Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Crítica Meu Namorado é um Zumbi


O filme Meu Namorado é um Zumbi (Warm Bodies) foi baseado no livro Sangue Quente (título traduzido homônimo do filme e livro em inglês), escrito por Isaac Marion, cuja história mostra o relacionamento entre um zumbi e uma humana. Logo na escolha do nome do filme, não consegui entender porque eles não traduziram da mesma maneira que o livro, sendo que o nome em inglês é igual, mas tudo bem.

Cartaz – Meu Namorado é um Zumbi.
Interpretado por Nicholas Hoult e Teresa Palmer, Meu Namorado é um Zumbi foi lançado em 2013. O filme foi dirigido por Jonathan Levine. O roteiro vago e as atuações fracas não fazem justiça ao livro que se tornou um best-seller.

Não sou muito fã de quem gosta de ficar comparando livros aos filmes, já que os mesmos não passam de adaptações, e muitas coisas podem mudar, sendo o que mais importa transmitir a sua essência, mas alguns detalhes, se deixados de lado, fazem a história ficar bem diferente.

Em Sangue Quente, por exemplo, o protagonista, R. é um zumbi casado com outra morta-viva e que tem dois filhos zumbis adotados. Você pode estar se perguntando: “Como pode uma criatura desprovida de sentimentos estar casada com alguém?” – afinal, não é o mesmo que acontece na vida real? Talvez mais do que a morte fisiológica, Isaac Marion tenta falar sobre aqueles que estão vivos, mas estão vazios, empalidecidos pelos seus dias e mortos diante de seus sonhos. Este pequeno detalhe omitido no filme, não demonstra a ideia de quem está junto com outra pessoa somente pelo medo da solidão, de quem realmente sente-se completo e feliz, que necessita estar por perto para cuidar, proteger, dar carinho e passar a vida ao lado.

Diferente do livro, no qual R. precisa comer o cérebro de Perry, o namorado de Julie, para poder se interessar por ela, no filme, antes mesmo de matar o rapaz, ele já está quase apaixonado pela garota loira, deixando a história adaptada para o cinema superficial. Por exemplo, ao tirar os pensamentos e a consciência de Perry, a impressão que se tem é a de que o zumbi começou a gostar de Julie por vontade própria, enquanto em Sangue Quente fica claro que todos os flashbacks são responsáveis pelo início daquele relacionamento, já que o menino-morto começa a fazer as coisas que a loira gosta para agradá-la.

Romance adolescente é destaque no filme de zumbi. 

A opinião sobre livros adaptados para o cinema nem sempre é positiva, em poucas exceções o filme consegue prender mais a atenção de quem está assistindo do que uma extensa narrativa com detalhes. Em Meu Namorado é um Zumbi, o excesso de cortes para deixar a história mais curta transforma o filme em mais um fracasso hollywoodiano, tão superficial e entediante, que mesmo se eu não tivesse lido o livro, não me interessaria.

Ao focar a história somente nos dois protagonistas: R. e Julie, o roteiro do cinema esqueceu dos outros personagens que complementariam a história. Além da omissão de acontecimentos, algumas ordens dos eventos foram invertidas, perdendo o sentido que teriam. Enquanto no livro, a paixão entre o zumbi e a garota se desenvolve com o tempo, seja dentro de R. que se sente vazio e em Julie que sente repulsa pelo morto-vivo, no filme acontece tão rápido, como se fosse algo natural. Além do protagonista, ao verem um cartaz de duas pessoas de mãos dadas, magicamente os zumbis voltam a sentir as coisas e a sonharem.

Envolvimento entre os protagonistas acontece de forma instantânea, deixando
a história superficial. 

Algumas cenas que provocam a reflexão do leitor no livro foram retiradas do filme, deixando o roteiro do cinema com um caráter de puro entretenimento e se esquecendo do papel que o meio de comunicação poderia ter. No livro Sangue Quente, pude comparar os zumbis com pessoas frias, vazias, quase como se fossem robôs, programados para comerem cérebros e se alimentarem, não pensando em suas atitudes, assim como algumas pessoas se comportam na sociedade atual – fazendo o leitor refletir sobre a alienação.

Em um mundo apocalíptico, o filme é tão clichê, que o simples amor entre o casal, um zumbi e uma humana, faz com que todos se transformem e tenham um final feliz. A acidez de Sangue Quente foi transformada em um filme água com açúcar em Meu Namorado é um Zumbi.

Comentários

  1. Nunca vi este filme, mas sem dúvida vou ponderar e vê-lo o mais rápido possível!

    http://modaestyle.blogs.sapo.pt

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana