Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Resenha: Ecos da Morte - Kimberly Derting

Ecos da Morte é o nome do primeiro livro escrito por Kimberly Derting, o número um da série The Body Finder, lançado no Brasil em 2011, traduzido por Rita Sussekind e publicado pela Editora Intrínseca.

Violet poderia ser como uma adolescente norte-americana qualquer do seu colégio, se não fosse pela sua habilidade de sentir ecos da morte, como ela gosta de chamar os sons que ela ouve, os gostos e as luzes emitidas por animais e pessoas mortas.

Ao mesmo tempo em que o livro conta a história da adolescente e seus dramas com os amigos, principalmente com Jay, o melhor amigo desde a infância de Violet que teve o seu corpo transformado com o passar dos anos, a narrativa também mostra os pensamentos de um assassino de garotos, destilados ao decorrer das páginas.

Enquanto Violet descobre-se apaixonada pelo seu melhor amigo, tentando manter as coisas como eram com medo de estragar sua amizade, uma série de desaparecimentos de garotas está acontecendo pela cidade, deixando todos os moradores, pais e estudantes preocupados. Desde nova, Violet encontrava diversos animais mortos e os enterrava, até o dia em que encontrou o corpo de uma garota assassinada que havia sido enterrado na floresta.

A escritora faz com que o leitor simpatize com a protagonista do começo ao fim da história. Após encontrar um corpo no lago, durante uma tarde com os amigos, enquanto estava com Jay no jet-ski, a garota continuou sentindo os ecos.

Com os contínuos desaparecimentos, os moradores da cidade montam grupos de busca para acharem uma das meninas. Violet usa o seu dom para tentar encontrar o corpo de uma das meninas do colégio, até dar de cara com o responsável por todas aquelas mortes.

Tudo parece estar em paz na vida de Violet. O assassino está preso e a garota e o seu melhor amigo começaram a namorar. Mas, ao ajudar o seu tio policial tentar encontrar um dos corpos, Violet acaba se expondo e envolvida naquela situação, fazendo com que sua vida corra perigo, graças ao seu dom de rastrear a morte.

Para quem gosta de livros adolescentes e suspense policial, Ecos da Morte é uma boa pedida. Confesso que me prendi mais às cenas dos assassinatos e não dei muita importância para o relacionamento água com açúcar entre o casal de adolescentes. Esperava mais cenas de mortes e perseguições, mas nem por isso consegui deixar de ler até mergulhar no clímax e sentir todos os músculos que estavam tensos relaxarem ao matar a minha curiosidade e me livrar daquela ansiedade típica de leituras envolventes – nas quais nos sentimentos integrantes da história, seja se identificando com os personagens ou se imaginando assistindo todo o desenrolar dos fatos de perto.

Posso dizer que gostei do primeiro livro de Kimberly Derting a ponto de desejar ler os outros da série The Body Finder . A maneira que a autora fragmentou a narrativa, deixando que os dramas clichês adolescentes não se tornassem o foco principal da história, lembrando ao leitor que o desaparecimento e as mortes das adolescentes não vão parar até que alguém encontre o responsável, tornando  o livro mais cativante.

Ecos da Morte proporciona uma leitura leve e que pode ser concluída em um livro, caso o leitor sinta-se engajado o suficiente, sem muitos esforços. Gostei da narrativa, mas se não fosse pelas mortes e thriller, o livro seria mais uma daquelas histórias adolescentes sobre uma garota do colegial e seus dramas com amigos e garotos. Uma versão bem light do livro Uma Vida Interrompida, escrito por Alice Sebold.

Comentários

Mais lidas da semana