Pular para o conteúdo principal

Destaques

Revolutionary Love: Série coreana de drama explora o abismo que divide as classes sociais

Embora muitos dramas coreanos pequem na representatividade de diversidade racial e deem pouquíssimo espaço para estrangeiros e imigrantes, a série Revolutionary Love (2017) da tvN e no Brasil disponível temporariamente pela Netflix , acaba indo além dos elementos de comédia e romance, mostrando o drama das diferenças de classes sociais , os preconceitos e a possibilidade de imersão nesse mundo desconhecido pelo filho do dono de um dos maiores conglomerados de empresas da Coreia do Sul . A ingenuidade e a ignorância da realidade das classes trabalhadoras tornam o protagonista um tanto embaraçoso, lembrando de forma vaga a jornada de Buda quando conheceu a realidade fora do palácio e foi confrontado com a fome, a doença, a pobreza e a morte. Longe de ser uma série com alguma alegoria espiritual, mas do ponto de vista do comportamento é interessante acompanhar como Byun Hyuk (Choi Si-won) se torna mais empático e humanizado quando seu caminho cruza com o de Baek Joon (Kang So-ra) . E

Livro Bagagem Contada será lançado em Campo Grande (MS)


Texto: Andre Messias (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul)

Campo Grande (MS) – Com patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC) da Fundação de Cultura do governo do Estado, será lançado na próxima terça-feira (18 de dezembro) o livro “Bagagem Contada” da jornalista Laís Camargo. O lançamento irá acontecer no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na Galeria Wega Nery às 19h30min.

“Bagagem Contada” traz crônicas, fotos, depoimentos e entrevistas sobre o universo do mochilão em uma viagem independente feita à Bolivia e o Peru pela autora.  A jornalista conta sua experiência de se aventurar com uma mochila nas costas e conhecer de perto a realidade dos povos andinos com um desejo de embelezar o mundo pelas letras.

A cerimônia de lançamento será da forma como os andinos tratam momentos importantes: com muita música e arte. A abertura será com um cortejo do Teatro Imaginário Maracangalha e as ondas sonoras vêm da versatilidade musical de Celso Petit.

O livro foi escrito como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de  Jornalismo pela Universidade Católica Dom Bosco e tem prefácio escrito pelo Prof. Msc. Jacir Zanatta: “As crônicas produzidas pela Laís são capazes de prender o leitor do início ao fim. Leveza na escrita e a profundidade na abordagem fazem do livro um convite ao leitor que já criou raízes a se arriscar, a ser audacioso e a botar o pé na estrada. “Bagagem Contada” é um convite à reflexão sobre nossa própria existência, onde as belezas naturais se misturam com a dureza da vida. Laís consegue, de forma mágica, dar vida às sensações”, ressalta Zanatta.

As crônicas seguem a linha temporal de passagem pelas cidades de Corumbá, Puerto Quijarro, Santa Cruz de La Sierra, Cochabamba, Oruro, La Paz, Lago Titicaca, Puno, Copacabana, Cusco, Águas Calientes, Machu Picchu, Salar de Uyuni, Potosi e Sucre. Dentre as personagens incríveis retratadas no livro há Ruth Lima. O livro também narra momentos de revolta e tristeza como na ocasião de ajudar uma criança doente e a situação incômoda de dormir em sacos de farelo num galpão.

O livro “Bagagem Contada” desperta sensações de irmandade, igualando os viajantes, os moradores locais e os que ainda vão despertar o desejo por viajar quase sem rumo, mas com objetivos bem definidos.

Serviço: O Centro Cultural José Octavio Lima está localizado na rua 26 de agosto, 453. O lançamento do livro “Bagagem Contada” será na próxima terça-feira (18 de dezembro às 19h30min.

Leia também: Jornalismo Cultural é tema de palestra na UCDB

Comentários

  1. Obrigado por compartilharem! Fizemos referência ao seu blog em nosso último artigo:

    http://www.culturacaipira.com/2013/05/01/rio-paraguai-e-geraldo-espindola-no-festival-america-do-sul-em-corumba/

    Aguardamos a visita de vocês!

    Cultura Caipira Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cultura Caipira Blog!
      Muito obrigado pela referência no artigo!
      Volte sempre ;-)
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana