Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Exercício de Produção Textual em 5 minutos

Texto: Ben Oliveira

É incrível o que conseguimos realizar quando estamos sob  pressão. O texto abaixo surgiu durante uma aula de Jornalismo, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) de Campo Grande (MS), com a professora Cristina Ramos.

A professora pediu aos alunos que fizessem um exercício de produção textual. Em aproximadamente cinco minutos, tivemos que escolher uma das frases expostas e produzir uma estória.

Escolhi a seguinte frase: "Levou a namorada até o aeroporto. Ela ficaria longe por dois meses", e o resultado pode ser conferido abaixo.

*~

Era a primeira vez que Fernando ficaria tanto tempo longe de Roberta. O jovem de 19 anos conheceu a mulher em uma festa bastante popular da cidade. Roberta era uma médica de 26 anos, a diferença de idade entre os dois tinha complicado bastante o início do relacionamento do casal, que agora havia completado um ano.

Existem coisas que fogem ao nosso controle, a ida de Roberta era só mais um detalhe.

Roberta tinha passado numa seleção em um hospital bastante conceituado em Nova York, uma oportunidade única em sua vida, que só alguém fora de si deixaria passar essa chance. Quando Fernando soube da notícia não sabia se chorava ou se ria, pois o rapaz sempre esteve ciente do quanto era importante a carreira para a namorada.

Fernando nunca tinha sido bom em demonstrar sentimentos. A tristeza antecipada o estava matando alguns dias antes da grande despedida entre os dois. Desta vez o jovem decidiu que faria algo diferente. Ele escreveu uma carta enorme para que Roberta não pudesse se esquecer dos sentimentos do namorado por ela.

No dia da despedida, Fernando tentara ser forte, mas quando chegou o momento de dizer adeus, nunca tinha sentido dor tão grande em seu coração.

Deixando a carta para o último momento, Roberta foi pega de surpresa. A jovem sabia que as coisas não seriam fáceis, mas desistir não era uma opção.

Decidiram que não iam chorar, pois o momento era de comemoração.

Seguindo em direções contrárias, Roberta dentro do avião, atravessando o oceano e Fernando preso no trânsito caótico da cidade, mesmo longe os dois compartilhavam um sentimento em comum: o da saudade.

Lágrimas se confundiam com a chuva que não parava de cair.

Comentários

  1. Já fiz esse exercício na aula da Cristina, mas com outro tema. Realmente, incrível como a gente consegue pensar e produzir sob pressão. Às vezes sai melhor do que um texto que demoramos horas para finalizar. Fantástico. Amei.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana