Pular para o conteúdo principal

Destaques

A terceira semana sem fumar cigarro

Como era difícil criar hábitos positivos. Havia acabado de passar da terceira semana sem fumar cigarro e ainda sentia certo desconforto. Seja para bem ou para mal, descobrira que mesmo após anos, algumas pessoas continuavam lutando contra a vontade de fumar, ou seja, era muito mais difícil do que parecia. Na tentativa de substituir comportamentos negativos por mais saudáveis, se via diante da necessidade de se desapegar um pouco da nostalgia e voltar a se focar mais no momento presente. Havia tomado mais do que o suficiente sua dose de nostalgia e agora estava preparado para continuar seguindo em frente. Era chocante o quanto o cigarro havia segurado comportamentos e ao abandoná-lo, comportamentos que antes estavam sob controle, agora pareciam soltos. Precisava de um detox das redes sociais, como quem sabia que fumar fazia mal. Precisava voltar a focar em si mesmo, deixando o passado de uma vez por todas para trás. Era no momento presente que ia celebrando as pequenas conquistas. Para ...

Resenha: Tempo de Cura – Monja Coen

O livro Tempo de Cura, da autora Monja Coen, está repleto de reflexões e foi escrito no período da Pandemia de Covid-19, no período em que o Brasil e o resto do mundo estava lidando com questões como o isolamento social e o uso de máscaras respiratórias, bem como com pessoas que se negavam a seguir as orientações de saúde pública. O livro foi publicado pela editora Academia, em 2021.

Compre o livro: https://amzn.to/3PiBtFO

Em um período difícil, no qual as pessoas tiveram que lidar com a solidão, doenças e mortes, o livro escrito pela Monja Coen serviu como bálsamo para acalmar os corações e mentes – e pode ser lido até nos dias atuais, pois nunca estamos completamente imunes a passar por uma próxima pandemia e a doença permanece causando impactos para a saúde da população. 

Compartilhando suas primeiras experiências com o zen e a meditação, Monja Coen é certeira em falar sobre a importância da paz e da cura e da preocupação com o bem-estar coletivo, dando como exemplo as orientações que eram seguidas no Japão. Ela explica que quando o medo pessoal é deixado de lado e as pessoas conseguem perceber que estão interconectadas.

“A oração e a meditação são suficientes se você se observar em profundidade, a sociedade à sua volta e agir para transformar” – Monja Coen, Tempo de Cura

Com os ensinamentos do budismo, a Monja Coen fala sobre a importância de aproveitar o instante presente. Sobre a importância da união, ela chega a mencionar os eventos que acontecem com outros religiosos, mantendo firme as próprias crenças, mas escutando e acolhendo líderes religiosos de diferentes abordagens.

Misturando histórias de sua própria vida, suas experiências religiosas anteriores com ensinamentos do budismo, a monja nos leva a refletir sobre a questão de saúde coletiva e a importância de manter a fé na cura.

“Solidariedade, compartilhamento, inclusão se tornam causas, condições, resultados e fatores da cura” – Monja Coen, Tempo de Cura

Com as palavras e histórias contadas, é possível refletir também sobre a guerra e a paz. Ela chega a citar os campos de extermínios nazistas e relata a crueldade a qual milhares de pessoas foram submetidas, bem como faz breves comentários sobre o racismo ainda tão enfrentado no Brasil. Além da cura pessoal, ela fala sobre a importância dessa cura social e alerta sobre os perigos das armas de fogo.

Com anotações do final de 2020, onde ainda estavam testando a vacinação contra Covid-19, a monja torcia para que as vacinas finalmente pudessem usadas na população e as pessoas pudessem tirar suas máscaras e revelarem suas verdadeiras faces. 

Ela encerra o livro pedindo para que as pessoas busquem a meditação, para que possam se tornar mais interconectadas com os outros e, assim, contribuir para uma cura.

“A mente nos causa mais transtorno do que os outros podem causar […] Por isso é importante a prática de observarmos em profundidade a própria mente, para não sermos enganados por nós mesmos. Para que sejamos capazes de encontrar o caminho da cura” – Monja Coen, Tempo de Cura 

O livro impresso está disponível na Amazon e livrarias. Se você é assinante da BibliOn (biblioteca digital de São Paulo), é possível encontrar exemplar do eBook para leitura. 

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Mais lidas da semana