Pular para o conteúdo principal

Destaques

Antraz: Documentário da Netflix revela investigações feitas pelo FBI durante anos

Um pouco após os atentados terroristas contra as torres gêmeas, em Nova Iorque, Estados Unidos, no 11 de setembro de 2001, uma ameaça de antraz colocou as autoridades, como o FBI em alerta, e espalhou pânico nos norte-americanos devido à facilidade de se espalhar sem as pessoas saberem.  Dirigido e roteirizado por Dan Krauss e produzido pela Netflix e pela BBC, 21 anos após o ataque e o primeiro caso de circulação do antraz, o documentário Antraz: EUA Sob Ataque (The Anthrax Attacks) leva o telespectador para as investigações do FBI que duraram anos. O que a princípio foi alvo de muita pressão para a solução do caso, principalmente pelo medo dos norte-americanos do esporo da bactéria continuar se espalhando pelas cartas e fazendo mais pessoas adoecerem e/ou morrerem, logo foi caindo no esquecimento conforme as investigações desenrolavam fora dos holofotes.  Com a proximidade do caso do ataque às torres gêmeas, à primeira vista, o pânico generalizado fez com quem os norte-americanos

Desafios do jornalismo contemporâneo

O Observatório da Imprensa reproduziu esta semana uma entrevista realizada por André Bürger com o diretor de redação dos jornais do Grupo RBS, Marcelo Reich, na qual o entrevistado aborda pontos necessários nos dias atuais relacionados aos veículos de comunicação e aos profissionais de jornalismo.

Empreender é uma das ações comentadas por Marcelo Reich e considerada a principal característica esperada pelo mercado de trabalho dos jornalistas recém-formados. O profissional também sobre os diversos alicerces que sustentam os modelos econômicos dos jornais atualmente.

A integração e convergência midiática e o modelo de pagamento para poder ver mais de 30 matérias por mês no site do jornal Zero Hora também foram citados pelo diretor de redação. Talvez o ponto principal levantado pelo entrevistado foi a necessidade do processo de curadoria da história e verificação do que é verdadeiro, em uma época de excesso de informação.

Confira a entrevista na íntegra no link a seguir: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed721_o_recem_formado_em_jornalismo_deve_saber_empreender

Comentários

Mais lidas da semana