Pular para o conteúdo principal

Destaques

Ressignificar dia após dia

A linha era tênue entre a verdade e a autoficção, mas a literatura era um espaço para criar e não tinha compromisso com a realidade. Como tinta invisível, personagens às vezes se misturam e podem confundir. Um personagem pode ser vários e a graça não está em descobrir quem é quem, mas de aproveitar a leitura. Escrever em blog poderia não ser a mesma coisa do que escrever um livro de ficção ou de memórias, mas a verdade era que acabava servindo para as duas coisas. Às vezes o passado estava no passado. Às vezes o presente apontava para o futuro. Mas nunca dá para saber sobre quem se está escrevendo e há beleza nisso. A beleza de que personagens não eram pessoas, de que não precisava contar a verdade sempre, que às vezes quatro personagens poderiam se tornar um. Saber quem é quem parecia o menos importante, mas apreciar a beleza das entrelinhas. Ia escrevendo como uma forma de esvaziar a mente e o coração, sentindo o corpo mais leve. Escrevia e continuaria escrevendo sempre que sentisse ...

Escritor André Vianco fala sobre Bloqueio Criativo

O bloqueio criativo foi tema do segundo episódio do programa Um Punhado de Ideias, criado pelo escritor André Vianco, com o propósito de tirar as dúvidas de escritores iniciantes, principalmente os interessados na escrita de ficção dos gêneros Fantasia e Terror.

Com 9 minutos e 54 segundos, no vídeo o escritor brasileiro com 15 livros publicados dá algumas dicas, como ter um roteiro prévio do romance, ter um plano B (escrever outras histórias e depois voltar para a primeira história) e até mesmo dar um tempo para a mente e alimentá-la, com outros livros, filmes, histórias em quadrinho.

Confira o 2º Episódio de Um Punhado de Ideias – Bloqueio Criativo


Acesse o primeiro episódio: Escritor André Vianco dá dicas para autores iniciantes

Mais lidas da semana