Pular para o conteúdo principal

Destaques

A História do Autismo: 10 Motivos para ler o livro Outra Sintonia

Dizem que quem não conhece o próprio passado está fadado a repeti-lo. No mundo do autismo isso fica muito claro, especialmente quando questões que já foram discutidas em outros países chegam atrasadas ao Brasil. Para quem quer entender um pouco sobre todas transformações sociais do mundo do autismo, recomendo o livro Outra Sintonia: A História do Autismo, dos jornalistas John Donvan e Caren Zucker, publicado no Brasil pela Editora Companhia das Letras, em 2017, com tradução de Luiz A. de Araújo.



Compre o livro Outra Sintonia: A História do Autismo: https://amzn.to/2lMNRTJ

Desde sua origem, o autismo passou por uma série de problemas, desde suas definições e percepções dos profissionais envolvidos com a pesquisa e a atuação clínica, passando pelas descobertas e tratamentos, pelas questões políticas e diferentes perspectivas e mais recentemente, pelas polarizações.

A história do autismo é toda construída em cima de luta, de desejos e de crenças, que afetaram positivamente e negativamente…

Jornalismo Cultural é destaque no jornal Em Foco da UCDB

A edição de Setembro de 2013 do jornal-laboratório Em Foco, produzido pelos acadêmicos de Jornalismo da Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande (MS), teve como tema o Jornalismo Cultural trazendo diferentes reportagens para o leitor.

Os alunos e ex-alunos de Jornalismo da UCDB Yasmin de Oliveira, Lismabel Gimenes, Leandro Abreu, Dayane Parron, Vinicius Nunes, Mirella Gimenez e Ana Karolyna Resquim escreveram textos onde é possível acompanhar um pouco da habilidade de observar e contar histórias destes jornalistas.

O Em Foco é distribuído pelos corredores da UCDB e durante uma vez por mês na Avenida Afonso Pena, uma das avenidas mais movimentadas da capital sul-mato-grossense, os acadêmicos responsáveis pela sua produção ajudam a distribuir para os motoristas e pedestres que passam pela região. O produto jornalístico tem distribuição gratuita e é de cunho experimental, onde os alunos têm liberdade para explorarem os diferentes gêneros jornalísticos e abordarem diferentes assuntos.

Entre os temas reportagens presentes nesta edição estão: 72 Horas de Jornalismo, um evento onde os acadêmicos observam, praticam e pensam o Jornalismo; a correria e os desafios de vida das equipes dos parques de diversões; a falta de incentivo, o despreparo dos artistas e a falta de interesse pelo teatro em Campo Grande (MS); a dança cigana, o ritmo e suas tradições; os desafios enfrentados pelo acadêmico Vinicius Nunes quando soube que estava com câncer; pais preocupados com as festas e registros fotográficos dos primeiros momentos de seus filhos e a Praça Esportiva Elias Gadia, um ponto de encontro para atividades e lazer.

Este Em Foco é o de nº 159 e é o 11º ano em que o jornal laboratório do Curso de Jornalismo da UCDB está em circulação.

Para quem não tem acesso ao Jornal Em Foco, as edições do jornal-laboratório da UCDB estão disponíveis na internet. Para conferir a edição de setembro de 2013 e outras, acesse: http://www3.ucdb.br/emfoco/index.php?menu=impresso_edicoes

Comentários

Mais lidas da semana