Pular para o conteúdo principal

Destaques

Espectro Autista: Disfunção Executiva, Alimentação e Autonomia

Quase nunca falo de alimentação, mas hoje decidi falar. Uma das principais curiosidades de pais de pessoas no espectro autista é sobre a seletividade alimentar e autonomia. Poucos sabem da existência da disfunção executiva.


Foto tirada neste sábado, 18 de maio de 2019: 


Aspergers também comem besteiras. Não sou exemplo a ser seguido por ninguém. Por esse e inúmeros motivos prefiro ficar do lado de fora do mundo do autismo. Odiaria ser visto como um modelo de comportamento.  
Poucas pessoas conhecem minha história de vida. Aos 17 anos, entrei na universidade, onde comecei minha primeira graduação: Nutrição. Quem já leu os outros posts, sabe que a graduação não foi desafiadora para mim e acabei desistindo = comportamento de pessoas com altas habilidades (embora eu não tenha papel, na minha infância fui consultado por psicóloga que dizia que eu era muito maduro para minha idade). Queria algo mais desafiador e fiz cursinho para tentar Medicina, mas a realidade bate na porta e não era e aind…

Músicas para Ler, Escrever e Estudar

Enquanto algumas pessoas preferem o silêncio na hora de ler um bom livro, de escrever ou estudar, outras se rendem às trilhas de sonoras de suas adaptações para o cinema e televisão, escutam jazz, música clássica, versões acústicas, músicas calmas, instrumentais, músicas eletrônicas, pop, rock, entre outros gêneros musicais.

Com música ou não, nada como escrever e ler acompanhado de uma xícara de café. Vivemos em uma época onde as pessoas estão acostumadas a cumprirem suas atividades em meio ao barulho, e, muitas vezes, ter uma boa playlist pode fazer toda a diferença para diminuir este desconforto.

Escute: Músicas para Dormir e Relaxar

Não é novidade quando ouvimos sobre algumas pesquisas indicando que a música pode atrapalhar a concentração na hora de estudar, no entanto, de acordo com o UOL, o serviço de música online Spotify financiou um estudo apontando que escutar música pode melhorar o desempenho dos alunos, como música clássica para quem estuda matemática e música pop para humanas, línguas, arte e teatro. Confira: Escutar música durante estudo melhora aprendizado, aponta pesquisa

Veja também: Músicas para relaxar, meditar e descansar a mente 

8tracks é uma rádio online na qual os usuários podem criar suas próprias playlists, compartilhar com as outras pessoas e utilizar tags para classificá-las. Confira abaixo algumas seleções musicais para ouvir durante a leitura, o estudo e a escrita:










.













Comentários

  1. Para ler, estudar e escrever é necessário, sim, uma boa música. Imagina só, fazendo tudo isso ouvindo uma ótima MPB, eletrônica, pop, nossa... Prefiro ler com o barulho, o silêncio às vezes me incomoda bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que a música ajude bastante a entrar no clima. Dependendo da leitura, gosto de ouvir trilhas sonoras de adaptações. Por exemplo, ao ler Os Diários do Vampiro, gosto de ouvir a trila da série The Vampire Diaries, ou músicas que estejam relacionadas à temática. Quanto ao silêncio, às vezes ele se faz necessário, barulho demais atrapalha os pensamentos a se conectarem. Depende muito do que se está lendo, estudando, escrevendo. Ler por entretenimento exige pouca concentração, enquanto um estudo sério, muitas vezes, exige que o texto seja relido várias vezes, de acordo com o grau de conhecimento. A mesma coisa serve para a escrita: um texto de blog mais informal ou uma reportagem onde você já tem as informações coletadas, a música não faz tanta diferença; Porém, ao escrever um romance, músicas calmas ou psicodélicas podem ajudar a tirar da inércia, mas também podem atrapalhar, distraindo. Seja quando escrevo ou leio, dou preferência para músicas que não conheço, desta forma não fico cantando a música na minha cabeça.
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana