Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Resenha À Procura da Felicidade - Chris Gardner


Texto: Ben Oliveira

Escrito pelo norte-americano Chris Gardner, À Procura da Felicidade (Editora Novo Conceito) é um livro baseado em fatos reais e autobiográficos, no qual o autor relata alguns momentos de sua vida em que ele enfrentou o preconceito por conta da cor da sua pele e uma série de dificuldades.


Para entender a história do homem, Chris começa narrando um pouco do que aconteceu a sua mãe. A mãe não tinha apoio dos pais para seguir os seus sonhos e foi mandada para fora de casa após descobrirem que ela estava grávida. Mesmo com um passado triste, a mulher sempre incentivou o filho a buscar a felicidade e o conhecimento, ensinando para o rapaz a importância dos livros.

"O lugar mais perigoso do mundo é uma biblioteca pública" - trecho em que a mãe de Chris Gardner comenta que aqueles que sabem ler, podem pesquisar sobre qualquer assunto.

Além de ter que se virar, a mulher morava com um homem que sempre a agradecia verbalmente e fisicamente. Ignorante, o homem odiava pessoas que tinham mais conhecimento que ele e sabiam ler. No livro são narrados diversos episódios em que o padrasto batia na mulher e em seus filhos, fazendo com que Chris buscasse a vingança por um longo período da sua vida. O jovem odiava ver sua mãe impotente e acabou ficando inerte quando não sabia lidar com alguns problemas.

Após a mulher ser presa graças ao padrasto de Chris, o jovem teve que morar com os seus tios, onde passou algum tempo sem entender onde a mãe estava. Quando adolescente, Chris se envolveu em encrencas, mas também foi nesta mesma época em que adquiriu em alguns conhecimentos com seu tio e vontade de viajar, o que acabou o levando a se juntar à Marinha.

Com o passar dos anos, Chris Gardner percebeu que não realizaria o seu sonho dentro da Marinha. Durante o seu serviço trabalhou como paramédico e mesmo depois de deixar as Forças Armadas, o homem continuou trabalhando como assistente de um médico e auxiliando em seus projetos de pesquisa. O salário era baixo, mas o rapaz gostava do que fazia, sonhando que algum dia poderia cursar a universidade e poder atuar como médico. Desestimulado, Chris acabou desistindo de seguir a carreira médica.

O jovem namorava à distância com uma mulher e quando cansou-se da solidão, acabou pedindo a moça em casamento. Ela também era negra, porém tinha uma história e vida diferentes em relação ao seu marido. Enquanto o jovem lutou com a pobreza, agressão e preconceito em sua infância e adolescência, a mulher veio de um mundo diferente. O casamento não deu certo por diversas razões, como o desejo de Gardner por outras mulheres, o relacionamento estar frio, suas diferenças e a idealização da mulher que imaginava Gardner como médico, mas o mesmo acabou desistindo.

Em seguida, vieram outras namoradas. Uma delas tornou-se a mãe do filho de Chris, levando os dois a morarem juntos. As brigas sobre a necessidade do homem buscar um emprego melhor continuaram até o dia em que os dois desentenderam e Gardner foi para a cadeia acusado de agredir a mulher. Mesmo desistindo de prestar queixa por causa da mentira, a mulher impediu Chris de ver o seu filho.

O rapaz trabalhou como representante de vendas de uma companhia de equipamentos e suprimentos médicos, mas o salário ainda não era suficiente para sustentar si mesmo e o filho. Depois deste emprego, o homem consegue entrar como trainee em uma empresa de corretores até finalmente ser selecionado para entrar. Neste período relatado pelo autor, a mulher deixou o filho com ele e foi se concentrar na própria carreira.

Sem lar, Chris Gardner e seu filho carregavam um carrinho de compras de um lado para o outro, onde deixavam suas coisas. Novamente o homem enfrentou diversas situações difíceis, como não ter dinheiro para pagar a creche, levar o filho para o seu trabalho, ter que dormir em albergues para desabrigas, banheiros e até mesmo no próprio trabalho sem ninguém perceber.

