terça-feira, 19 de novembro de 2013

Músicas para Ler, Escrever e Estudar

Enquanto algumas pessoas preferem o silêncio na hora de ler um bom livro, de escrever ou estudar, outras se rendem às trilhas de sonoras de suas adaptações para o cinema e televisão, escutam jazz, música clássica, versões acústicas, músicas calmas, instrumentais, músicas eletrônicas, pop, rock, entre outros gêneros musicais.

Com música ou não, nada como escrever e ler acompanhado de uma xícara de café. Vivemos em uma época onde as pessoas estão acostumadas a cumprirem suas atividades em meio ao barulho, e, muitas vezes, ter uma boa playlist pode fazer toda a diferença para diminuir este desconforto.

Escute: Músicas para Dormir e Relaxar

Não é novidade quando ouvimos sobre algumas pesquisas indicando que a música pode atrapalhar a concentração na hora de estudar, no entanto, de acordo com o UOL, o serviço de música online Spotify financiou um estudo apontando que escutar música pode melhorar o desempenho dos alunos, como música clássica para quem estuda matemática e música pop para humanas, línguas, arte e teatro. Confira: Escutar música durante estudo melhora aprendizado, aponta pesquisa

Veja também: Músicas para relaxar, meditar e descansar a mente 

8tracks é uma rádio online na qual os usuários podem criar suas próprias playlists, compartilhar com as outras pessoas e utilizar tags para classificá-las. Confira abaixo algumas seleções musicais para ouvir durante a leitura, o estudo e a escrita:










.













2 comentários:

  1. Para ler, estudar e escrever é necessário, sim, uma boa música. Imagina só, fazendo tudo isso ouvindo uma ótima MPB, eletrônica, pop, nossa... Prefiro ler com o barulho, o silêncio às vezes me incomoda bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que a música ajude bastante a entrar no clima. Dependendo da leitura, gosto de ouvir trilhas sonoras de adaptações. Por exemplo, ao ler Os Diários do Vampiro, gosto de ouvir a trila da série The Vampire Diaries, ou músicas que estejam relacionadas à temática. Quanto ao silêncio, às vezes ele se faz necessário, barulho demais atrapalha os pensamentos a se conectarem. Depende muito do que se está lendo, estudando, escrevendo. Ler por entretenimento exige pouca concentração, enquanto um estudo sério, muitas vezes, exige que o texto seja relido várias vezes, de acordo com o grau de conhecimento. A mesma coisa serve para a escrita: um texto de blog mais informal ou uma reportagem onde você já tem as informações coletadas, a música não faz tanta diferença; Porém, ao escrever um romance, músicas calmas ou psicodélicas podem ajudar a tirar da inércia, mas também podem atrapalhar, distraindo. Seja quando escrevo ou leio, dou preferência para músicas que não conheço, desta forma não fico cantando a música na minha cabeça.
      Abraços

      Excluir

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários Recentes

Me acompanhe no Instagram