Pular para o conteúdo principal

Destaques

Às vezes...

Tudo o que nunca fomos. Tudo o que nunca seríamos. Tudo o que não éramos. Havia um espaço dentro de mim que não poderia ser preenchido por todas palavras que representávamos um para o outro. Ia, então, se soltando lentamente, de quem havia se soltado de forma brusca. Ia dando tempo ao tempo e espaço para as coisas voltarem ao eixo. Escrevia para lembrar, escrevia para esquecer. Esquecer o quê? Nunca tinham passado de dois personagens cujas histórias jamais se cruzariam. Sequer poderiam ser definidos como colegas ou amigos, tampouco eram amores. Eram quase alguma coisa e nesse mundo de indefinições, às vezes era melhor não saber. Perdeu a conta de quantos dias o outro havia ficado sem responder. Perdeu a conta de quanto tempo havia se passado. De quando limites foram cruzados e quando promessas foram quebradas. Escrevia para dizer que a dor também fazia parte do processo de se sentir vivo. Escrevia para nomear as emoções e encontrar clareza em um universo de indefinições. Escrevia para ...

Revistas gays - Mais do que fotos sensuais


Quando viajei para Natal (RN) comprei três revistas gays brasileiras na Livraria Saraiva do Shopping Midway. Aproveitei a oportunidade, já que onde eu moro, em Campo Grande (MS), é praticamente impossível encontrar estas publicações.

Entre as revistas compradas estavam a Revista Junior, que eu já conhecia há mais de dois anos e sempre simpatizei com a publicação, apesar de não assinar, e duas novatas: a terceira edição da H Magazine, da editora Mix Brasil, a mesma responsável pela Junior e a primeira edição da revista Momento Inesquecível, uma publicação anual sobre a união homoafetiva, que ainda não tive tempo para ler.


Em tempos em que as publicações impressas perdem força, principalmente os jornais, vi na Revista Junior e na H Magazine a esperança nas revistas de nicho, especialmente as que são voltadas para o público gay. Apesar dos diversos sites e blogs gays, nada substitui a sensação de folhear uma revista com textos bem desenvolvidos e qualidade fotográfica, e até mesmo guardá-las, o que se perde no volume de informações publicadas na Internet e na superficialidade.

Enquanto a Revista Junior é voltada para um público jovem, o que reflete nas pautas, como fitness, beleza, moda e entrevistas e também nos modelos selecionados para as fotografias, a H Magazine é voltada para um público mais adulto e maduro.

A Junior me ganha nas imagens, reportagens e textos de músicas, baladas, moda, destinos turísticos, estética e entrevistas. Já a H Magazine, com seus textos sobre espetáculos teatrais e musicais, música, casamento gay, direitos, relacionamentos e colunas.

As colunas da H Magazine me surpreenderam. Na 3ª edição, uma coluna escrita por Tony Goes, sobre o casamento, sua legalização e críticas de diversos gays que são contra e acabam desmerecendo o trabalho daqueles que lutam pela igualdade, criminalização da homofobia e reconhecimento. Para o colunista, se a pessoa não quer casar, tudo bem, ninguém está sendo obrigado, mas este deve ser um direito. Também são ótimas a coluna do João Luiz Vieira sobre aparências e a coluna "Amadurecer com Dignidade", escrita por Gilberto Scofield, na qual o autor critica uma espécie de Síndrome do Peter Pan, que acomete os gays. Segundo Scofield, é deprimente ver gays com mais de 30 anos acharem o ponto alto da sua semana uma noite de bala com as amigas e seus comportamentos na balada, como a maneira que se vestem e agarração grupal, quase caricaturas.

Entre as reportagens desta edição da H Magazine estão uma sobre um evangélico que foi casado com uma mulher e foi expulso da igreja por ser gay; Soropositivos que sofrem com o dilema de contar sua condição; Divórcio para gays; Entrevista com o ator Roberto Camargo, prestes a completar 50 anos; Tolerância à diversidade sexual no Poder Público de Brasília; e outras.

Para quem ainda não conhece as revistas, recomendo a leitura. Mesmo com os homens bonitos e fotos sensuais, que aliás são ótimos atrativos, por conta do bom conteúdo vale a pena comprá-las.

Leia também: Momento Inesquecível - Casamento Gay é tema de nova revista brasileira

Imprensa Gay no Brasil

Advocate – Revista gay mais antiga dos Estados Unidos

Mais lidas da semana