Mesmo com momentos de miséria e fome, o rapaz conseguiu se destacar na empresa por conta do seu esforço. Depois de um tempo, Gardner alugou uma casa, pagar uma creche para o filho e melhorar sua qualidade de vida. Foi somente quando mudou para outra corretora com clientes selecionados que Chris Gardner conseguiu lucrar como nunca tinha.

A felicidade encontra o caminho de Gardner. O homem fica tão rico que consegue abrir sua própria empresa e trabalhar com causas voltadas para os negros, além de ajudar a igreja responsável por fornecer abrigo para os desempregados e desabrigados. Chris Gardner tem outra filha com a mesma mulher, mas não ficaram juntos. O homem consegue bancar estudo, casa e uma vida melhor, conquistar seus sonhos e até mesmo se encontrar com Nelson Mandela.

Por ser um livro autobiográfico, a história não deixa de ser emocionante ao acompanhar todo o sofrimento e desenvolvimento de um jovem negro para sobreviver e buscar uma vida melhor para o seu filho, mas também é maçante. A leitura não flui, e se traz alguns detalhes e momentos históricos e culturais interessantes, também traz muitas informações entediantes que deixam o texto cansativo.

Mais do que uma história digna de cinema e muito bem produzida, como é possível acompanhar no filme homônimo estrelado por Will Smith e seu filho, Jaden Smith, à Procura da Felicidade traz não só lições sobre os altos e baixos da vida de um homem, dificuldades, persistência, família, amizades e empregos, mas também os preconceitos enfrentados pelo negro durante esta época, em um momento histórico de transformações culturais e sociais, como os avanços dos direitos civis e a revolução sexual.

Assim como os livros ajudaram bastante o autor, acredito que a leitura seja fundamental para qualquer um. Finalizo o texto com um trecho do livro: “Os livros me permitiam não apenas viajar em minha imaginação como também ver através de janelas o mundo do desconhecido e não ter medo”.

Comentários

  1. qual é o nome da ex esposa de chris gardner,mãe de seu filho?

    ResponderExcluir
  2. E o que acontece com a ex esposa e os filhos dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo! A resposta para esta pergunta, sinceramente, eu também não sei responder. Creio que é algo que só saberemos se algum dia o autor vier a lançar uma continuação. É a mesma sensação que temos ao ler um bom livro de ficção e ficamos curiosos para saber o que acontecerá ao personagem, com o diferencial de que esta obra foi baseada em fatos reais!

      Abraços e obrigado pelo comentário ;-)

      Excluir
  3. Tenho muita vontade de ler esse livro, vi o filme e é uma das melhores histórias que tive o prazer de ver retratada nas telonas!

    Dna Bookz / Fan page / Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, DNA! Confesso, este é um daqueles casos onde o filme é melhor do que o livro. Como o livro foi baseado em fatos reais, é uma espécie de autobiografia, ele não tem só os elementos que podem nos emocionar e prender o leitor. Algumas partes são entediantes. Vale a pena ler, mas o filme por ter um roteiro com a intenção de entreter e emocionar, consegue ser melhor.

      Abraços. Obrigado por sua visita!

      Excluir
  4. Muito boa a sua descrição sobre a obra... Estou fazendo um trabalho da faculdade, e tenho que escolher um livro, para fazer a resenha.. Já comecei a ler esse livro, mas infelizmente não terminei... Estou pensando seriamente em escolher este, já que apresenta uma história fantástica e emocionante, e ainda mais, por ser baseada em fatos reais.
    O próximo é Sete Vidas, que com certeza, será marcante para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helem!

      Fico muito feliz que tenha se animado a escolher À Procura da Felicidade para resenhar. Em alguns momentos a leitura pode ficar maçante, é muita informação que não foi 'editada', por ser baseada em fatos reais – falta aquela dose de ficção que amarra as pontas soltas e sabe conduzir o leitor –, mas vale a pena. Por ser autobiográfica, acaba nos inspirando.

      Abraços. Obrigado por sua visita! Volte sempre :D

      Excluir
  5. O Gardner real é bem safado e pobreza não justifica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana