginam.

Em uma época de tantos preconceitos em relação à aparência física, um homem com lábio leporino e problemas de locomoção se casou e teve uma filha. Ainda que ele tenha demorado para encontrar uma esposa e das possíveis discriminações, sua vida foi honrada a ponto dele ser admirado pelos outros e de ter deixado conforto e memórias afetivas para sua família.

“O estômago tem uma memória melhor do que a do coração” – Min Jin Lee, Pachinko 

Dos sofrimentos de vários abortos e uma doença letal para a época, que levou Hoonie, coube à viúva Yangjin cuidar da filha e manter os negócios em movimento, em uma Coreia marcada por notícias ruins, desgostos pela dominação japonesa, miséria e desemprego, bem como pelos conflitos sociais.

Adolescente, a vida de Sunja gira ao redor do trabalho junto com a mãe, mas tudo muda quando um homem viajante chega à cidade e se encanta por sua beleza. Entre novas experiências para a garota, em um período em que ser mãe solteira era algo que atraía comentários negativos e poderia até mesmo afetar os negócios da família, com a gravidez inesperada e expectativas frustradas, Sunja que nunca havia conhecido outros países, faz uma escolha difícil, especialmente para alguém de sua idade.

Recomeçando no Japão, o leitor conhece um pouco da difícil realidade dos coreanos que se mudaram para lá e, além dos preconceitos culturais e linguísticos e da xenofobia, também precisam se adaptar a uma realidade com um custo de vida mais alto, onde muitos lutam diariamente pela sobrevivência e são atormentados pelas preocupações financeiras.

Além de tantos desafios e conflitos inerentes ao período histórico tanto no Japão quanto na Coreia, Sunja tenta encontrar formas de sobreviver e ajudar sua família, mesmo sabendo do preconceito que coreanos enfrentavam no outro país e das dificuldades do período por ser mulher.

Conforme a história se desenrola, muitas coisas fazem os coreanos que se mudaram para as terras japonesas questionarem como eles se sentem em relação ao seu país de origem, quase como eles absorvessem um pouco do preconceito dos japoneses e também por causa dos medos relacionados ao caos político, econômico e social da época. E, assim, como a história de muitos imigrantes, o peso do futuro acaba se sobrepondo à saudade da terra natal e lentamente a família vai se adaptando a uma nova realidade, na qual mesmo com tanta discriminação, eles pensam na estabilidade que talvez não teriam em seu país.

Assim como as memórias agridoces da vida, Pachinko aperta muitas feridas que ainda permanecem abertas em algumas regiões. Embora as gerações mais novas talvez não se lembrem de tantas ofensas e preconceitos sofridos pelos coreanos, mesmo aqueles que nasceram no Japão, talvez os mais velhos ainda carreguem não só as cicatrizes das guerras, como também aquelas nascidas diante de um tratamento tão desumano que levou coreanos, coreanos-japoneses e até pessoas vindas de outros países da Ásia para uma vida de miséria, sofrimento e empurraram até alguns para o suicídio.

Com o amadurecimento dos personagens, também vêm os ressentimentos de uma família que sobreviveu e resistiu há tantos episódios tristes, mas que também conseguiu colher algumas felicidades pelo caminho, especialmente para os mais novos, após tantos períodos de adaptações e situações que só aumentaram o preconceito e até causavam vergonha para alguns. 

O título do livro faz referência a um jogo de azar que fazia sucesso no Japão e muitos salões eram comandados por coreanos, sendo que alguns eram associados à máfia. Assim como a vida de muitos imigrantes, a mudança para uma terra repleta de doçuras, mas também na qual os coreanos eram tratados como malditos, era quase como apostar no escuro, com a exceção de que muitos se prendiam naquela nova realidade e não tinham mais como escapar. Pachinko é um romance histórico sobre os horrores da história que se repetem de tempos em tempos em diferentes partes do mundo.

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Me acompanhe nas redes sociais:

Twitter: https://twitter.com/BenOlivDreamer

Facebook: https://www.facebook.com/BenOliveiraDreamer

Instagram: https://instagram.com/benoliveiradreamer

Comentários

Mais lidas da semana