Pular para o conteúdo principal

Destaques

Entre Poesias

Entre Poesias me encontro diariamente. Tomo de uma a duas doses por dia, na esperança de colorir a vida.  Era incrível como as palavras podiam fazê-lo se sentir. Era como se as coisas ganhassem vida e pudesse encontrar um instante de paz. Lia e lia, mas não escrevia poesia. Gostava mesmo era de apreciar a escrita dos outros e ver como as palavras ganhavam formas. Sobre o que leria hoje? Era sempre uma surpresa. Não havia tempo perdido quando se tratava do amor à literatura. Cada linha lida fazia valer a pena. Era entre poesias onde se encontrava e onde se perdia. Era um lugar seguro, mas também imprevisível. Era um texto que ganhava vida e tocava tudo ao redor. Era uma permissão para viajar e saber que não voltaria o mesmo após a viagem. Era tudo, era nada.  *Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo . Autor do livro de terror  Escrita Maldita , p ublicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano:  O Círculo (Vol.1)  e  O...

Bibliotecas de Escolas dos Estados Unidos têm centenas de tentativas de banimento de livros

Muita gente enxerga os Estados Unidos como a terra da liberdade, porém quando se trata de literatura e liberdade intelectual, muitos não sabem que anualmente vários livros são banidos de bibliotecas de escolas: livros infantis, livros sobre jovens-adultos, clássicos e livros com conteúdo sobre diversidade. Geralmente, os conteúdos dos livros tem algum tema e/ou conteúdo que são considerados desafiadores e inadequados por aqueles que tentam banir.

Considerada uma das associações mais antigas do mundo na área de bibliotecas, a Associação Americana de Bibliotecas tem divulgado quais livros têm sido banidos em bibliotecas de escolas. Além dos membros, a associação lembra que muitos pais de estudantes são contra o banimento de livros.

“E, no entanto, as tentativas de banir livros das bibliotecas estão aumentando em um nível sem precedentes em todo o país. A American Library Association relatou mais de 729 tentativas de banimento de 1.597 livros individuais somente em 2021”, afirmam no site.

Recentemente, a Associação também se posicionou contra uma proposta legislativa de banir materiais sobre direitos reprodutivos, informando que é responsabilidade dos bibliotecários fazerem curadoria dos conteúdos, sem imporem suas crenças pessoais ou cometerem discriminação. 

De uma lista dos 100 livros mais bandidos entre 2010 e 2019, confira dez livros best-sellers internacionais que foram banidos: 

Quem é você, Alasca – John Green

O Caçador de Pipas – Khaled Hosseini 

As Vantagens de Ser Invisível – Stephen Chbosky

O Sol é para Todos – Harper Lee

O Conto da Aia – Margaret Atwood

Jogos Vorazes – Suzanne Collins

Dois Garotos se Beijando – David Levithan

O Ódio que você Semeia – Angie Thomas

Goosebumps – J. D. Salinger

Gossip Girl – Cecily von Ziegesar 

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Mais lidas da semana