Pular para o conteúdo principal

Destaques

Dose de poesia

Uma dose de poesia, às vezes, era tudo o que precisava para levar o dia. Tomava uma dose, mesmo sem saber sobre o que viria pela frente, gostava de se deixar surpreender pelo texto. Em dias mais tristes, encontrava certo conforto na poesia. Já nos dias mais felizes, encontrava uma certa dose de validação. O silêncio também poderia ser poesia. E havia certa beleza em desfrutar da paz. Era em dias barulhentos que mais valorizavamos o silêncio. Continuava se alimentando de letras, na esperança de produzir novas histórias e manter o fluxo de palavras livre. A cada poesia que lia era como se alimentar de uma colherada de uma sopa de letrinhas. Não sabia explicar o como, mas encontrava conforto para o espírito. A cada texto lido, algo se mudava dentro de mim e a pessoa que leu vai se transformando. Bastava uma dose de poesia.  *Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo . Autor do livro de terror  Escritpa Maldita , p ublicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bru...

Resenha: Tempo de Cura – Monja Coen

O livro Tempo de Cura, da autora Monja Coen, está repleto de reflexões e foi escrito no período da Pandemia de Covid-19, no período em que o Brasil e o resto do mundo estava lidando com questões como o isolamento social e o uso de máscaras respiratórias, bem como com pessoas que se negavam a seguir as orientações de saúde pública. O livro foi publicado pela editora Academia, em 2021.

Compre o livro: https://amzn.to/3PiBtFO

Em um período difícil, no qual as pessoas tiveram que lidar com a solidão, doenças e mortes, o livro escrito pela Monja Coen serviu como bálsamo para acalmar os corações e mentes – e pode ser lido até nos dias atuais, pois nunca estamos completamente imunes a passar por uma próxima pandemia e a doença permanece causando impactos para a saúde da população. 

Compartilhando suas primeiras experiências com o zen e a meditação, Monja Coen é certeira em falar sobre a importância da paz e da cura e da preocupação com o bem-estar coletivo, dando como exemplo as orientações que eram seguidas no Japão. Ela explica que quando o medo pessoal é deixado de lado e as pessoas conseguem perceber que estão interconectadas.

“A oração e a meditação são suficientes se você se observar em profundidade, a sociedade à sua volta e agir para transformar” – Monja Coen, Tempo de Cura

Com os ensinamentos do budismo, a Monja Coen fala sobre a importância de aproveitar o instante presente. Sobre a importância da união, ela chega a mencionar os eventos que acontecem com outros religiosos, mantendo firme as próprias crenças, mas escutando e acolhendo líderes religiosos de diferentes abordagens.

Misturando histórias de sua própria vida, suas experiências religiosas anteriores com ensinamentos do budismo, a monja nos leva a refletir sobre a questão de saúde coletiva e a importância de manter a fé na cura.

“Solidariedade, compartilhamento, inclusão se tornam causas, condições, resultados e fatores da cura” – Monja Coen, Tempo de Cura

Com as palavras e histórias contadas, é possível refletir também sobre a guerra e a paz. Ela chega a citar os campos de extermínios nazistas e relata a crueldade a qual milhares de pessoas foram submetidas, bem como faz breves comentários sobre o racismo ainda tão enfrentado no Brasil. Além da cura pessoal, ela fala sobre a importância dessa cura social e alerta sobre os perigos das armas de fogo.

Com anotações do final de 2020, onde ainda estavam testando a vacinação contra Covid-19, a monja torcia para que as vacinas finalmente pudessem usadas na população e as pessoas pudessem tirar suas máscaras e revelarem suas verdadeiras faces. 

Ela encerra o livro pedindo para que as pessoas busquem a meditação, para que possam se tornar mais interconectadas com os outros e, assim, contribuir para uma cura.

“A mente nos causa mais transtorno do que os outros podem causar […] Por isso é importante a prática de observarmos em profundidade a própria mente, para não sermos enganados por nós mesmos. Para que sejamos capazes de encontrar o caminho da cura” – Monja Coen, Tempo de Cura 

O livro impresso está disponível na Amazon e livrarias. Se você é assinante da BibliOn (biblioteca digital de São Paulo), é possível encontrar exemplar do eBook para leitura. 

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Mais lidas da semana