Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Contribuições de Freud para a cultura ocidental

Sigmund Freud contribuiu bastante para a cultura ocidental. Suas descobertas revolucionárias na área de psicanálise e suas obras transformaram o jeito que as pessoas enxergam o mundo.


Em “O Mal-estar na Civilização”, livro escrito pelo pai da Psicanálise, Freud comenta sobre os falsos padrões de avaliação, em que as pessoas dão mais valor para o poder, sucesso e riqueza, do que para o que realmente importa na vida. Todavia, o autor ressalta que não existe uma fórmula geral e simples, pois o mundo humano e a vida mental são variados. Existe uma diferença de pensamentos das pessoas e suas ações. O autor critica a ilusão e superimportância que as pessoas dão as religiões, sem nem mesmo questioná-la, muitas vezes, defendendo seus itens como se fossem verdades absolutas. No livro, Freud discorre sobre as diferentes formas que o homem procura para alcançar a felicidade e se afastar do sofrimento, como a religião e o amor.

Freud explica que não existe uma regra que se aplique a todos, cada um deve encontrar por si mesmo uma forma de dirigir suas escolhas, de forma a conquistar seus desejos. Para o psicanalista, a religião é uma forma de delírio de massa encontrada pelas pessoas para conquistar a felicidade e se protegerem do sofrimento. Todavia, o autor ressalta que nem mesmo a religião consegue manter esta promessa de felicidade plena, tendo sobrado ao crente como último consolo e fonte de prazer para o sofrimento, a submissão incondicional.

Não existe forma de afastar totalmente a insatisfação, mas temporariamente o homem consegue enganá-la. O lado pessimista de Freud é abordado no livro, em que ele comenta fatos negativos atribuídos ao desenvolvimento da tecnologia: o telefone contribui para ouvir a voz de alguém que costumava estar próximo, as ferrovias possibilitaram que esta pessoa fosse embora e os avanços da ciência possibilitam que as pessoas vivam por mais tempo, porém, muitas vezes, essa vida é “difícil e estéril de alegrias”, tantas desgraças, que a morte passa a ser vista como uma libertação. A felicidade é subjetiva.

De acordo com Freud, a civilização é resultado da soma das realizações e regulamentos que distinguem nossas vidas das dos animais e que serve para: proteger os homens contra a natureza e ajustar os seus relacionamentos mútuos. Um dos destaques para determinar a civilização aconteceu quando os homens deixaram o poder individual de lado e passaram a formar comunidades, a substituição da força bruta pelo direito.

Freud introduziu a idéia de individualidade, em que este não era dono de si, mas subordinado ao seu inconsciente. Ao sistematizar a Primeira Tópica, a personalidade vista como um modelo psíquico: consciente, pré-consciente e inconsciente, Freud contribuiu bastante para o avanço da psicanálise e da sociedade. Perde-se a noção de que o homem faz as coisas por acaso e descobre-se que para cada pensamento, memória revivida, sentimento ou ação existe uma causa, seja consciente ou inconsciente, determinada por fatos que a procederam.

A forma que Freud descobriu o inconsciente transformou a forma que nós vemos a mente humana. O tratamento do psicanalista também era diferenciado em relação aos outros profissionais da época. No documentário “Sigmund Freud – Exploring the Unconscious”, além de ser relatada a forma que os pacientes com doenças mentais eram tratados antigamente, ressalta-se o diferencial de abordagem do Freud: o de ouvir os pacientes. “Os profissionais da época prescreviam, porém não escutavam. Eles eram as autoridades e era esperado que o paciente obedecesse... e ouvisse o médico. Escutar a história de vida de um paciente foi algo totalmente novo”, comenta no documentário Harold P. Blum. Para o psicanalista, o inconsciente era onde ficavam os conflitos ou pensamentos que não queremos lidar, a porção real do nosso ‘eu’. Os sonhos também tinham significados para Freud.

A Segunda Tópica de Freud também contribuiu bastante para a mudança da percepção na psicanálise e na sociedade. Enquanto a Primeira Tópica era considerada um modelo mais estático, a Segunda é mais dinâmica, em que de forma básica podemos dizer que o ID estaria relacionado aos instintos, o Ego ao ‘eu’ e o Superego ao lado mais racional.

Muitas das teorias levantadas pelo psicanalista foram desaprovadas na época, mas os avanços proporcionados por ele são indiscutíveis, além de contribuir com o tratamento, a sociedade está mais livre para tratar de diversos assuntos, como sentimentos, conflitos, sexo e sexualidade.

Confira também:

Documentário relata vida e descobertas de Sigmund Freud

Freud for Beginners

Comentários

Mais lidas da semana