Pular para o conteúdo principal

Destaques

The Menendez Brothers: Netflix lança novo documentário de 2024 sobre o caso

Quando dois filhos de uma família rica norte-americana atira de forma fatal nos seus pais, o caso ganha muita repercussão sobre os porquês e qual seria o destino dos irmãos Menendez. Depois de produzir uma série documental sobre o caso, a Netflix agora divulgou um documentário de 2024, The Menendez Brothers . Após os irmãos Menendez demonstrarem insatisfação com a série documental, o documentário veio em boa hora, trazendo uma visão menos dramatizada e mais pé no chão sobre como os irmãos são, o que eles falaram e como eles reagiram. Não resta dúvidas de que o crime premeditado pelos irmãos tenham requintes de crueldade e que eles merecem prisão, porém, o que vai se especulando ao longo do documentário, especialmente no final, é se o julgamento teria sido justo quando uma hipótese de que havia um histórico de abuso sexual na família que poucos sabiam e isso poderia ter sido um dos motivos relacionados à morte dos pais. O julgamento que foi polêmico e até mesmo levantou a fama dos irmã

Freud for Beginners

Andando em Viena, Aústria, conhecendo os pontos turísticos da cidade, entrei na loja do Museu do Freud. Devido à falta de tempo não foi possível visitar o local em que Freud trabalhou e morou em grande parte da sua vida, mas foi dentro da loja cheia de souvenirs e livros sobre a vida de Freud, obras do psicanalista e outros livros da área, que comprei o livro Freud for Beginners (editora Pantheon) e aprendi de forma simples e didática sobre a vida fascinante de Freud.

Livro sobre Freud

Escrito pelo romancista canadense Richard Appignanesi e ilustrado pelo latino americano Oscar Zarate, o livro introduz o leitor à vida e descobertas revolucionárias do 'pai da Psicanálise', Sigmund Freud.

Originalmente publicado em 1979, por meio de ilustrações e texto, o livro narra desde a infância do psicanalista e o relacionamento com sua família, a formação médica de Freud, que queria ser um cientista, não um doutor, os conceitos e pesquisas realizadas, casos interessantes acompanhados e estudados, até a morte dele em 1939, aos 83 anos de idade, por causa da piora do seu câncer bucal.

O livro não substituiu a necessidade de andar pela casa e observar onde o psicanalista viveu com a família por cerca de 50 anos e escreveu suas obras, mas de forma prazerosa preencheu o vazio superficial e a escuridão que habitavam em minha mente sobre um revolucionário que deveria ser conhecido por todos, não somente estudantes e profissionais da área. Fica a dica de leitura.

Leia também:

Contribuições de Freud para a Cultura Ocidental

Documentário relata vida e descobertas de Sigmund Freud

Resenha - A Lógica da Emoção

Resenha Eros e Civilização - Herbert Marcuse

Comentários

Mais lidas da semana