Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre rabiscos e telas brancas

A tela branca pode ser um convite à explosão criativa ou uma tortura ao artista que sente seu espírito definhando diante da pesada realidade. Em tempos de crise e ódio, a arte fica esquecida e é vista como desimportante; ironicamente, é quando mais precisamos dela, de algo que nos faça sentir vivo e toque as partes atordoadas.


O som dos dedos se movendo pelo teclado era como fantasmas de uma vida distante. É incrível perceber quantas vezes nós deixamos algumas partes nossas morrerem ao longo de nossas existências; as máscaras, antes tão confortáveis, agora incomodam e não nos servem mais. Leva tempo até ficarmos satisfeitos e ajustados à nova realidade. Viver é admitir que sabemos pouco sobre nós mesmos e há sempre algo novo que pode nos transformar, seja para o bem ou para o mal.

O artista encara a tinta respingando pela tela. Para o espectador sem intimidade, nada faz sentido, a desconexão de ideias é tormentosa; para ele, o lembrete de que sua arte nunca o abandonaria. Como poderia…

Jornalismo Cultural é destaque no jornal Em Foco da UCDB

A edição de Setembro de 2013 do jornal-laboratório Em Foco, produzido pelos acadêmicos de Jornalismo da Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande (MS), teve como tema o Jornalismo Cultural trazendo diferentes reportagens para o leitor.

Os alunos e ex-alunos de Jornalismo da UCDB Yasmin de Oliveira, Lismabel Gimenes, Leandro Abreu, Dayane Parron, Vinicius Nunes, Mirella Gimenez e Ana Karolyna Resquim escreveram textos onde é possível acompanhar um pouco da habilidade de observar e contar histórias destes jornalistas.

O Em Foco é distribuído pelos corredores da UCDB e durante uma vez por mês na Avenida Afonso Pena, uma das avenidas mais movimentadas da capital sul-mato-grossense, os acadêmicos responsáveis pela sua produção ajudam a distribuir para os motoristas e pedestres que passam pela região. O produto jornalístico tem distribuição gratuita e é de cunho experimental, onde os alunos têm liberdade para explorarem os diferentes gêneros jornalísticos e abordarem diferentes assuntos.

Entre os temas reportagens presentes nesta edição estão: 72 Horas de Jornalismo, um evento onde os acadêmicos observam, praticam e pensam o Jornalismo; a correria e os desafios de vida das equipes dos parques de diversões; a falta de incentivo, o despreparo dos artistas e a falta de interesse pelo teatro em Campo Grande (MS); a dança cigana, o ritmo e suas tradições; os desafios enfrentados pelo acadêmico Vinicius Nunes quando soube que estava com câncer; pais preocupados com as festas e registros fotográficos dos primeiros momentos de seus filhos e a Praça Esportiva Elias Gadia, um ponto de encontro para atividades e lazer.

Este Em Foco é o de nº 159 e é o 11º ano em que o jornal laboratório do Curso de Jornalismo da UCDB está em circulação.

Para quem não tem acesso ao Jornal Em Foco, as edições do jornal-laboratório da UCDB estão disponíveis na internet. Para conferir a edição de setembro de 2013 e outras, acesse: http://www3.ucdb.br/emfoco/index.php?menu=impresso_edicoes

Comentários

Mais lidas da semana