Pular para o conteúdo principal

Destaques

Passarinha: Livro sobre garota autista e seu pai lidando com o luto

Uma garota pré-adolescente no espectro autista (Síndrome de Asperger) chamada Caitlin perde o irmão em um tiroteio na escola e, além da dificuldade de entender e ser entendida pelos outros no colégio, ela tenta ajudar o pai a superar a morte de Devon. Assim é a trama do livro Passarinha (Mockingbird), da escritoraKathryn Erskine, publicado no Brasil pela Editora Valentina, em 2013.

Compre o livro Passarinha (Kathryn Erskine): https://amzn.to/2RV5PSt

Acredito muito no poder da literatura de entreter, informar e conscientizar sobre temas que nem sempre são abordados de forma suficiente na mídia ou que não são tão humanizados – a ficção ajuda com a empatia. Livros como Passarinha, A Diferença Invisível e Em Algum Lugar nas Estrelas deveriam ser trabalhados em salas de aula, levando em conta questões que vão além da literatura e ajudam na reflexão sobre inclusão social, amizade e relacionamentos de pessoas no espectro autista.

Narrado em primeira pessoa pela Caitlin, o livro Passarinha to…

Músicas para relaxar, meditar e descansar a mente

Tirar alguns minutos do dia para relaxar é fundamental no cotidiano para poder equilibrar a saúde. Em uma época em que o trabalho e o excesso de informações são constantes em nossas vidas, nossos cérebros precisam de tranquilidade para colocar ordem na casa, organizar os pensamentos, esquecer os problemas, pensar em soluções e aliviar as pressões.


Escutar músicas relaxantes pode ser uma ótima maneira de ajudar sua mente a encontrar a paz que precisa. Alguns sons ajudam na meditação, relaxando não só a cabeça, mas o corpo inteiro também. Os resultados vão desde a diminuição dos batimentos cardíacos e redução do estresse e ansiedade até o fortalecimento do sistema imunológico e estímulo da criatividade e memória, contribuindo para a manutenção do organismo e promoção da saúde.

Na correria do dia-a-dia poucas pessoas têm disposição para tirar um tempo para se desligar da rotina e limpar a mente. Mesmo na hora de procurar músicas calmas, nós usuários ficamos presos à teia da web com tantas informações, imagens, links, janelas, levando para lugares diferentes, tornando o momento da meditação mais um esforço para o seu cérebro.

A tecnologia, apesar de ser uma das maiores inimigas da saúde mental, também colabora com os tão necessários minutos para esquecer a realidade, fechar os olhos, apagar a luz, respirar com calma e relaxar todos os músculos do seu corpo. Existem aplicativos específicos para quem gosta de meditar, com músicas de relaxamento para ouvir, como o Relax Melodies, da Ipnos Soft, na qual é possível escolher frequências para relaxar ou concentrar, dependendo da intenção. A cada atualização do app novas melhorias são realizadas e novos sons são acrescentados. Dos vários aplicativos que já usei, este é o meu favorito. Atualmente o programa disponibiliza 48 sons, como barulho de chuva, flauta, piano, pássaros, tempestade, chuva urbana, sapos, vento nas árvores, ondas do mar e outros.

No Youtube encontram-se diversos vídeos com músicas para relaxar com durações variadas, no entanto as rádios online têm criado canais com seleções musicais de meditação para este público. A 8Tracks é uma dessas rádios na internet que podem ser acessadas pelo navegador da web no seu computador ou através do aplicativo disponível para celulares smartphones e tablets. Os próprios usuários criam suas listas de músicas e compartilham para que outras pessoas possam escutá-las. A variedade musical para quem gosta de ficar zen vai desde sons instrumentais, músicas célticas, acústicas, sons de natureza até trilhas sonoras, músicas orientais e de meditação.

Veja também: Músicas para Ler, Escrever e Estudar 

Confira abaixo algumas listas de músicas para relaxar:


Comentários

  1. Ótimas dicas! Vou baixar esse aplicativo no meu celular. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou suspeito, mas o aplicativo é o meu favorito. Adoro dormir com barulho de chuva :)

      Excluir
  2. Baixei o aplicativo; são bastante opções de áudio. Menino, quanto tempo não tinha notícias suas. Topei com esse seu blog hoje por acaso... já dei uma lida em alguns posts e gostei muito. Parabéns! Visitarei outras vezes. ;)

    ResponderExcluir
  3. Amigo, adorei a seleção das músicas. Baixei todas e irei ouvir em meu trabalho!
    Lucas Almeida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, eu, particularmente, adoro escutar essas músicas. Às vezes, é preciso desacelerar a mente e respirar. Sofremos com o excesso de informação diariamente.
      Abraços

      Excluir
  4. muito bom, eu estava precisando mesmo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, fico feliz que a playlist tenha te ajudado! Sempre que dá, passo por aqui para relaxar. Escutar música ajuda bastante na hora de meditar, fechar os olhos, respirar e esquecer os problemas.
      Abraços

      Excluir
  5. Adorei esse aplicativo e amei a música Relaxation, é muito bom relaxar, meditar, deixar a mente descansar um pouco! Principalmente para escritores! Beijos

    http://gotinhasesperanca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Michele, fico feliz em saber que você também gosta desse aplicativo. Realmente, relaxar é fundamental, para escritores ou não. A mente e o corpo precisam estar preparados para o desafio diário!
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Meu nome é Adam e eu sou compositor. Eu recentemente terminei um CD de Música para Meditação. Eu não estou atrás de promover ou vender meu trabalho, eu estou simplismente atrás de feedback de pessoas que meditam/meditam com música!

    Eu estou entrando em contato com bastante pessoas/blogs e se eu pudesse ter um feedback teu eu seria extremamente grato!

    O CD está a venda no iTunes aqui https://itunes.apple.com/gb/album/ambient-meditation-vol.-i/id915451116

    Mas claramente eu estou incluindo um link com o CD de graça para baixar aqui https://copy.com/IecjuyECGYUoVvC8

    O seu feedback é muito valioso para mim,
    Sinceramente grato,
    Adam

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana