Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Resenha: O Tarô da Deusa Tríplice – Isha Lerner

“O que a Deusa faria nesta situação”?. Com a pergunta em mente, em sintonia com essa proposta tríplice, surgiu o projeto O Tarô da Deusa Tríplice, da autora Isha Lerner, cujas cartas foram ilustradas por Mara Friedman e a obra foi editada por Tara McKinney. Junto com o deck vem um livro para quem quiser conhecer as origens da deusa, arquétipos e orientações sobre as cartas de tarot. No Brasil, a obra foi publicada pela Editora Pensamento, traduzida por Carmen Fischer, em 2021.

Compre O Tarô da Deusa Tríplice: https://amzn.to/3JLcPYX

Seja pela curiosidade ou pela afinidade com a figura da deusa e suas inúmeras representações de culturas ocidentais e orientais, O Tarô da Deusa Tríplice traz cartas vibrantes dos arcanos maiores, dos sete chakras e quatro cartas originais: a combinação de arte, espiritualidade, aplicações no cotidiano, reflexões, bastidores e histórias relacionadas às deusas de diferentes panteões e suas conexões com as cartas de tarot e simbologias.

“A Grande Deusa Mãe Tríplice pode ser encontrada em todas as religiões e doutrinas espirituais, desde que escave fundo o bastante e saiba ler nas entrelinhas da história escrita. Alguns de seus inúmeros nomes são: Amaterasu, Anat, Asherah, Astarte, Atena, Madona Negra, Brígida, Ceres, Deméter, Durga, Eva, Inanna, Ísis, Ishtar, Kali, Kannon, Kwan-yin, Lilith, Maria, Prajna-Paramita, Sarasvati, Shekinah, Sofia, Tara, Tao, Tonantzin, Vakrayogini, Yemaya e Yeshe Tsogyal” – O Tarô da Deusa Tríplice, Isha Lerner
 

Mesmo os mais céticos podem obter algo das cartas de tarot, já que elas direcionam o pensamento para diferentes aspectos da vida e possibilitam uma autoanálise e vislumbrar situações que nem sempre conseguimos notar, se estamos olhando para outra direção. 

Entre o estudo e o hobby, o deck do tarot da Deusa Tríplice explora o mundo da energia feminina, os ciclos da vida e as transformações que os seres humanos passam na jornada de evolução espiritual, se conectando com o divino e colocando situações cotidianas no holofote. Com um viés mais positivo e sem recomendação de leitura da carta invertida neste deck, a autora também dá indicações de plantas e sutilmente indica ao leitor mais contato com os diferentes elementos da natureza.

“Em nossa cultura, o tarô é mais comumente usado como guia para ajudar alguém a refletir sobre as circunstâncias de sua vida aplicando enfoques novos, criativos e provocativos. O Tarô da Deusa Tríplice dá um passo importante além dessa proposta tradicional, ensinando e inspirando a pessoa a integrar os arquétipos espirituais na vida cotidiana por meio de uma profunda consciência do corpo que resulta da contemplação do sistema dos chakras” – O Tarô da Deusa Tríplice, Isha Lerner

Para quem já está familiarizado com o universo da magia, muitas das informações disponíveis no livro não são novidade, porém são importantes para o leitor iniciante entender como as cartas foram compostas e poderem comparar as similaridades e diferenças deste com os outros estilos de tarot. Mesmo para quem é aficionado pela leitura livre do tarot, captando suas próprias percepções das imagens, esse deck não deixa a desejar, visto que está repleto de elementos da mitologia, magia e espiritualidade.

Quem consegue tirar lições do tarot para além da vida cotidiana e aplica em práticas espirituais e filosóficas, pode tirar bastante proveito deste deck, especialmente por causa da relação com a lua, a natureza e os chakras, por exemplo, para os praticantes de yoga e bruxaria (entre outras). 

“Do ponto de vista espiritual, O Tarô da Deusa Tríplice infunde no indivíduo cores, formas, movimentos e uma exploração intrincada, porém simples, das dimensões sagradas da vida. Cada figura foi criada com o propósito de estimular o palato da alma aprimorada. Cada período da história tem um toque de encantamento que é acentuado pelos estilos de sua arte, de sua música, literatura e arquitetura. A estrutura arquitetônica e o estilo literário de O Tarô da Deusa Tríplice são tanto modernos quanto primitivos. Por isso, o baralho tem o propósito de inspirar o desenvolvimento da imaginação e do espírito por meio da ótica da arte e do imaginário da Deusa” – O Tarô da Deusa Tríplice, Isha Lerner

Isha Lerner conseguiu fazer um belo trabalho, junto com as ilustrações, dando um toque autêntico a algo como o tarot, que já foi reproduzido de inúmeras maneiras ao longo dos anos. Então, mesmo para quem já tem um deck favorito, é difícil não se encantar pelo tarô da Deusa Tríplice.

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Comentários

Mais lidas da semana