Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sem talvez

Não havia talvez quando se tratava de pôr a própria saúde mental em primeiro lugar, especialmente quando o outro a estava negligenciando. Não havia talvez para continuar sustentando um relacionamento que não ia para frente, no qual o outro se negava a se responsabilizar e se colocava constantemente no papel de vítima. Não havia talvez quando você havia se transformado em uma espécie de terapeuta que tinha que ficar ouvindo reclamações e problemas constantes, se sentindo completamente drenado após cada interação. Já não havia espaço para o talvez. Talvez as coisas seriam diferentes se o outro tivesse o mesmo cuidado com a saúde mental que você tem. Talvez a fase ruim iria passar um dia. Talvez a pessoa ia parar de se pôr como vítima e começar a se responsabilizar. Eram muitos talvez que não tinha mais paciência para esperar. Então, não, já havia aguentado mais do que o suficiente. Não era responsável por lidar com os problemas do outro. Não era responsável por tentar levar leveza diante...

Daily Dose of Sunshine: Transtornos mentais são tema de drama coreano da Netflix

Daily Dose of Sunshine (Uma Dose Diária de Sol) é um drama coreano lançado pela Netflix, em novembro de 2023, que aborda a história de uma enfermeira da área clínica que decide se mudar para a ala psiquiátrica de um hospital universitário, mostrando como ela vai se adaptando e aprendendo cada vez mais ao longo dos dias de convivência com outros profissionais de saúde, pacientes e familiares.

Em uma época em que os dramas coreanos têm conquistado cada vez mais plataformas de streaming e telespectadores em diferentes partes do mundo, embora seja uma obra de ficção, há potencial de que a série ajude mais pessoas a entenderem a realidade não só dos profissionais que trabalham na área, mas dos pacientes e a importância de um espaço para acolhimento diante de sintomas que possam colocar suas vidas em risco.

Dirigido por Lee Jae-kyoo (do sucesso coreano de zumbis All Of Us Are Dead), Daily Dose of Sunshine foi baseada numa webtoon escrita por Lee Ra-ha, autora que já trabalhou como enfermeira psiquiátrica que também mudou de área e narrou algumas de suas experiências. 

Jung Da-Eun (Park Bo-Young) é uma enfermeira que tenta ser gentil e ter compaixão na ala psiquiátrica, mas em seus primeiros dias luta para entender as regras que existem na área de internação psiquiátrica e como interagir com outros enfermeiros, médicos, pacientes e seus familiares, muitas vezes, tentando entender a linha entre o que é algo inerente do paciente e o que faz parte de um sintoma, como delírios, alucinações e alterações de humor, entre outros.

Quando são discutidas questões de saúde mental, para muitos, logo vem em mente a depressão e a ansiedade. Mas desde o primeiro episódio de Daily Dose of Sunshine é apresentada uma personagem com transtorno bipolar, primeiro, passando por um episódio de mania e, em seguida, caindo na fase de depressão, deixando bem claro o quanto o transtorno pode afetar os comportamentos e o humor, de forma que até as pessoas próximas tenham dificuldade de entender o que acontece nesses momentos, por vezes, até entrando em estado de negação e falta de compreensão sobre a importância do tratamento.

Por meio de efeitos visuais, a série tenta transmitir um pouco da sensação causada pelos diferentes sintomas, mostrando como a percepção do mundo pode ficar alterada diante de determinadas condições, como a terrível sensação de ficar sem ar em uma crise de pânico e como as alucinações e delírios acontecem. 

Ao longo de 12 episódios, a protagonista passa por inúmeras situações que ajudam a refletir como as questões de saúde mental podem afetar qualquer indivíduo e a dificuldade que ainda é tão forte quando se trata de aceitação e preconceito (até mesmo em relação a si mesmo). Intercalando cenas dentro e fora do hospital e mostrando como as questões sociais podem servir como gatilho para início e/ou piora da saúde mental, Daily Dose of Sunshine também se destaca por levar à reflexão sobre o estigma contra pessoas com transtornos mentais.

Além da depressão, ansiedade e transtorno bipolar, o drama coreano também aborda a síndrome do pânico, esquizofrenia, transtorno de personalidade borderline, entre outros casos com sintomas que afetam a saúde mental e que, em alguns quadros, pode levar a pessoa a se machucar ou tentar tirar a própria vida.

Embora grande parte da história se passe dentro da ala psiquiátrica do hospital, dá para enxergar como a saúde mental é vista por diferentes ângulos, as dificuldades dentro da internação e quando os pacientes recebem alta, em que além do cuidado diário para manter os transtornos sob controle, precisam encarar a pressão social, com o risco de ter alguma recaída.

Assim como alguns dramas coreanos que conseguem alcançar um público da Netflix que nem sempre está acostumado a assistir produções asiáticas, Daily Dose of Sunshine tem potencial por abordar um assunto tão importante a nível mundial: saúde mental. Dá para perceber que tentaram retratar com sensibilidade algo que nem sempre é conhecido por muitos, como a questão da internação psiquiátrica voluntária e involuntária, seus desconfortos, tratamentos e de como ela acaba salvando vidas em determinadas situações.

Não menos importante, mas também abordado de forma sutil estão questões como os relacionamentos profissionais, familiares, amizade, amor, gratidão, sonhos, expectativas e luto também influenciam tanto os pacientes, como qualquer indivíduo. A mensagem que o drama coreano passa é de que o desenvolvimento de sintomas e transtornos pode ser imprevisível e da importância da empatia, pois poderia acontecer com qualquer um, a qualquer momento da vida. Embora o drama coreano não tenha o papel de educar, sem dúvidas, serve para informar e conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde mental.

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Comentários

Mais lidas da semana